Atualizado em 19/12/2022
No verão, muitos fazem a aquisição do equipamento para enfrentar o calor
como comprar ar-condicionado sem impactar conta luz

Saiba como comprar um ar-condicionado sem impactar na conta de luz – Imagem: reprodução

Na hora de fazer a compra, uma das principais preocupações é o consumo de luz do ar-condicionado. E com o verão, a necessidade aumenta. Isso porque o aparelho ajuda a vencer o calor dos dias quentes.

Entre 2005 e 2018, cresceu 9% a venda das máquinas no Brasil. Mas como comprar um ar-condicionado sem impactar na sua conta de luz?

Antes de escolher o produto e instalar, alguns cuidados devem ser adotados. Sabia que é possível comprar um equipamento sem aumentar muito os gastos com a energia elétrica?

Preparamos dicas que mostram como comprar ar-condicionado sem impactar na conta de luz.

Dicas para Comprar Ar-Condicionado sem Impactar na Luz

Pontos como tecnologia Inverter, classificação energética, instalação elétrica, local da condensadora e cuidados com a manutenção são essenciais neste momento.

Nosso objetivo é mostrar como comprar um ar-condicionado sem impactar na conta de luz. Por isso, iremos aprofundar cada um dos tópicos.

Tecnologia Inverter

Escolha um ar-condicionado com a tecnologia Inverter. Com o sistema, a máquina não liga ou desliga. Isso porque tem um dispositivo eletrônico que ajusta a velocidade do compressor, conforme as mudanças de temperatura.

Esse componente mantém o condicionador de ar em funcionamento, o que diminui os picos de energia. Se usar o aparelho por muito tempo, aumenta ainda mais a vantagem da tecnologia Inverter.

Classificação Energética

Todo equipamento possui uma etiqueta adesiva com selo do Inmetro. Dê prioridade para ar-condicionado com identificação A de consumo de energia.

Ainda no mesmo aspecto, selecione aqueles aparelhos com menor consumo de energia (kW/h).

Instalação Elétrica

A instalação do equipamento deve ser feita por um profissional capacitado. Somente ele pode avaliar se a parte elétrica é indicada pela fabricante do ar-condicionado.

Por exemplo, em construções antigas e fiação desatualizada, pode ter bitolas de fio sem o dimensionamento para o produto. Isso expõe os moradores ao risco de sobrecarga energética e até mesmo um incêndio.

Local da Condensadora

A instalação da condensadora (unidade externa), assim como a da evaporadora (unidade interna), deve seguir as orientações da marca. A condensadora não pode ficar em locais fechados.

Na unidade, ocorre a troca de calor, ou seja, descarrega o calor do ambiente em uma área externa ventilada. Qualquer objeto que cobre fará a condensadora trabalhar mais e aumentar o consumo de energia elétrica.

Limpeza do Ar-Condicionado

Para o funcionamento certo,  é necessária a limpeza do filtro e do entorno da condensadora. Resíduos acumulados na peça de filtragem do ar, além de prejudicial à saúde, não permitem a dispersão de ar. Isso fará o ar-condicionado trabalhar mais, consumindo mais luz.

A condensadora, como unidade essencial na troca de calor do ambiente para a área externa, deve estar limpa, assim como o local em que está instalada. Como pode ter resíduos ao redor, novamente a máquina irá aumentar o consumo de energia elétrica.

Regiões Litorâneas

O ar-condicionado instalado em casas e apartamentos de regiões próximas ao mar estão sujeitos à névoa salina, conhecida como maresia. Ela resulta na corrosão de metais.

Por isso, é recomendado fazer uma limpeza mais frequente do produto na parte da condensadora.

Sugestão de Ar-Condicionado

Mesmo com as nossas dicas, queremos deixar a sua vida ainda mais fácil. Por isso, separamos três sugestões de aparelhos de ar-condicionado Inverter.

São máquinas das marcas Samsung, Springer Midea e Daikin.

Ar-Condicionado Split Inverter Samsung WindFree PowerVolt

Nossa primeira dica é o ar-condicionado Split Inverter Samsung WindFree PowerVolt. Ele está disponível nas potências 9000 e 12000 BTUs.

Tem um diferencial e tanto: tecnologia PowerVolt, que funciona em 110V e em, 220V. Sem falar que é mais resistente aos picos de energia.

Como foco é economia de energia, o aparelho tem tecnologia Digital Inverter Ultra. A máquina tem um consumo até 77% comparado aos convencionais.

Ainda possui conexão Wi-Fi. Tenha controle do ar-condicionado pelo smartphone, no aplicativo SmartThing, e por comando de voz.

Ficha técnica da máquina:

Potência: 9000 e 12000 BTUs
Ciclo: Frio
Classificação Energética/Inmetro: A
Voltagem: Bivolt (127V, popular 110V, e 220V)
Eficiência energética: 6,0 W/W

Ar Condicionado Split Inverter Springer Midea Xtreme Save Connect

como comprar ar-condicionado sem impactar conta luz

Na sequência das sugestões, temos o ar-condicionado Springer Midea Inverter Xtreme Save Connect. Mais uma opção que tem conexão de onde estiver pelo aplicativo Smart Life ou por voz pela Alexa.

Possui tecnologia Inverter, que reduz o consumo em 60% na função normal e em até 70% no Eco Noite. Tudo isso comparado aos modelos convencionais.

Mais uma vantagem do ar-condicionado é o Modo Turbo. Quando ativado faz o aparelho operar em capacidade máxima. Assim, climatiza de maneira mais rápida o ambiente.

Confira a ficha técnica do condicionador de ar:

Potência: 9000 BTUs
Ciclo: Frio
Classificação Energética/Inmetro: A
Voltagem: 220V
Consumo Aproximado de Energia (kWh): 396 kWh/ano

Ar Condicionado Split Inverter Daikin Ecoswing 

como comprar ar-condicionado sem impactar conta luz

Para fechar a nossa lista, chegamos no ar-condicionado Split Inverter Daikin Ecoswing. Mais uma opção compatível com os assistentes de voz do mercado.

E como é a economia de energia? O condicionador opera com a nova geração de compressores EcoSwing. Por isso, tem um consumo até 70% menor de luz em relação aos convencionais.

Maior resistência à corrosão. O ar-condicionado Split Daikin inverter possui uma superfície das aletas com camada fina de resina acrílica e mais uma com revestimento hidrofílico.

Veja maiores informações do ar-condicionado:

Potência: 12000 BTUs
Ciclo: Quente/Frio
Classificação energética/Inmetro: A
Consumo de energia anual (kWh/ano): 403.6 kWh/ano
Voltagem: 220V

Marketplace WebAr

Já sabe como comprar um ar-condicionado sem impactar na conta de luz, certo? Lembra de observar cada um dos itens durante a escolha da máquina:

  • Tecnologia Inverter;
  • Classificação Energética;
  • Instalação Elétrica;
  • Local da Condensadora;
  • Regiões Litorâneas.

E onde adquirir o seu condicionador de ar? Escolha o marketplace WebAr.

No marketplace, você encontra ar-condicionado dos tipos Split, Cassete, Janela, Piso Teto, Portátil e Multi Split, de diversas marcas.

Acesse o marketplace WebAr. Pronto, pode fazer a compra do ar-condicionado com menos consumo de energia.

Compartilhar: