Atualizado em 20/05/2021
Confira por que ligar o ar-condicionado do seu carro ou de sua casa na estação mais fria do ano
Tudo que não é usado atrofia. Este velho ditado se aplica em muitas coisas na vida e, inclusive, aos condicionadores de ar. Com a chegada do inverno, muitos aparelhos que não possuem ciclo reverso, tendem a ficar desligados por períodos mais tempo. A redução de uso do sistema também acontece nos automóveis. Contudo, para evitar danos, é preciso ligar o ar-condicionado no inverno.
É recomendado ligar os equipamentos por períodos curtos, principalmente nos carros em que o sistema é mais vulnerável ao desuso. Também é preciso ligar os ar-condicionado residenciais mesmo no inverno. Confira o que pode fazer e os benefícios para a conservação dos aparelhos de climatização.
Por que ligar os equipamentos no inverno?
Ar-Condicionado em Carros
É importante ligar o ar condicionado do carro ao menos uma vez por semana, por 10 ou minutos, na velocidade mínima. A atividade da máquina mantém as mangueiras, vedadores e selos de borracha em bom funcionamento e o compressor lubrificado.
Se não for usado com frequência acontece o ressecamento desses componentes, causando rachaduras e vazamentos de gás do sistema. Este é o principal problema em automóveis e impede que o aparelho resfrie.
Aparelhos tipo split e janela
Os modelos são mais resistentes do que os sistemas de carro, mas mesmo assim recomenda-se que sejam ligados ao menos uma vez por mês por meia hora, a fim de movimentar o maquinário, fluidos e óleos. Uma vez instalados corretamente, a diminuição no uso nestes dois tipos de aparelhos não oferece grandes problemas.
Além disso, se o aparelho for ficar parado por todo o inverno é importante providenciar um protetor para a unidade externa. Temperaturas baixas e equipamento parado são um convite para pombos e outros animais fazerem ninho.
Faça a limpeza e a manutenção do Ar-Condicionado
O tempo frio e a diminuição no uso do aparelho é um bom momento para realizar a limpeza e a manutenção, tanto para ar-condicionado residenciais quanto automotivos. Nos veículos é fundamental verificar as condições do filtro da cabine.
Também conhecido como filtro de partículas, filtro anti-pólen ou filtro do ar-condicionado, serve para reter toda a sujeira que vem da rua. Quando sujo e velho, emite mau cheiro e microrganismos para o interior do carro. O componente não possui data de validade, pois está diretamente relacionado às vias que o carro trafega. Este filtro sempre deve ser checado a cada 20 mil quilômetros.
Redação WebArCondicionado – Com informações de Rei do Ar e Central TEC-RS
Deixe seu Comentário