Atualizado em 04/11/2022
Novas tecnologias em ar-condicionado são criadas pelo meio ambiente
Dia Internacional Preservação Camada Ozônio

Conheça o Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

O Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio é comemorado no dia 16 de setembro. A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a data porque em 1987, naquele dia, mais de 40 países assinaram o Protocolo de Montreal. 

Com a medida, as nações se comprometeram a deixar de fabricar o gás Clorofluorcarbono (CFC). O Brasil foi um dos países a assinar esse documento. Neste conteúdo, vamos abordar os seguintes pontos:

  • O que é a Camada de Ozônio?;
  • Buraco na Camada de Ozônio;
  • O que prejudica a Camada de Ozônio?;
  • Como conter a destruição da camada de ozônio?;
  • Dicas para a preservação da Camada de Ozônio.

Descubra tudo isso abaixo.

O que é a Camada de Ozônio?

A camada de ozônio é uma camada de gás que envolve o planeta Terra. Ela tem a importante função de proteger o planeta da incidência direta dos raios ultravioleta – nocivos ao meio ambiente e à saúde humana.

Um dos principais alertas mundiais é o fato de que alguns gases fazem mal à Camada de Ozônio e a destrói sistematicamente. O aumento da radiação solar provoca doenças como câncer de pele e diminuição da fotossíntese das plantas.

Buraco na Camada de Ozônio

O acompanhamento da camada de ozônio vem sendo realizado há décadas. Porém, em 1977, alguns cientistas britânicos alertaram sobre um buraco na camada de ozônio. Isso deixou muitos estudiosos preocupados com o tema.

Além do buraco, pesquisas, realizadas nas décadas seguintes, apontaram que a camada estava se tornando cada vez mais fina. A partir disso, surgiram alertas e a conscientização de que algo precisava ser feito para conter esses avanços.

O que Prejudica a Camada de Ozônio?

Ao longo dos anos, foi comprovado que várias substâncias podem afetar a camada de ozônio, como os óxidos nítricos e nitrosos e o gás carbônico. Porém, nenhum tão grave como os clorofluorcarbonetos, mais conhecidos como CFCs.

Camada de Ozônio no planeta Terra

O CFC existe em muitos itens que fazem parte da nossa rotina, como em alguns eletrodomésticos. Isso inclui os aparelhos de ar condicionado mais antigos.

Quando os clorofluorcarbonetos são liberados e chegam na atmosfera, sofrem uma ação da radiação ultravioleta. Depois disso se desintegram e liberam o cloro, que reage com o ozônio, transformando-se em molécula de monóxido de cloro e gás oxigênio.

Diferentemente do ozônio, o gás oxigênio não é capaz de proteger o planeta dos raios ultravioletas. Assim, a Terra fica desprotegida.

Como Conter a Destruição da Camada de Ozônio?

Ao longo dos anos, os CFCs foram substituídos pelos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos). Mais recentemente, pelos HFCs (hidrofluorcarboneto), ambos causam menos danos à camada de ozônio. Porém, possuem alto potencial de aquecimento global.

Os estudos e as tecnologias seguem avançando. Um exemplo é a criação dos HFO (hidrofluorolefina), que são levemente inflamáveis e os HC (hidrocarbonetos), que não causam danos ao meio ambiente.

Outros poluentes, como o dióxido de carbono, liberado por veículos em circulação, também agridem a camada de ozônio e novas tecnologias são pesquisadas constantemente a fim de contribuir para o meio ambiente.

Diante de todos os novos métodos, os resultados têm sido positivos. Conforme as Nações Unidas, a camada de ozônio começa a reagir e a população avança em direção a uma maior conscientização. 

Dicas para a Preservação da Camada de Ozônio

Pensando no Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio, separamos 4 dicas:

  • Troque aparelhos antigos por novos. Condicionadores de ar antigos ainda possuem CFC na sua estrutura. Esta troca também leva à redução do consumo de energia e, portanto, são menos prejudiciais.
  • Prefira os aparelhos de ar-condicionado com gás ecológico.
  • Mantenha o filtro da máquina limpo. Uma boa ação concretizada com vantagens para o bolso e para a saúde.
  • Verifique se há vazamento de gás no seu ar-condicionado, pois fazem com que os gases cheguem na atmosfera.

Somos todos responsáveis pelo futuro do planeta. Não somente isso, somos responsáveis por preservá-lo. 

Compartilhar: