O grupo Midea está prestes a lançar oficialmente o sistema de ar condicionado residencial Easy Series R-290, que utiliza o gás propano (R290) como fluido refrigerante, um hidrocarboneto inflamável com baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) que tem possibilidade de substituir o R32.
O lançamento deve ser feito na Europa, onde a companhia já apresentou a nova linha de Splits em Milão, na Itália, na Mostra Convegno Expocomfort (MCE). Na ocasião, o aparelho foi elogiado por sua alta eficiência, baixo nível de ruído e controle de segurança dos materiais.
Com isso, devido às suas características tecnológicas inovadoras, o produto recebeu o certificado Blue Angel, selo ecológico mais antigo do mundo, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.
Desenvolvimento da linha Easy Series R-290
De acordo com a Midea, que comemora seu 50º aniversário neste ano, o Easy Series R-290 é o primeiro eletrodoméstico do gênero a receber esta certificação.
A empresa conta que passou quase uma década resolvendo problemas técnicos e desenvolvendo os principais componentes da máquina, incluindo o compressor para R-290, o trocador de calor, a válvula de expansão eletrônica, o inversor de frequência e os esquemas de proteção de segurança.
Dessa forma, o ar-condicionado, que se encaixa nas diretrizes da Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, obteve mais de 200 patentes nacionais e internacionais.
Ainda não temos informações sobre quando a linha chegará ao Brasil, mas esperamos que venha logo. O que você achou dessa ideia?
Espero pelas novidades
Bom dia, a muito tempo vi um doido colocando gas GLP em uma geladeira, isto foi a decadas passadas e funcionou perfeitamente, pra mim nao é novidade, pois, o GLP tambem gela e muito ao expandir, o grande problema é a flamabilidade e o risco de sufocamente em caso de vazamento do gas em um ambiente fechado. Eu particularmente nao compraria um destes.
GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O GAS R-290. EU TRABALHO COM INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SPLITS E GOSTEARIA DE ME IMFORMAR MAIS.
Olá, Agnaldo.
Neste post você encontra mais informações sobre o R290.
Qualquer dúvida, conte com a gente.