Redação do Portal WebArCondicionado
Muita gente se confunde na hora da compra, afinal qual a diferença entre um ar-condicionado Inverter e um aparelho Reverso? É mais simples do que parece! Apesar de os nomes terem significados parecidos, a Tecnologia Inverter e o Ciclo Reverso são coisas bem diferentes. Vamos entender?
Acontece que nem todo Inverter possui Ciclo Reverso, assim como nem todo aparelho com a função reversa é um inverter. Um deles é um tipo de aparelho condicionador de ar com funções distintas, enquanto o outro fala de um tipo de motor que pode ser aplicado em quase todos os tipos mais comuns de ar-condicionado.
Diferença entre Inverter e Reverso
Ciclo reverso
O ciclo reverso é uma configuração de ar-condicionado que consegue tanto fazer o resfriamento quanto a função contrária, ou seja, o aquecimento. Por isso o nome Ciclo Reverso. Seu sistema de compressão de gás refrigerante pode ser revertido para funcionar na direção oposta, passando o calor de fora para dentro do ambiente.
Também chamada de função quente/frio, essa característica é opcional na hora da compra e permite que o ar-condicionado tenha função dupla. Os modelos reversos costumam ser mais caros. Não só o seu sistema é mais complexo, como também podem ser utilizados no inverno e no verão.
Tecnologia Inverter
A tecnologia Inverter foi criada para aumentar a eficiência do aparelho. Basicamente, ela controla a intensidade de funcionamento do motor, fazendo-o trabalhar apenas o necessário. Os outros tipos de ar-condicionado ligam o compressor em 100% e o desligam totalmente quando o equipamento atinge a temperatura configurada.
Modulando a atividade do compressor e, consequentemente, a vazão do refrigerante, os condicionadores de ar inverter são conhecidos por oferecer economia de energia em grande parte das instalações e também por serem mais silenciosos que os tradicionais. Hoje em dia é possível encontrar a tecnologia Inverter e sua mais recente variação, a 8 Polos, em diversos modelos e tipos de ar-condicionado.
Não misture as coisas
Portanto, tenha em mente que Reverso e Inverter são coisas diferentes. Os dois itens não têm relação no aparelho, ou seja, um aparelho com Ciclo Reverso pode ou não ser Inverter. Ou então, um determinado equipamento Inverter pode ou não conter a função Reversa (quente/frio).
Existem aparelhos que reúnem estas duas características, quando isso acontece, se trata de um ar-condicionado com mais funcionalidades que os demais. Veja aqui alguns modelos de ar-condicionado Inverter que também são Quente/Frio.
moro no sul do Brasil, e faz muito frio por aqui, gostaria de saber o que consome mais luz, deixar o A.C. numa temperatura +ou- 25 graus,sendo que a temperatura ambiente nao passa dos 20 graus que ainda é frio, e o meu A.C. de 12000 btus nao desliga o compressor, mas deixando em 23 graus ele fica ligando e desligando, qual o melhor jeito para economizar energia? obrigado!! ate. Américo
Olá Américo,
deixando em 23ºC ele consome menos energia.
Obrigado pelo contato.
[…] webarcondicionado.com.br, artemp.com.br, arcondicionado.org, vecair.com.br. Imagens: […]
Ótimo post, tirou exatamente a dúvida que tinha ^^
Muito bom comentario para esclarecer para os menos esclarecidos