A Índia possui cerca de 12 mil trens, que transportam mais de 23 milhões de pessoas por dia, uma das maiores redes ferroviárias do planeta. De acordo com informações da Estatal Indian Railways (empresa que manipula o transporte ferroviário na Índia sob o controle do Ministério Federal da Ferrovia), só em 2012 foram consumidos 3 bilhões de litros de diesel e 14 bilhões de kW/h de eletricidade nas operações. O que gerou um custo elevado, além da poluição ao meio ambiente.
Porém, segundo Shri Suresh Prabhakar Prahbu, ministro das ferrovias da Índia, a Indian Railways mostrou grande empenho em reduzir consumo de energia e preservar o meio ambiente.
Afim de reduzir os gastos com combustível, a empresa está realizando testes com fontes renováveis de energia, e já colocou em funcionamento os primeiros trens abastecidos por energia solar.
Nos vagões que não possuem ar-condicionado, foram instalados painéis de captação solar que custaram US$ 6 mil (cerca de R$ 22.500) por vagão, segundo o jornal indiano The Economic Times. E em um ano, é esperado que os gastos com energia cheguem a uma economia de US$ 1,9 mil (cerca de R$ 7.100).
Mas a energia solar será usada, por enquanto, durante os testes, apenas para a ventilação e iluminação dos trens. Para a locomoção ainda será usado diesel. A energia gerada pelos painéis é de cerca de 17 unidades de potência por dia.
Meta para os próximos cinco anos
Prahbu afirmou durante um seminário sobre desafios ambientais, que o objetivo da estatal é promover as fontes de energia renováveis. E para o s próximos cinco anos, eles pretendem gerar mil megawatts de energia solar e 200 megawatts de energia eólica para substituir o diesel e reduzir assim a emissão de gases poluentes.
Além disso, painéis solares serão instalados também nas estações ferroviárias e nas passagens em nível de todo o país.
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