Redação do Portal WebArCondicionado
Como você define o grau de satisfação dos seus clientes com o seu atendimento? Responda para si mesmo com toda a sinceridade. Você gostaria de receber na sua casa ou no seu estabelecimento comercial um instalador de ar-condicionado como você?
Hoje levantamos esse questionamento considerando um assunto que está em alta nos negócios e precisa ser priorizado se você quer conquistar mais serviços: a experiência do cliente.
Na verdade, esse assunto é aplicável a todos os segmentos, mas hoje iremos falar sobre a importância no setor de ar-condicionado e o que deve ser feito para que isso possibilite bons resultados para o seu desempenho.
Portanto, a seguir você irá ver:
- Quais são as boas práticas que todo profissional deve seguir
- O que deve ser proibido nessa atuação
- Vantagens da boa experiência do cliente
Alguns aspectos dessa jornada podem parecer bastante sutis, mas têm a chance de fazer toda a diferença para a pessoa que está contratando o seu trabalho, trazendo benefícios para você também, como veremos a diante.
Boas práticas que todo Instalador de Ar-Condicionado deve seguir
Qualificação
O primeiro mandamento do nosso manual de como entregar uma ótima experiência ao cliente é investir em qualificação. E não estamos falando exclusivamente em pagar cursos caros e renomados.
Claro que, se você tem a oportunidade de fazer isso, o ideal é aproveitar esse benefício (aliás, você pode ver aqui os últimos Cursos e Eventos do setor), mas nosso foco também engloba o tempo de estudo.
Já publicamos aqui em nosso blog uma postagem sobre a prostituição do setor de ar-condicionado, e recebemos muitos comentários de profissionais desestimulados devido à existência de muitos “penduradores” de ar – ou seja, pessoas que se dizem profissionais e atuam sem ter um embasamento técnico, o que acaba desvalorizando a profissão por cobrarem valores inferiores.
Com certeza o mau desempenho desse “serviço” acaba sendo percebido pelo cliente posteriormente, que se dará conta da importância de contratar um profissional qualificado, e não ir pelo “mais barato”.
Portanto, fazer um serviço limpo e competente são pré-requisitos para satisfazer a clientela. Estudar e atualizar seu conhecimento em climatização são o caminho para oferecer um serviço agradável ao contratante.
Garantia
Além disso, disponibilizar a garantia do serviço prestado também é necessário, se colocando à disposição inclusive para esclarecer possíveis dúvidas e solicitações.
Essa abertura aliada a um bom atendimento pode ser um diferencial do seu trabalho, pois aproxima o cliente e torna o relacionamento um ponto positivo dos seus serviços.
Educação e capricho
Existem outras várias atitudes que podem ser aplicadas no dia a dia de trabalho para garantir um serviço e atendimento de excelência, como executar um trabalho limpo e caprichado, por exemplo. Os profissionais que se preocupam com os detalhes estão um passo à frente dos demais.
Até mesmo um “bom dia!” ou “boa tarde!” dado com um sorriso no rosto pode influenciar para o cliente. Profissionais que conseguem unir competência e uma presença agradável na casa do cliente aumentam as chances de conseguir novos trabalhos.
O que NÃO fazer no serviço ao cliente
Não podemos nos restringir a orientar sobre como melhorar a experiência do usuário sem dar atenção também ao que você NÃO deve fazer. Considerando que explicamos acima sobre como o investimento em conhecimento é importante, fica implícito que não é adequado adentrar no setor sem ter uma instrução apropriada.
Desonestidade
No entanto, precisamos ir além disso, e falar também sobre um fator de peso no jogo: a honestidade do profissional. Possuir o certificado de diversos cursos e anos de experiência podem ser grandes diferenciais, mas podem perder credibilidade caso você minta para o cliente ou aumente o problema, cobrando um preço mais elevado por um conserto simples e assim levando vantagem.
Podemos refletir melhor sobre essa questão com o vídeo abaixo, onde o programa CQC, da Band exibiu um quadro que testava a honestidade de profissionais de diversas áreas. No caso dos técnicos de ar-condicionado, colocaram uma câmera escondida para simular a situação de uma cliente que queria o orçamento de um simples problema no aparelho.
Os valores e as explicações dadas variaram bastante, conforme você pode ver:
Falta de senso com Horários
Outra coisa que influencia muito no seu sucesso com o cliente é como você se comporta em situações que podem parecer um detalhe pra você, mas faz uma grande diferença na vida de quem você atende.
Por exemplo: alguma vez você já ligou para um cliente ou entrou em contato fora do horário comercial? Isso não é nem um pouco indicado, pois muitas pessoas se incomodam de serem contatadas por serviços em sua hora de descanso.
Por isso, nunca ligue ou fique mandando mensagem para um cliente depois das 21h ou às 6h, por exemplo. Prefira fazer contato entre as 9h e no máximo até umas 20h, eliminando os riscos de importuná-lo. Caso contrário, você terá grandes chances de perder seu serviço. Anotado?
Vantagens da boa experiência do cliente
Após chegar até aqui você pode estar pensando “ok, mas o que eu ganho com tudo isso?”. Afirmamos com toda a certeza de que não são poucos os benefícios resultantes de um cliente satisfeito.
Além da boa reputação e da confiança no seu trabalho que acabam sendo conquistados naturalmente, é preciso considerar que o cliente irá lembrar de você e voltará a te contatar para possíveis pedidos de manutenção preventiva e corretiva, sendo uma grande oportunidade de fidelizá-lo.
Além disso, o cliente que passa por boas experiências ajuda na divulgação do seu serviço automaticamente, indicando o seu contato para outras pessoas que precisam de um profissional atencioso e capacitado. Detalhes como esse podem aumentar o seu faturamento e fortalecer o seu trabalho, trazendo resultados positivos no final do mês.
Viu só como é importante pensar na experiência do cliente? Esperamos que você priorize essas observações no seu serviço e tenha um ótimo retorno. Se quiser, compartilhe com a gente um comentário sobre o seu relacionamento com o seu público.
Olá boa noite. Adorei sua matéria. Aliás, meu marido acabou de perder o emprego, e por necessidade de conseguir um bom pós venda e manutenção nos nossos aparelhos, acredito q esse nicho nos motivou. A necessidade e a busca de prestação de bom serviço, qualidade e respeito com o cliente nos levaram a pensar com bastante carinho esse passo. Muito obrigada vc nos ajudou muito
Olá Sonia, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.
Boa noite.
Legal a matéria, porém é o seguinte. Existe também o cliente esperto. Vale a pena estudar essa condição também.
Trabalho com ar condicionado e tive cliente que. A máquina faltava peça e o cliente afirmou de pé junto que a máquina funcionava. Depois de muita conversa veio a tona que antes ele funcionava, mas.ai veio outro. O ar parou. Esse não voltou mais. E assim vai. Então vamos analisar também clientes espertões. Mas parabéns pela matéria.
Olá, Gustavo.
Ótima colocação. Infelizmente existem pessoas desonestas de todos os lados, então é preciso sempre ficar de olho e fazer a nossa parte.
Obrigado pelo comentário e ficamos sempre à disposição.
Ser transparente com o cliente ao dizer o problema correto do aparelho não ficar rodeando e dizer quais são as causas que levaram ao defeito.
Isto deixa o cliente mais confiante .
Quando fazemos qualquer serviços depois de pronto o cliente pode se quiser preencher o formulário de satisfação.
Isto tem ajudado a melhorar nosso atendimento.
Essa é a ideia, Daniel.
O atendimento conta muito. Valorizando essa estratégia com certeza mais clientes voltam a você.
Isso aí!
Este, tipo de situação no caso vídeo e corriqueiro este tipo de técnico e pregador de Ar em paredes são mais profissionais e estragam o mercado.Assim como eles existe empresas que agem da mesma forma.
Olá muito bom dia, sou Elizeu (disk refrigeração) após assistir o vídeo a sensação que fica e de decepção total , simplesmente pelo fato de que sabemos que existem proficionais que não são honestos, más neste caso foram todos reprovados e tinham tudo pra fazer diferente… Fica uma pergunta no ar, qual seria a reação desse proficional após saber que tinha passado por um teste?
É uma boa pergunta, Elizeu?
Será que ele teria agido da mesma forma? É um bom tópico para que façamos um reflexão sobre o nosso setor.
Sempre dou garantia do servico
Tiro duvidas do cliente
E explico como utilzar o controle (quando e novo)
E
Que legal, adail!
Esse é o caminho para um bom relacionamento com seus clientes, com certeza!
O último que atendeu está com razão!
Pode, sim: Alguém desligar o fio de comunicação com a unidade externa, para não queimar o compressor por ter detectado gás baixo.
O diagnóstico de um ar precisa realmente ser bem estudado!!!