Um homem morreu nesta última quinta-feira (dia 9 de janeiro), depois de ser eletrocutado e cair de uma escada enquanto consertava a unidade externa de um ar-condicionado. A fatalidade ocorreu em Teresina, no Piauí.
A vítima foi identificada como Marcos Alencar, e tinha 48 anos. Segundo o que disse um sargento da Polícia Militar ao G1, o homem estava em uma escada do lado de fora de uma residência mexendo na condensadora do ar-condicionado. Estava chuviscando no momento do acidente.
A importância das EPIs
Segundo testemunhas, Marcos Alencar sofreu uma descarga elétrica e caiu de mais de 4 metros de altura. Um vizinho tentou fazer os procedimentos de reanimação, mas não conseguiu fazer o corpo de Marcos reagir. Pouco depois a Polícia Militar e o IML chegaram para fazer a perícia e o recolhimento.
Segundo a PM, Marcos Alencar não estava usando nenhum dos equipamentos de proteção individual (chamados EPIs) que poderiam ter evitado a descarga elétrica e a queda.
Aproveitamos para ressaltar aos nossos leitores a importância do uso de equipamentos de segurança, como cintos, luvas, botas e capacetes – não economize com a sua vida. Além disso, você que é consumidor, lembre-se de sempre chamar um profissional capacitado e exigir que o mesmo utilize os EPIs apropriados para cada instalação ou manutenção.
Sabemos que temos que tirar o plug da tomada e descarregar o capacitor,isto foi feito?Qual teria sido o motivo da descarga elétrica?
Olá, Luís, tudo bem?
Não foi divulgado pela perícia um laudo técnico do que teria causada a descarga. Ficamos intrigados também, cabe a nós conjecturar.
Um abraço!