O WebArcondicionado entrevistou a engenheira civil Marília Chamoun*, que falou sobre a importância dos projetos de climatização em edifícios. Confira a entrevista na íntegra:
WebArCondicionado: Quando é necessário fazer um projeto de climatização?
Marília: Cada ambiente deve ser bem analisado e deve ser feito um projeto adequado para que não haja prejuízos financeiros por conta de uma má instalação. Para uma climatização superior a 60.000 btus, é necessário um profissional habilitado, engenheiro mecânico ou técnico em refrigeração e ar condicionado. Este profissional deve emitir a A.R.T (Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA) sobre os serviços realizados.
WebArCondicionado: Além da manutenção preventiva mensal exigida pela Anvisa, o Ministério Público do Trabalho está fiscalizando constantemente e punindo com altas multas os comerciantes que não instituíram a PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle. Qual a importância do PMOC?
Marília: Por ser um Plano de Manutenção de Operação e Controle exigido pela ANVISA de acordo com a Portaria 3.523, que dispõe sobre a qualidade do ar, a importância do PMOC, adotado em sistemas de climatização, é que ele deve conter a identificação dos ambientes a serem climatizados, a descrição das atividades a serem desenvolvidas, períodos que se repetem com intervalos regulares das mesmas, as recomendações a serem adotadas em situações de falha do equipamento e de emergência para garantia de segurança do sistema de climatização. O importante é manter um técnico especializado e capacitado na empresa para garantir a manutenção e limpeza da climatização dos ambientes.
WebArCondicionado: Em que intervalo de tempo deve ser feita a manutenção preventiva?
Marília: Deve ser feita em períodos que se repetem em intervalos regulares.
– Verificação semestral: é feita manutenção preventiva e corretiva duas vezes durante o ano. O plano é indicado para residências;
– Verificação bimestral: é feita manutenção preventiva e corretiva a cada dois meses durante o período de um ano. É indicado para empresas, residências e escritórios;
– Verificação mensal: é feita a manutenção preventiva e corretiva todos os meses durante o período de um ano. Indicado para empresas.
WebArCondicionado: A contratação de uma instalação de ar condicionado sem um projeto pode resultar em que tipos de problemas?
Marília: Sistema inadequado do ar condicionado, capacidade do sistema inadequada, infra- estrutura mal realizada para a implantação do sistema do ar condicionado, pagamento inadequado de preços justos, entre outros. Isto tudo perde a noção do custo e benefício. A vantagem de contratar um técnico projetista é que permite uma avaliação mais precisa sobre a aplicação dos diversos tipos de ar-condicionado existentes, das novas técnicas, dos novos equipamentos, dos novos produtos disponíveis no mercado.
*Marília Chamoun é engenheira civil e especialista em projetos de interiores.
CREA: 33179/D-MG.
Contato: mariliagchamoun@uol.com.br.
Redação WebArCondicionado
Marília,
Em consulta realizada ao sistema confea-crea recebemos a informação que se trata de atribuição exclusiva do profissional de engenharia mecânica a responsabilidade técnica por:
Projetos de sistemas de climatização ;
Emissão de laudos;
Responsabilidade técnica pelo PMOC;
Emissão de parecer técnico.
Cabendo ao técnico somente a responsabilidade pela realização dos serviços nos equipamentos. Nunca em nenhuma hipótese responsabilidade por um sistema como manda a ANVISA.
Espero ter contribuído com seu artigo e solicito a correção do mesmo junto as mídias de divulgação.
Atenciosamente,
Edemilson Carlos Trevisan
Inspetor da Câmara da Mecânica – CREASP