Nos dias de hoje, com o calor que tem feito e o trânsito sempre lento nas grandes cidades, quem tem carro sem ar-condicionado sabe a falta que o equipamento faz. Ele deixou de ser um item de luxo, e se tornou essencial para o bem-estar do motorista e dos passageiros. E com certeza, quem adquiriu um automóvel sem ar-condicionado, já se perguntou se é possível e se vale a pena instalar o equipamento.
É possível sim, mas se vale mesmo a pena vai depender de vários fatores importantes. Alguns técnicos afirmam que a vantagem da instalação posterior é o preço, pois sai mais em conta do que comprar um veículo já com o item de série incluso. Porém, existem desvantagens as quais o veículo é submetido.
Desvantagens de instalar ar-condicionado posteriormente
-Perda da originalidade;
-Diminuição da potência;
-O carro fica em torno de 60kg mais pesado.
Não existem grandes problemas técnicos em fazer a instalação posterior, mas ao comprar o kit fora da rede de concessionárias, é provável que se perca a garantia de fábrica. Pois algumas concessionárias como a Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Ford, não instalam ar-condicionado em veículos seminovos ou usados.
Mas mesmo com essas constatações de profissionais técnicos, o mercado paralelo, que oferece instalação de ar-condicionado com preços muito acessíveis, vem crescendo.
Leia também: Seis mitos e verdade sobre ar-condicionado automotivo
Saiba a média de valores e tipos de instalação de ar-condicionado automotivo
Média de valores de ar-condicionado (instalado):
Carros populares: R$ 2.800 a R$ 3.800
Carros especiais: R$ 4.200 a R$ 5.000
Média de valores de filtro do A/C:
Carros populares: R$ 30
Carros especiais: R$ 60
Observação! Quanto mais espaço o veículo possui sob o capô, mais fácil é a instalação do ar-condicionado e mais barato será todo o trabalho.
Tipos de instalação
Kit do fabricante: É o mais caro. Todos os componentes são originais.
Kit paralelo, aprovado pelo fabricante: Feitos especialmente para diversos modelos de carros, usam partes semelhantes ou até mesmo originais. Componentes de boa qualidade.
Gambiarra: Pode ser boa ou ruim. São adaptações feitas com componentes que não são originais ou semelhantes, mas podem ficar perfeitas dependendo do profissional e das condições do veículo. Quanto mais caro, melhor.
Sistema de segunda mão: Kit usados podem valer a pena se o carro for muito usado e o proprietário achar que não vale a pena investir muito nele. Pesquisando bem na internet é possível economizar bastante.
Leia também: Ar-condicionado automotivo e o consumo de combustível
Trabalho com ar condicionado gostaria saber mais sobre o asunto
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É preciso mudar o documento do carro após a instalação do ar condicionado em um carro ???
Olá Nerisvan,
acredito que não, mas o ideal é perguntar em algum CRVA.
Obrigado pelo contato.
Primeiramente quero parabenizar o site, é muito útil e bem explicado. bom… Tenho uma elba 1991 reformada, foi refeito do menor parafuso ao motor faltando apenas pintura, ou seja: ta “zero bala”, Gostaria de saber se vcs tem informações de alguém que já fez adaptação em um carro como este e se ficou bom, pois é um excelente carro e não quero me desfazer dele. Desde já o meu muito obrigado!
Olá Rafael,
acredito que de para colocar, mas o ideal é conversar com um especialista em ar automotivo. Indicamos que fale com o Ishi. O telefone deles é (47) 3264-9677.
Obrigado pelo contato.
Olá, possuo um GM Corsa Wind 1.0 M.P.F.I. 2p ano/modelo 1999/1999 e gostaria de saber por que dizem que não dá para instalar ar-condicionado nessa linha GM? Todas oficinas especializadas em ar-condicionado dizem que não mexem com essa linha de carros, mas já vi fusca 84 carburado com ar-condicionado, por que não um corsa com injeção multi-ponto?
Olá Raphael,
não temos essa informação, aconselhamos que entre em contato com uma autorizada GM. Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
Obrigado pelo contato.
tenho tipo 94 completo arrumei o ar ,ele forca o mtor,qndo liga e normal???
Olá Vladmir,
geralmente força um pouco.
Obrigado pelo contato.