Inmetro investiga caso, após denúncia da Electrolux
suspensa venda de ar-condicionado Philco

Suspensa venda de dois modelos de ar-condicionado Philco./Imagem: Reprodução

Por determinação do Inmetro, dois modelos de ar-condicionado Philco estão com a venda suspensa no mercado nacional. Conforme noticiado na coluna Capital, no jornal O Globo, os aparelhos da fabricantes estão fora dos valores mínimos de eficiência energética.

Ambos os equipamentos de climatização estão à venda com a etiqueta Procel no nível A, embora não atendam aos padrões do Inmetro. Os aparelhos de ar-condicionado Philco são os modelos PAC9000TFM9, de 9.000 BTU, e PAC12000TFM9, de 12.000 BTU.

Com base em regras do Inmetro, as lojas podem ser multadas por estarem vendo o produto. De acordo com a notícia, até o momento, a Philco não se posicionou a respeito do assunto.

Por que o Inmetro suspendeu a venda de ar-condicionado

Em meio ao andamento deste caso, investigado após denúncia da Electrolux, governos e sociedade civil discutem a inclusão de contrapartidas de eficiência energética para empresas de ar-condicionado da Zona Franca de Manaus.

As fabricantes recebem incentivos sem qualquer contrapartida. Também presente no parque industrial, as regras para o segmento de refrigeradores são diferentes. Para o setor, a política fiscal incentiva a eficiência energética.

Conforme a coluna Capital, uma consulta pública, aberta em dezembro de 2020, foi retirada após pressão das marcas. Naquele momento, as empresas solicitaram um aumento no prazo para negociar a nova proposta.

Redação WebArCondicionado – Com informações do jornal O Globo

Compartilhar: