Atualizado em 16/08/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado

Engajamento, empatia e dedicação: essas são palavras que ajudam a melhorar o desempenho de todas as equipes em busca de crescimento, incluindo os instaladores de ar-condicionado. Aliadas à competência, esses são qualidades muito desejadas pelos proprietários de empresas que buscam profissionais motivados.

Para ter funcionários com esse espírito, a valorização do colaborador, tanto na esfera pessoal quanto a profissional é o ponto-chave. Partindo dessa necessidade, há diversas medidas que podem ser adotadas para um ambiente propício a gerar satisfação entre seus funcionários e consequentemente conquistar melhores resultados.

Conheça 10 dicas básicas para conquistar esses objetivos:

Dicas para melhorar o desempenho da equipe de instaladores

1 – Lembre que cada instalador é uma peça do crescimento

Todos os funcionários devem ter a real certeza de que a empresa é um todo. O trabalho que ele desempenha é a imagem da empresa e isso influencia no crescimento para todos. Se a empresa cresce, o profissional também cresce.

Não é apenas ir até o cliente e fazer uma limpeza no ar-condicionado, é o serviço bem feito, com qualidade, capricho e tratamento gentil e amigável com o cliente. Tudo isso faz diferença. Os colaboradores necessitam entender que fazem parte do processo de crescimento do negócio para se sentirem motivados a contribuir com isso.

2 – Valorize um ambiente de trabalho agradável

Claro, sabemos que muitos profissionais passam boa parte do tempo na rua, no local do cliente, realizando instalações e manutenções. Porém, nos momentos em que eles vão à sede da empresa, pela manhã ou no final do dia, criar ambientes agradáveis e estimulantes é uma ótima forma de motivar os integrantes.

Usar mais cores em paredes e quadros pode ser uma boa estratégia para deixar um ambiente mais alegre, assim como criar espaços de relaxamento e até mesmo fazer os funcionários serem recebidos com um lanche ao final da tarde.

3 – Faça elogios quando possível

Reconhecimento deve fazer parte da rotina da empresa. Um líder deve saber enxergar o valor de cada funcionário, reconhecer e orientar para chegar a novas conquistas. Quem não gosta de um elogio após realizar um bom trabalho? Essa prática influencia positivamente ao colaborador e ao ambiente de trabalho.

Uma empresa que está preocupada em atender os anseios dos funcionários e entendê-los como seres humanos é vista com bons olhos pelos profissionais. Essa percepção de que cada colaborador é essencial e precisa estar motivado contribui muito para atingir as metas do negócio.

4 – Dê retorno sobre o trabalho realizado

Assim como elogiar é uma forma de dar um retorno sobre uma atividade, comentários – sejam positivos ou negativos -, também são válidos para o crescimento do negócio e para o colaborador saber se o trabalho está sendo bem feito ou algo precisa ser ajustado.

Um dos desafios do líder é saber a medida certa dos comentários, que, mesmo sendo negativo, deve ser construtivo e respeitoso, demonstrando o objetivo que é desejado.

5 – Escute os colaboradores

Esse momento, além de ser possível para encontrar sugestões para a melhoria dos processos, é de o líder conhecer mais seus profissionais e suas necessidades. Entender o que motiva os funcionários e o que os abala é peça-chave para uma caminhada de êxito nas empresas.

Uma ótima forma de estimular os colaboradores é realmente demonstrar interesse em suas expectativas, o que o incomoda e qual tipo de atividade o motiva.

6 – Crie metas e programas de incentivo

Mesmo que o funcionário já receba seu salário regularmente, ao ver a empresa crescendo e com cada vez mais trabalho e não ganhando algo a mais por isso – mesmo que algo pequeno -, pode atrapalhar a motivação.

Criar metas alcançáveis de acordo com o cenário do mercado é essencial para manter o foco e dedicação. Recompensas fazem com que o colaborador sinta reconhecimento perante seu esforço e sua participação no crescimento do negócio.

7 – Empodere os funcionários

Esse item tem uma certa ligação com o anterior. Os funcionários precisam saber o quanto o trabalho deles impacta diretamente na empresa. Não só o trabalho na prática, mas todo o perfil de cada um, como sua educação, atendimento, capricho e limpeza no local do cliente.

É fundamental que o colaborador saiba claramente seu papel dentro da empresa e qual sua importância no processo de evolução do negócio. Sentir-se uma peça importante na engrenagem é motivador e dá uma responsabilidade de empoderamento, de fazer parte, de ser importante para a empresa.

8 – Ofereça capacitação e atividades extras

A atualização de conhecimento e novas práticas dentro da empresa precisa ser constante. É bom para a empresa, que pode qualificar de forma uniforme os profissionais, e é ótimo para os colaboradores que adquirem maior conhecimento não só para o trabalho, mas para a vida.

Lembre-se de que o mercado está sempre em evolução com o desenvolvimento de novos aparelhos e tecnologias, então é essencial oferecer aos instaladores treinamentos e cursos qualificados. Afinal, conhecimento é tudo!

9 – Estabeleça uma relação de confiança

É comprovado que profissionais que confiam em seus superiores rendem mais. Esse sentimento gera um comprometimento maior por parte dos funcionários e cabe ao líder conquistar esse sentimento que também é motivacional.

Acreditar e confiar em promessas da empresa faz do colaborador alguém dedicado a fazer sua parte para alcançar aquele objetivo. Cabe aos gestor conquistar essa confiança de que o caminho a ser trilhado resulta no sucesso de todos. Resumindo: estabeleça uma boa relação com os funcionários e seja alguém com quem eles possam contar.

10 – Organize atividades externas

Realizar atividades externas em grupo é uma ótima iniciativa para fortalecer os laços entre os colaboradores e também entre a própria empresa e seus funcionários.

Eventos que saiam da rotina como uma festa de aniversário, um happy hour ou qualquer comemoração ou evento criado pela empresa aumenta a motivação do profissional e traz o funcionário para o lado do negócio.

Construir um relacionamento saudável, de confiança e amizade com seu colaborador aumenta a parceria entre os envolvidos e consequentemente aumentam os resultados positivos.

Criar uma equipe motivada requer dedicação e força de vontade. É difícil os colaboradores se manterem motivados se não houver um incentivo da empresa para isso. Quando a empresa entende as necessidades dos funcionários, a chance de crescimento é maior.

Nem sempre dinheiro e mais dinheiro resolve a parte motivacional. Como foi falado, sentir-se realmente importante e confiante para desempenhar um bom trabalho faz a diferença.

Crie formas de motivar seus funcionários, tenha eles ao seu lado e conquistem juntos o sucesso do negócio.

E você, tem alguma forma de motivar sua equipe para nos enviar? Compartilhe conosco, queremos saber.

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