Atenção nisso ajuda na manutenção da garantia de fábrica e na vida útil do aparelho
instalação elétrica ar-condicionado

Veja como deixar tudo pronto para a instalação elétrica do ar-condicionado.

Neste conteúdo preparamos um guia completo com as principais dúvidas e soluções referentes à instalação elétrica do ar-condicionado.

Veja quais tópicos serão trabalhados ao longo deste texto:

  • Como preparar a rede elétrica para instalar o ar-condicionado?
  • Onde fica instalada a tomada do ar-condicionado?
  • Perigos das falhas elétricas na instalação do ar-condicionado
  • É necessário fazer aterramento para instalar o ar-condicionado?
  • Ar-condicionado 110v ou 220v: Qual voltagem é mais econômica?
  • Posso ligar o ar-condicionado a um transformador?
  • Perco a garantia ao ligar o ar-condicionado em um transformador?
  • Posso utilizar extensão elétrica no ar-condicionado?

Como Preparar a Rede Elétrica para Instalar o Ar-Condicionado?

Não basta escolher o ar-condicionado desejado e comprá-lo. Antes disso, confira se a rede elétrica da residência, comércio ou empresa está preparada para receber o aparelho. 

Por exemplo, em prédios mais antigos, a instalação elétrica não comporta o ar-condicionado. 

Antes de adquirir o ar-condicionado, é importante observar a capacidade elétrica da região, as condições da fiação e se há possibilidade para a adequação do sistema. 

Uma forma de facilitar o acesso a essas informações é visualizar se tem algum ar-condicionado no apartamento ou conversar com o síndico. Ele poderá auxiliar sobre as possibilidades e até chamar um eletricista para avaliar a rede para a instalação do aparelho. 

Se é possível fazer a instalação, o ideal é criar a partir do quadro de disjuntores um circuito elétrico exclusivo para o ar-condicionado. Inclusive, com um disjuntor próprio para o equipamento. 

Onde Fica a Tomada do Ar-Condicionado?

Antes de escolher o local, é importante observar o modelo e tecnologia do aparelho, pois a maneira de conectar o ar-condicionado à estrutura elétrica da casa varia conforme a fabricante.

Por exemplo, nos modelos Janela, a tomada fica no aparelho, uma vez que tem apenas uma unidade. Nos modelos Cassete e Piso Teto, os pontos elétricos ficam, em sua maioria, na unidade externa (condensadora).

Nos modelos Split convencionais, os mais vendidos e instalados, o local varia conforme a marca. Na Midea, Samsung, LG, Daikin, Fujitsu e Springer Midea, a alimentação elétrica pela unidade externa (condensadora). 

Já Philco, Gree e Electrolux, a entrada elétrica é pela unidade interna (evaporadora). Na Elgin, vai depender do modelo do aparelho.

Voltamos a ressaltar que para uma instalação elétrica correta do ar-condicionado, ele deve estar ligado a um disjuntor próprio.

Nunca tente criar uma tomada para instalar o ar-condicionado. Sempre é recomendado que um profissional técnico, acostumado com o preparo da rede, faça a instalação elétrica do ar-condicionado.

Perigos das Falhas Elétricas na Instalação do Ar-condicionado

Após escolher o aparelho adequado, é na instalação elétrica do ar-condicionado que alguns problemas podem ocorrer, inclusive incêndios.

Nesse caso, escolha uma empresa com experiência, responsabilidade e que gere confiança Isso é fundamental para que o ar-condicionado seja instalado corretamente e não gere problemas.

Evitar as famosas gambiarras ou instalar o aparelho em redes elétricas que não o suportam são alguns dos maiores problemas na hora da instalação. Afinal, quantos casos de incêndio são noticiados que, infelizmente, envolvem a instalação mal feita, gerando curtos-circuitos.

Optar por profissionais que sabem as recomendações das marcas é o primeiro passo, pois cada uma possui suas características. Assim tudo vai ocorrer de maneira correta.

Precisa de Aterramento para Instalar o Ar-Condicionado?

O chamado fio terra vai literalmente enterrado na terra. Ele é usado como um dispositivo de segurança. Serve para proteger os usuários de choques elétricos, pois retira a eletricidade das superfícies metálicas de cada equipamento.

Normalmente, as tomadas já possuem seu próprio fio terra e basta utilizar a tomada de três polos. Ele também protege os próprios aparelhos contra as oscilações de energia.

De acordo com a NBR 5410, que se aplica às instalações elétricas em baixa tensão, é necessário que haja um aterramento do ar-condicionado. O principal objetivo é a proteção dos usuários e do próprio aparelho. 

Embora o ar-condicionado funcione normalmente sem aterramento, há quem diga que não é necessário. Nossa sugestão é que avalie a situação da residência e as possibilidades com um instalador experiente e qualificado.

Ar-Condicionado 110v ou 220v: Qual voltagem é mais econômica?

Esse é mais um questionamento que sempre vem à tona. Antes de explicar, vale ressaltar que a palavra voltagem é utilizada coloquialmente, ou seja, não existe no dicionário. 

Como a tensão elétrica se chama Volt, muitas pessoas utilizam então a palavra voltagem. Outra curiosidade, o Brasil é o único país do mundo que utiliza oficialmente duas tensões na rede elétrica. 

Isso causa muitos transtornos tanto para os fabricantes, como para os usuários, que devem estar atentos ao adquirir um aparelho elétrico.

Mas então, respondendo à pergunta: 

Embora muitas pessoas digam que o 220v é mais econômico, a verdade é que teoricamente o consumo é o mesmo. Porém, como a corrente em 110v é mais elevada, são necessários fios mais grossos, elevando o custo da construção.

Posso Ligar o Ar-Condicionado ao Transformador?

Como a maioria dos aparelhos de ar-condicionado usam a tensão 220v e muitas residências possuem apenas a rede elétrica 110v, a utilização do transformador sempre está em pauta.

A realidade é que usar o transformador não é uma boa prática, pois consome mais energia, prejudica a vida útil do aparelho e até mesmo pode estragá-lo.

O recomendado é a contratação de um eletricista ou mesmo realizar um pedido a companhia elétrica de sua região para que seja liberada uma rede 220v na residência.

Perco a Garantia ao Ligar o Ar-Condicionado em um Transformador?

Esse é mais um problema relacionado ao uso do transformador. A maioria das marcas não aconselha sua utilização e afirma que se o aparelho foi danificado com algum problema elétrico e usar transformador, a garantia da fabricante é encerrada.

LG, Samsung, Consul, Springer Midea, entre outras, apontam que o transformador serve como um adaptador. A utilização não é aconselhável, pois leva perda da garantia

Posso Utilizar Extensão Elétrica no Ar-Condicionado?

É o mesmo exemplo usado acima pelas marcas. A extensão também se caracteriza como um adaptador da tomada.

Embora a instalação do ar-condicionado seja distante da tomada, o adequado é que um eletricista ou mesmo o instalador criar uma mais próxima, assim como é feito com o disjuntor. 

Extensões podem causar curtos circuitos, defeitos e panes em seu aparelho. Após investir no ar-condicionado, não vale a pena arriscar fazendo gambiarras ou usando adaptadores que podem causar problemas.

Como contratar uma empresa adequada?

Para seguir as dicas após comprar o seu ar-condicionado, sugerimos chamar a Agyx. A empresa possui profissionais em todas as regiões do Brasil para garantir uma instalação adequada. 

A instalação é um momento importantíssimo para o bom funcionamento e para que você se preocupe apenas em curtir o conforto proporcionado pelo aparelho. Por isso, aposte em quem tem experiência para realizar o serviço.

Instalar AGYX

Instalação de Ar-condicionado – AGYX.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: