Modelos prometem transformar o mercado
Os aparelhos de ar-condicionado Splits Midea, que usam o gás refrigerante R-290, estão sendo comercializados na Europa. Os modelos receberam o rótulo ecológico “Blue Angel” e são vendidos na Alemanha.
Conforme informa a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – na sigla em inglês, Unido -, o primeiro contêiner com os Splits Midea All Easy R-290 chegou à sede alemã da fabricante em Eschborn, próxima de Frankfurt.
O Blue Angel é do Ministério Federal do Meio Ambiente alemão, com a gestão feita pela Agência Ambiental Federal (UBA). Para receber o selo, o ar-condicionado deve atender aos seguintes critérios:
- Usar fluidos refrigerantes sem halogênio;
- Baixo potencial de aquecimento global (GWP);
- Eficiente em termos de consumo de energia;
- Facilidade para limpeza e manutenção.
Os Splits Midea All Easy, que vão entrar à venda na Europa, são os primeiros Splits cujo gás refrigerante utilizado é o R-290. Este tipo de ar-condicionado é o comercializado em todo o mundo.
Antes de aparecer nos modelos Splits, na Europa, o fluido de baixo potencial de aquecimento global (GWP) já é usado em condicionadores de ar portátil da Midea. A expectativa é que o Split transforme o mercado no velho continente, com a redução no consumo de energia e nas emissões de gases de efeito estufa.
Mudanças na legislação na Europa
No final do ano, a perspectiva é que a Comissão Europeia revise o regulamento sobre gases causadores do efeito estufa.
De acordo com estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Agência Internacional de Energia, 460 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa podem ser reduzidas nas quatro próximas décadas.
Para alcançar o objetivo, os condicionadores de ar precisam ser duas vezes mais eficientes comparados ao sistema neste momento. Com a redução na poluição, a economia seria equivalente à quantidade de energia das usinas a carvão na China e na Índia, em 2018.
A inclusão de fluidos menos poluentes nos ares condicionados contribuiria no caminho de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius. A Unido reforça que sistemas de refrigeração eficazes, sustentáveis e não agressivos ao meio ambiente são essenciais.
Midea All Easy R-290 à venda na Europa
Lançado na Mostra Convegno Expocomfort (MCE), em 2018, o ar-condicionado Midea usa um gás pouco agressivo – R-290 – ao meio ambiente capaz de substituir o R-32. O modelo tem alta eficiência energética e baixo nível de ruído.
Os Splits Midea se encaixam na Emenda de Kigali e tem mais de 200 patentes nacionais e internacionais. Até o momento, o equipamento é comercializado somente em solo europeu.
Ainda assim, já estamos na expectativa pela chegada dos equipamentos no Brasil, não é mesmo?
Redação WebArCondicionado
Deixe seu Comentário