Seja ônibus intermunicipais ou transportes públicos, a presença do ar-condicionado dentro desses automóveis é indispensável. Não só pelo fato de deixar o ambiente geladinho, mas também de renovar o ar e não fazer a sua pressão baixar quando se está apertado, em pé e sem poder se locomover dentro de uma condução lotada.
A maioria das frotas que correm pelo país não possui o aparelho. Estima-se que, aproximadamente 8 mil ônibus, produzidos anualmente, possuem climatização. Os demais ainda estão pelas ruas deixando os passageiros propícios a desconforto diante do calor.
Ônibus intermunicipais
Estes são os transportes que utilizamos para fazer viagens de uma cidade para a outra. Por serem mais fechados e levar os mesmos passageiros por mais tempo dentro do ambiente, eles necessitam manter um cuidado especial. Poltronas confortáveis, banheiros limpos disponíveis, água fresca no frigobar e, obviamente, um ar climatizado de qualidade. Para este carro, é recomendado é o Aerosphere 300 e 350 de 120.000 BTUS/h.
Esse tipo de aparelho é especial para meios de transporte. Utiliza do gás refrigerante R134 a. Os sistemas garantem uma alta capacidade de resfriamento com baixo nível de ruído. O equipamento possui importantes opções como: ventiladores eletrônicos (sem escovas) com vida longa de duração, sistemas de renovação de ar e de aquecimento integrado ao ar condicionado e filtros que mantém a renovação e qualidade do ar por mais tempo dentro do ônibus. Esses filtros reduzem a frequência de limpeza do aparelho. A sua instalação pode ser feita em qualquer local do teto do transporte e em variadas posições, assim é permitido colocá-lo em diversos tipos de carrocerias.
Transporte público
Responsáveis por levar o trabalhador todos os dias ao seu serviço e alvo de protestos a cada aumento de sua passagem, esse veículo é constantemente visto sem ter um aparelho de ar condicionado instalado em seu interior. A refrigeração utilizada em dias de calor são as janelas bem abertas. Porém, as frotas novas que andam pelas ruas já possuem esse tipo de conforto ao seu passageiro. Os ônibus urbanos que oferecem essa comodidade aos usuários, geralmente usam o modelo LD8-i da Denso.
Esse aparelho pode atender tanto o transporte público quanto o intermunicipal. Sua eficiência é bastante alta, pois mantém o clima sempre constante a partir do momento que um ônibus, que percorre a cidade, abre a porta várias vezes por dia deixando escapar o ar gelado. Além disso, os coletivos utilizam de cortinas de ar para aumentar a eficiência do equipamento. O passageiro que embarca num carro refrigerado tem menos desgaste.
Além do conforto, a operação do equipamento aliada à manutenção freqüente à higienização do ar e limpeza dos dutos minimiza o risco de doenças respiratórias. Locais fechados, como o próprio ônibus é o principal local de proliferação de bactérias. E elas ficam ainda mais vivas se os cuidados com a climatização não estejam em ordem.
Frotistas e manutenção preventiva
Algumas empresas, a fim de ganhar a confiança dos passageiros, investem em conforto para seus clientes. E isso está ligado diretamente à climatização. Para melhor utilização do aparelho, frotistas contam com aulas e treinamentos constantes oferecidos pelos fabricantes. Em Caxias do Sul, localizado no estado do Rio Grande do Sul, a empresa Spheros disponibiliza cursos operacionais e de manutenção preventiva e corretivaem seu Centrode Treinamento. Já a Denso dispõe de uma unidadeem São Pauloonde são dadas aulas para frotistas e técnicos das redes autorizadas. A Thermo King, tambémem São Paulo, oferece um programa de treinamento de operação de ar condicionado para motoristas e outro curso especializado para equipe de garagem
Abaixo, alguns vídeos que ensinam a ter cuidados com a higienização dos aparelhos instalados em ônibus.
WebArCondicionado.
De onde vcs tiraram essa informação que ar condicionado é mais saudável que ar natural e que “Os demais ainda estão pelas ruas deixando os passageiros propícios a doenças respiratórias e desconforto diante do calor.” Pelo contrário, deixar um monte de pessoas vedadas dentro de um ambiente fechado com ar condicionado que suga tudo o que é poluição alem de possíveis doenças de passageiros e acondicionada dentro destes ambientes lacrados, reveja a informação passada de forma errada aos potenciais consumidores.
Obrigado pelo contato e pela dica Flávio. Como este texto é um pouco antigo, ele será atualizado.
Olá boa tarde, tenho um onibús valore 2009/2009. escolar o assoalho do onibús e alumínio quero coloca ar vai fica frio com o assoalho de alumínio.
Onibus com asoalho de aluminio nao da para estalar um aparelho de ar condicionado o chao tem que ser de formica naltica embaixo e feito um tratamento com isopor ingetado o teto tem que tambem ser mexido tem que desmontar a formica e colocar placas de isopor no teto e nas laterais as portas tem que ser adaptado ventilado quando a porta abri o ventilador funciona isso se chama cortina de ar o painel e caput tambem tem que se colocado manta termica colocar cortinas nas janelas as carrocerias que tem ar condicionado en cima recebe um reforço estrutural na lateral por calsa do peso para estalar um aparelho de ar tem que se uma emplesa que intenda para depois nao começar a racha tudo
Olá Antônio.
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de profissional do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para falar com as empresas próximas de sua região.
Agradecemos o seu contato.
Amigo, pense no seguinte: o alumínio, por ser um bom condutor de calor vai permitir que a temperatura mais baixa, no interior do ônibus, se equilibre mais rapidamente com o exterior do ônibus, que estará com temperatura mais alta. Você terá então, uma queda na eficiência do seu AC, causando maior consumo e menor vida útil de componentes como o compressor. Interessante seria que você tivesse um salão todo projetado para funcionar como isolante térmico, que é o que acontece com os carros que já saem da fábrica com AC. Existem outros fatores que dependem de cálculos para serem considerados (espessura da chapa de alumínio, condutividade do alumínio do assoalho que não tem só alumínio, capacidade térmica do equipamento que será instalado, vazão, volume do salão). Espero ter ajudado de alguma forma, não sou engenheiro, sou professor de física.
Obrigado pelo contato e pelas dicas, Filipe.