* Atualizado em 08/02/2019
Já vimos e noticiamos diversos casos de incêndios iniciados em aparelhos de ar condicionado. Sim, existe risco de incêndio pelo fato de o equipamento estar ligado na rede elétrica, porém não é “do nada” ou por “mal-uso” do proprietário que isso ocorre.
Todos os aparelhos são testados antes de saírem da fábrica para serem comercializados. E os casos de incêndio em aparelhos de ar condicionado, geralmente estão ligados a instalações mal feitas.
Contratar um profissional qualificado, de preferência credenciado à marca escolhida é muito importante. O mercado está cheio de maus profissionais, seja por falta de conhecimento ou até mesmo por “má fé”, que acabam realizando uma instalação inadequada. Além disso, aparelhos de ar-condicionado requerem manutenção periódica.
Exemplos de falhas na instalação que podem causar incêndios
Subdimensionar a fiação e o disjuntor
Os fios e os padrões de amperagem do disjuntor devem ser respeitados, cada disjuntor tem uma amperagem a ser definida conforme a potência do eletrodoméstico a ser ligado. Assim como a bitola do fio elétrico, que pode ser mais fino ou mais grosso, de acordo com a corrente elétrica que ele irá conduzir.
Leia também: Qual a quantidade de ampères necessários para cada potência de ar-condicionado?
Instalar o equipamento sem disjuntor
Cada aparelho de ar-condicionado precisa ser instalado a um disjuntor exclusivo. O disjuntor protege os circuitos, ou seja, se a intensidade da corrente elétrica ultrapassar o limite ele desarma automaticamente, preservando o ar-condicionado de curtos ou aquecimentos.
Utilizar cabos não isolados
Como o próprio nome sugere, a isolação serve para isolar eletricamente a parte metálica do produto e garantir o confinamento do campo elétrico, permitindo o sólido aterramento do cabo e tornando-o seguro.
A norma da ABNT NBR 5410/2004 – Instalações elétricas de baixa tensão – regulamenta e padroniza também o dimensionamento da fiação e de disjuntores, com o objetivo de garantir o bom funcionamento da instalação, a conservação dos equipamentos e a segurança de pessoas e animais.
Utilizar conectores não apropriados e não realizar o aterramento adequado também são erros que podem causar incêndios no ar-condicionado.
Leia em detalhes: Como as falhas elétricas em ar-condicionado causam incêndios
Sinais que devem ser observados
O ar-condicionado geralmente apresenta sinais que indicam quando algo está errado, como:
– Superaquecimento do cabo ou do plugue;
– Cor do plugue alterada;
– Cheiro de queimado;
– Para de funcionar de repente com frequência;
– Barulho estranho saindo do aparelho ligado;
– Cabos frouxos, corroídos ou danificados.
Dando atenção a esses sinais, é possível evitar incêndio no ar-condicionado e também as tragédias que acabam sendo recorrentes devido á falta de cuidados.
Muitos clientes deixam de fazer o serviço com quem quer e faz um serviço correto pelo valor das instalações ou manutenções,preferem pagar menos,e acabam contratando um qualquer,que cobra bem menos que um proficinal,só que daí o barato sai caro.