Redação do Portal WebArCondicionado
Vamos supor que você está com um ar-condicionado já comprado, agora é hora de chamar um profissional para instalar o aparelho. Mas e aí, você sabe o que é necessário você ter para mandar fazer uma instalação? Sabe o que é responsabilidade sua e o que é responsabilidade do técnico? É disso que vamos falar hoje.
O que inclui uma instalação de Ar-Condicionado?
O aparelho de ar condicionado é um tipo de equipamento que precisa de instalação especial. Não basta ligar na tomada e sair usando.
Depois que você escolhe e compra o seu produto, é necessária fazer uma instalação que envolve mexer na parte elétrica, tubulações, abastecimento de fluido refrigerante e por aí vai. Por isso mesmo, só um profissional pode executá-la.
Porém, quando você contrata um pedreiro, você espera que ele traga algumas ferramentas básicas, mas não que ele venha com o cimento e os tijolos embaixo do braço, não é? Com o técnico de climatização é a mesma coisa.
O ar-condicionado Split, por exemplo, precisa ser instalado na parede, e ele não vai se pendurar lá sozinho, é necessário um suporte, parafusos e fixadores. Mas isso vem junto com o aparelho? É o técnico quem traz? Ou é você quem compra?
Instalação básica
Em uma instalação simples de ar-condicionado, o técnico é responsável por trazer coisas como:
- Ferramentas de instalação;
- Tubulações e fiações;
- Fluido refrigerante (normalmente incluso no preço da instalação);
- Suporte (se o cliente solicitar).
O técnico ainda pode incluir no preço coisas como o transporte e a alimentação. O material e os itens extras normalmente são somados e incluídos no preço final do serviço.
E o que é responsabilidade do consumidor?
- Tubulações e fiações (caso você opte por comprar por conta própria);
- Suporte (se não quiser comprar ou se o aparelho não vier com).
Alguns aparelhos de modelo Split já possuem o suporte da unidade externa incluso. O suporte da unidade interna quase sempre já é parte das peças que vêm com o produto. Se precisar comprar suportes para a unidade externa, tome cuidado com o tipo, peso, material etc.
Instalações mais complexas
Outras instalações de ar-condicionado podem incluir o uso de andaimes ou guinchos para içamento. Esses equipamentos podem até ser alugados pelo profissional de instalação, mas é de responsabilidade do consumidor pagar pelos custos.
Outras responsabilidades do consumidor
- A compra de materiais de construção, caso exista a necessidade de fazer aberturas em paredes;
- Conseguir ferramentas especiais para situações específicas;
- Comprar caixas de proteção de unidade externa, quando for o caso;
- Garantir que existam pontos de energia adequados para a instalação do aparelho.
Tudo vai de caso para caso, podem surgir mais ou menos responsabilidade de cada lado, mas se você é consumidor e quer se ar-condicionado funcionando, esse é o básico que você precisa ter para mandar instalar um. Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!
Precisa da caixa condensadora?Em qquer apto pode colocar o ar?
Olá Amelia, tudo bem?
Conforme explicamos na matéria “Posso instalar um ar-condicionado no meu apartamento”, os condomínios precisam aprovar quais modelos de aparelho são permitidos e onde podem ser instaladas as suas partes externas (condensadoras). Alguns prédios só aceitam que a condensadora fique na varanda dos apartamentos, sem avançar para a fachada. Outros já aceitam que ela fique exposta na fachada, desde que seja em um local pré-determinado pelo regimento. Em relação a caixa da condensadora, sugerimos que consulte o regimento do seu condomínio.
Gostaria de saber se para ligar o split necessita de uma tomada 110 ou 220, ou so é necessário tomada 220 para ligar o compressor. Obrigado
Olá Wladimir, tudo bem?
Depende da voltagem do aparelho em questão, hoje já existem splits de ambas as voltagens.