Na última semana foi aprovado e definida mais uma lei na Espanha sobre fluidos refrigerantes. Agora a comercialização de fluidos refrigerantes só poderá ser feita quando houver a comprovação de que a manipulação será feita por uma empresa qualificada e autorizada da marca. Tal norma também se refere a venda e instalação de aparelhos de ar condicionado e qualquer equipamento de refrigeração movidos a gases de efeito estufa.
O Regulamento foi proposto pelos ministérios da Agricultura e Pescas, Alimentação e Ambiente, Educação, Cultura e Desporto, Emprego e Segurança Social e Economia, Indústria e Competitividade. O objetivo é evitar ao máximo as emissões de gases para a atmosfera, regulando a comercialização e manipulação deles apenas para profissionais que possuam qualificação específica.
Leia mais: Cuidado com fluidos refrigerantes falsificados ou adulterados
Todas as disposições da legislação em vigor serão atualizadas para incorporar requisitos e exigências como a verificação da experiência profissional, através da solicitação de certificados para a manipulação de fluidos refrigerantes e a regulamentação da formação teórica e prática adequada. Para eles isso será também uma renovação e expansão do acesso a mercado de trabalho.
Regra serve também para a desinstalação
Não é só para a instalação de equipamentos que a nova regra servirá. A mesma norma servirá também para desmontar ou desinstalar aparelhos que contenham fluidos refrigerantes.
Foi estabelecido também que nos programas de treinamento necessários para a certificação deve ser incluído treinamento em novas tecnologias, que usam fluidos com baixo ou nenhum potencial de aquecimento global.
Leia mais: Reciclagem de fluidos refrigerantes
Deixe seu Comentário