Novidades tecnológicas, fechamento de negócios, apresentações empresariais e divulgação de produtos. Estas foram algumas das inúmeras atividades realizadas nos corredores da 18ª Febrava. A intensa movimentação, tanto por parte do público visitante quanto pelo número de expositores, ratificou a importância que o evento tem para o setor de HVAC brasileiro. A curiosidade dos participantes foi ao encontro da expectativa dos expositores e muitos deles trouxeram suas apostas que serão destaque nos produtos de climatização. Nesta edição, a Febrava fechou negócios na ordem de R$350 milhões para os próximos dois anos.
A equipe do Portal WebArCondicionado também marcou presença no evento e foi conferir o que será tendência no setor.
Novidades para o Brasil
Além de produtos diferentes e dados de entidades, novas unidades de produção de ar-condicionado também foram anunciadas no evento. Duas delas serão da Daikin, uma em Manaus-AM e outra em Mogi das Cruzes-SP. A empresa japonesa estima a fabricação de 80 mil unidades do tipo split na fábrica de Manaus, que será inaugurada entre junho/julho de 2014 e receberá o investimento de R$100 milhões. A produção deve duplicar no ano seguinte. Já em operação, a unidade de Mogi das Cruzes é voltada para produtos aplicados em sistemas mais pesados, tipo máquinas Fancoletes de refrigeração via água gelada direcionados para instalações industriais.
As informações foram passadas em coletiva de imprensa pelo vice-presidente Executivo de Vendas da Daikin, Luiz Carlos Cabral. Segundo os executivos da empresa, a perspectiva é se tornar líder mundial em climatização daqui a dois ou três anos.
Interesse estrangeiro
Em função deste crescimento que o setor de HVAC vive, outras empresas estrangeiras estão mirando o Brasil. É o caso da indiana Bry-Air, que vai abrir uma montadora em Curitiba, em 2014. A nova unidade também será base de operações para a América Latina e está chegando para “educar o mercado” com a sua bagagem. Líder na Índia, com 90% do mercado, a Bry Air fabrica linhas completas para tratamento e climatização do ar. Sua característica é o foco em soluções que se adaptam em cada projeto, sendo eles sempre de grande porte para edifícios, indústria e laboratórios.
O presidente da Bry Air, Dinesh Gupta, afirma que a experiência na Índia será fundamental para a atuação no mercado brasileiro. “Os dois países são quentes e têm problemas de umidade. E nós temos a solução”, disse o executivo indiano em participação à Febrava.
Registro positivo para novatos e veteranos
Presente na Febrava pela primeira vez, e já com o estande lotado, a Clima Rio, empresa especializada na venda de equipamentos de climatização, falou sobre as expectativas na participação do evento.
“Nossa presença serviu para abrir canais de comunicação entre a loja e o público. Também podemos apresentar ao varejo uma parte de nossos serviços, como é o caso dos Centros de Distribuição de Itaboraí e Espírito Santo”, explicou Edson Barbosa, Gerente Geral da Clima Rio.
O mesmo ocorreu para quem já tem experiência de Febrava. A empresa FrioPeças falou sobre o balanço favorável na sua quarta participação na feira. “Esta oportunidade é muito bacana, pois é possível reunir todas as partes que compõe a climatização. Além disso, também podemos prospectar novos clientes aumentando o relacionamento da empresa com o visitante”, disse Daniel Galvão, Gerente de Marketing.
Número de balanço
Nos quatro dias de evento, a programação ofereceu atividades técnicas e itinerantes, contentando todos os gostos, como foi o caso da ilha temática do Meio Ambiente, Sala Limpa, 13º Conbrava e 13º Encontro de Projetistas. A edição de 2013 reuniu mais de 380 expositores e cerca de 660 marcas. A organização ainda não divulgou os dados oficiais pós-evento, mas eram esperados aproximadamente 30 mil visitantes entre os dias 17 e 20 de setembro.
Confira mais fotos da 18ª FEBRAVA:
WebArCondicionado. Com informações de assessoria de imprensa.
Visitei a febrava sai com muitas novidade participei de aproximadamente 10 mine palestras foi muito emocionante