Está calor e você entra no carro. Qual a primeira coisa a se fazer para aliviar o suor? Contar com o amigo de todas as horas: ligar o ar-condicionado. Mas você já parou para pensar se sabe usar o sistema de climatização corretamente em todas as situações?
São diferentes funções muito úteis no dia a dia e com algumas dicas você consegue inclusive economizar combustível. Veja a seguir as principais dúvidas para aproveitar o máximo ao usar o ar-condicionado do automóvel.
Devo desligar o ar-condicionado antes de dar a partida?
Antigamente, sim, porém nos carros lançados mais recentemente isso não é mais necessário. Isso acontece pois o compressor do ar-condicionado liga somente quando a rotação do veículo estabiliza após a partida.
Preciso desligar o ar-condicionado antes de parar o carro?
Sim, mas é adequado fazer isso para não acumular umidade – que causa mau cheiro -, sendo ainda mais eficiente ligar o ar quente por alguns minutos antes de desligar o motor. “Na realidade o que ajuda a evitar o acúmulo de umidade no sistema é acionar o ar-condicionado na temperatura quente um pouco antes de desligar o veículo. Somente desligar um pouco antes não traz nenhum benefício real”, explica Adriano Valverde, gerente técnico do segmento.
Deixei o carro no sol, e agora?
O ideal é abrir as janelas e ligar apenas a ventilação por alguns segundos com os difusores voltados para os pés. Isso ajudará a eliminar o ar quente do interior e faz a temperatura atingir um nível de conforto mais rapidamente. Especialistas recomendam fazer esse processo com o ar-condicionado ligado no máximo frio para que o ar gelado empurre o ar quente para fora rapidamente. Ao ligar o ar-condicionado com a temperatura mais amena, você estará poupando combustível.
Qual a temperatura mínima?
Em geral, a temperatura mais baixa é em torno de 16º C, seja em sistemas analógicos ou digitais.
Por que devo ligar o ar-condicionado no inverno?
Os fabricantes recomendam ligá-lo pelo menos uma vez por semana para evitar o ressecamento das mangueiras.
O ar quente funciona junto com o ar-condicionado?
Você pode usar só a ventilação com ar quente ou ainda ligar o ar-condicionado e regular no seletor uma temperatura maior. A vantagem nesse caso é que o ar ficará quente e seco, uma vez que o ar-condicionado remove a umidade. Desse modo, o conforto térmico fica muito melhor, ao contrário de quando somente é acionado o ar quente que vem úmido e acaba gerando aquela sensação de calor com suor.
Mas você também pode e deve usar o seletor com o ar-condicionado para regular a temperatura de acordo com o seu gosto. Não precisa usar sempre no modo mais frio, nem deve ficar ligando e desligando quando sentir frio. O indicado é ajustar a temperatura que agradar.
Leia também: A história do ar-condicionado automotivo
É melhor usar o ar-condicionado para desembaçar os vidros na chuva?
Sim, o ideal é ligar o ar, que remove a umidade do interior. Profissionais afirmam que, quando os vidros embaçam por dentro, é um problema de condensação da água sob o vidro. Isso significa que o interior do carro está a uma temperatura maior que a externa e a umidade do ar no interior do veículo é alta. Se você ligar o ar-condicionado, a temperatura do interior do veículo diminui e ele também promove a redução na umidade do ar, o que diminui o embaçamento. Mas aí você fica com frio? Nada de ficar ligando e desligando o ar-condicionado. Use a regulagem e selecione uma temperatura mais adequada.
Posso usar só a recirculação?
Não. “O modo recirculação para de pegar o ar externo e insuflar para o interior da cabine, fazendo recircular o ar interno”, explica o prof. Roberto Bortolussi, do departamento de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI. Isso aumenta a eficiência e pode reduzir o consumo, mas não é recomendado usá-lo por muito tempo, já que o ar fica muito seco, causando problemas respiratórios e ressecamento dos olhos.
Além disso, sem a troca do ar interno, poderá haver acúmulo de gás carbônico, reduzindo a capacidade de concentração. “O ser humano, quando expira, libera gás carbônico (dióxido de carbono). Esse gás tende a permanecer no local e gera sono, afetando a capacidade de concentração e dificultando a tomada de decisões. A abertura do sistema de circulação faz com que aconteça a troca do ar, reduzindo o risco de alta concentração de gás carbônico dentro do veículo”, alerta Valverde.
No ar dual zone, como funciona quando regulo temperaturas diferentes de cada lado?
Como os difusores são independentes, eles entregam a temperatura selecionada de cada lado. “No caso da ‘temperatura sentida’ pelo ocupante, ela vai ser muito próxima da selecionada, enquanto a temperatura ambiente vai ser basicamente a média das temperaturas”, explica Valverde. E isso vale também para sistemas com três ou quatro zonas.
Em carros com Start/Stop, o ar-condicionado é desligado quando o motor desliga?
Sim. “Somente o sistema de ventilação fica funcionando, mas conforme a temperatura selecionada no painel, o veículo volta a funcionar para conforto dos ocupantes caso a temperatura interna se eleve rapidamente”, diz Valverde. “As estratégias das montadoras variam quanto ao tempo em que o ar-condicionado fica desligado e quando ele deve ser religado para não afetar o conforto dos ocupantes”, completa Bortolussi. Por isso, fique tranquilo que ele religa sozinho para ajustar a temperatura.
O modo Eco reduz a potência do ar-condicionado?
Não necessariamente, em alguns modelos há uma otimização do ar-condicionado para gerar o mínimo consumo. “Na maior parte dos veículos equipados com sistema Eco, o compressor deixa de funcionar quando este modo é ativado, reduzindo assim em 100% a capacidade do ar-condicionado e deixando ativa apenas a ventilação para o esfriamento do ar. Já no caso do ar quente, o funcionamento continua próximo de sua capacidade”, afirma Valverde.
Se precisar de mais força no motor, posso desligar o ar-condicionado?
Pode, porque o compressor usa força do motor, reduzindo o que vai para as rodas. “Com o ar-condicionado desligado você deixa de consumir potência do motor para girar o compressor, passando a ter mais potência disponível para a tração do carro”, diz Bortolussi. Por isso, ao desligar o ar-condicionado, você poderá sim notar um ganho imediato, especialmente em modelos com motores menores.
De quanto em quanto tempo tenho que trocar o filtro de cabine?
Ele deve ser trocado em média uma vez por ano. Mas o prazo é menor se o veículo rodar muito por estradas de terra ou áreas com muita poluição. Consulte sempre o manual do proprietário.
Preciso verificar ou repor o gás?
O sistema é blindado, por isso, se notar perda de potência no ar-condicionado, procure um mecânico e verifique se há vazamento. Esse é o único caso em que o gás precisa ser reposto.
Leia também: Seis mitos e verdades sobre ar-condicionado automotivo
Se a intenção for manter a temperatura interna mais elevada, como nos casos de dias frios, o ideal é deixar funcionando na ventilação ou pode ligar o AC e ajustar para uma temperatura adequada?
Vou repassar para nossos clientes tirarem suas dúvidas.
Muitos nos procuram acreditando em alguns mitos que existem por aí.
Tenho que convencê-la do contrário, e esclarecer as dúvidas, para que eu consiga vender o serviço, e executar um trabalho de qualidade.
A família REFRICAR, refrigeração automotiva, agradece!
Olá Francisco, tudo bem?
Ficamos muito gratos com o seu comentário. Continue nos acompanhando, todos os dias temos matérias novas no nosso Blog.
boa noite !! gostei das informaçoes , parabens !!! obrigado !!
Olá Wanier, tudo bem?
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Quando o ar quente é eliminado, a regulagem do ar condicionado ainda funciona ou só há possibilidade de regulagem se o ar quente ainda funcionar?
O carro é uma S10 LTZ 2013, ar é digital.
Aqui é a Maria Carmem, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Olá, Maria Carmem, tudo bem?
Agradecemos demais pelo seu elogio. Ficamos muito felizes de poder ajudar os nossos leitores!
Otimo macete!, quero tentar por em pratica as dicas. Obrigado!!!
Muito boa essa publicação sobre ar condicionado.