Em comunicado divulgado nesta última segunda-feira (24/07), a ABRAVA anunciou a criação do DN, o Departamento Nacional de Ar-condicionado Automotivo e Agrícola. Segundo o texto enviado à imprensa, o Brasil produz anualmente 3 milhões de automóveis, e 80% deles saem de fábrica com ar-condicionado. Isso sem contar o transporte público, o transporte de carga refrigerada e as máquinas agrícolas, que operam fora da estrada – algumas delas precisam obrigatoriamente de sistemas de climatização.

Leia também: A história do ar-condicionado automotivo

A ABRAVA identificou que essa área do setor representa uma lacuna no que diz respeito à normatização, ao levantamento de dados de mercado, à tributação, à capacitação de mão de obra e à qualidade e garantia de peças e serviços. E serão esses os campos em que o DN irá se focar.

As primeiras ações do DN

Depois de definido o escopo de atuação do DN, foram definidas algumas ações ligadas à normatização para limpeza e higienização de ar-condicionado em veículos, à garantia de serviços, à participação na FEBRAVA 2019, à elaboração de cursos e aos assuntos sobre alíquotas de impostos e classificação fiscal. Além disso, já está marcado para acontecer no dia 11 de agosto o primeiro curso para formação de mão de obra na sede da ABRAVA em São Paulo.

Empresas associadas e diretoria do DN

O DN também foi formado pela identificação de várias empresas que trabalham no setor e necessitam de especialização na área de ar condicionado veicular. São algumas delas a Armacell, a Bitzer, a Chemours, a Danfoss, a EBM-Papst, a K11 e a Motorpool. As filiações ao DN já foram iniciadas e até o momento estão confirmadas a ACA, a Auto Ar, a Car Fresh, a Friovel, a Machado, a Royce, a Super Ar, a S-Tech Auto, a Team Systems e a Thermoklima.

Considerando que as empresas participantes estão espalhadas por vários estados do país, as reuniões do DN acontecem pela internet. A próxima está marcada para a agosto. A primeira gestão da diretoria do Departamento ficou à cargo de Sérgio Eugênio, engenheiro mecânico e diretor da Super Ar, como presidente. Carlos D. Mioraes, Flavio L. Vasconcelos, Jonathan Dumke, Marco A. Peruccido e Paulo Neulaender – que é vice-presidente de meio-ambiente da ABRAVA -, são outros nome que compõem a diretoria.  

Leia também: Como utilizar as Funções do Ar-Condicionado Automotivo

Redação do Portal WebArCondicionado.
Compartilhar: