Redação do Portal WebArCondicionado
Muito utilizados para climatizar o ambiente, o aparelho de ar condicionado e a lareira servem como meios para adequar a temperatura de acordo com a necessidade dos usuários. Em dias de calor intenso, o ar-condicionado é uma grande alternativa para refrigerar o ar, deixando-o mais agradável e melhorando o bem estar das pessoas que o frequentam.
Por outro lado, as lareiras tornam-se uma ótima solução para aquecer a casa durante as baixas temperaturas registradas no ápice do inverno. As chamas provocam calor e deixam o ambiente mais aconchegante. Claro que existem os equipamentos de Ciclo Reverso que também fazem o aquecimento, mas tem outro charme numa lareira, não é mesmo?
Porém, apesar de possuírem funções semelhantes (climatizar o ambiente), você sabe por que o aparelho de ar é instalado no alto e a lareira localiza-se embaixo?
As diferenças do aquecimento da lareira e do ar-condicionado
Quando falamos de esfriar ou esquentar, é que encontramos a diferença: se dá pelo fato de o ar-condicionado refrigerar e a lareira aquecer que o posicionamento de cada um pode ser explicado. O funcionamento do aparelho de ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio para o mesmo.
Isso ocorre baseado na forma de transferência de calor, denominada de convecção. Esse é um processo de troca de calor que acontece através das correntes de convecção. É devido a essas correntes que o ar do meio, onde está localizado o condicionador de ar, fica bem agradável.
Por que o ar-condicionado fica em cima?
É o mesmo caso do congelador, que fica localizado na parte superior da geladeira. A resposta para essa pergunta é simples. Como dito anteriormente, o ar-condicionado refrigera o ar através das correntes de convecção que ocorrem quando ele é ligado. Essas correntes acontecem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente.
O ar quente sendo menos denso sobe, em contrapartida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente e o mesmo acontece na geladeira, garantindo assim a refrigeração dos alimentos que se encontra em seu interior.
E se o ar-condicionado estiver ligado no quente?
Ainda vale a regra, pois o posicionamento do aparelho tem que favorecer ambas as suas funções. E ainda que o ar quente suba, uma hora, sua densidade será tanta no cômodo, que ela serrá empurrada para baixo, além, é claro, dos direcionadores da evaporadora, que ajudam nisso.
E como funciona isso na lareira?
Já com a lareira acontece justamente o processo inverso, pois o ar quente produzido sobe exalando calor naturalmente. É por esse motivo que ela deve ser colocada em posição inferior, já que a sensação térmica pode ser sentida pelo fato de a corrente de calor ser direcionada para o alto.
Dessa maneira, o fato de o ar-condicionado ficar em cima e a lareira estar sempre embaixo pode ser justificado pela direção da corrente de ar produzida por ambos.
Leia também: A importância do pé-direito para o dimensionamento térmico
Ficou alguma dúvida da importância de colocar essas instalações no lugar correto? Comenta com a gente!
Muito bom e enformativo
[…] – O ar frio é mais pesado que o ar quente: As moléculas de ar frio ficam mais próximas umas das outras, concentrando o peso em um determinado ponto, tornando o ar […]