Por Hilton Santos – Colunista do WebArCondicionado
Seguindo a nossa saga de expor os quatro tipos de perfil comportamental, falaremos dessa vez sobre o Comunicador.
Uma das características que define o Comunicador é a aversão que ele tem por monotonia. Ser introvertido e calado não é a preferência da pessoa comunicadora, mas ela pode adaptar-se com certa facilidade.
A alternância de assunto do raciocínio e razão é outro traço que os identifica, assim como movimentação constante e independência de poder externo. Esse conjunto faz a graça da pessoa comunicadora, pois ela não gosta de passar sem ser notada.
Se você precisar de um amigo para aquele momento difícil, o bom será procurar alguém que se enquadre no perfil do Comunicador, pois geralmente não é de seu feitio deixar na mão aquele que procura por afeto e até um bom conselho.
Facilidade para integração
Diferente do perfil executor, ele ou ela tem sempre uma produção maior, seja de ideias ou de serviço quando apresentado a equipes, pois esse perfil favorece a sociabilização e a integração do grupo. A empresa que consegue identificar esse perfil no seu colaborador terá mais empatia se o colocar para fazer missões que possam envolver uma maior conexão interpessoal e dessa forma irá buscar destaque para que seja reconhecido pelos seus colegas e líderes.
Organização? Nesse caso é prudente não contar com o Comunicador, já que esse item comumente não faz parte do seu estoque e consequentemente cronograma e prazos também são coisas raras de encontrar em suas prateleiras mentais.
Portanto é de extrema importância que a liderança esteja sempre próxima ao comunicador e que seja um exemplo de postura a ser seguido.
Dicas para quem se encaixa no Perfil Comunicador
Segundo dados da Pesquisa Talento Brasileiro, realizada pela consultoria ETALENT, o Talento Comunicador representa 3,98% da população. Eles publicaram algumas dicas aplicáveis às pessoas com esse perfil para que possam, quem sabe, se atualizarem:
- Tenha em mente que nem sempre você vai convencer os outros
- Busque equilibrar a disciplina com a necessidade de se relacionar
- Dê limite ao entusiasmo
- Não deixe de planejar o futuro
- Tenha paciência
Há momentos na vida em que a atitude ideal é a prudência e o cuidado com as palavras e ações. Assim podemos fugir do nosso perfil sem ter que ser o do contra.
* Lembramos que esse texto é de autoria do nosso colunista do dia. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado.
Quer ser nosso colunista e ganhar visibilidade no maior portal de climatização do Brasil? Entre em contato com o WebArCondicionado.
Deixe seu Comentário