Início da produção aconteceu em meados da década de 90
Para conservar a produção adequadamente, o setor de alimentos precisa de uma cadeia de frio para fornecer soluções capazes de atender a demanda. Por essa razão, em meados da década de 90, a Danfoss, no Brasil, iniciou a produção de equipamentos para disponibilizar ao mercado local e para outros países.
Hoje, a Danfoss Climate Solutions atingiu a marca de 200 mil condensadoras feitas e comercializadas apenas no Brasil com a tecnologia de Microcanal. A introdução desse equipamento de refrigeração em escala crescente aconteceu pela demanda do setor alimentício na década de 90.
Conforme o Gerente de Vendas e Marketing de Climate Solutions da Danfoss, na América Latina, Gustavo Asquino, o aumento era notável no Brasil e em diversos países, sendo uma tendência maior agora, tanto para conservação quanto para o transporte dos produtos da cadeia alimentícia.
“As exigências cada vez mais rigorosas das normas de preservação da qualidade de alimentos e a necessidade de reduzir os custos operacionais e impactos ambientais fazem com que seja necessário dispor de máquinas mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente”, contextualiza ele. .
As primeiras Unidades Condensadoras da filial brasileira da Danfoss foram produzidas na antiga sede, em São Paulo. A operação foi ampliada nos anos 2000, com investimentos na linha de montagem e expansão do portfólio de produtos.
A expertise da Danfoss em Unidades Condensadoras na América Latina foi desenvolvida principalmente no Brasil, que hoje é responsável pela produção do equipamento, ao lado do México. As duas unidades da empresa atendem a parte da demanda global por esse produto.
Os equipamentos são fabricados com características variadas para atender a necessidades específicas de cada país. Por exemplo: diferenças entre o fornecimento de energia (em 50Hz e 60Hz) e de voltagens (220V, 380V e 440V). Mais de 500 mil Unidades Condensadoras produzidas pela Danfoss estão instaladas apenas na América Latina.
Em 2009, com a mudança para a sede atual, em Osasco, a Danfoss do Brasil aumentou mais a capacidade de produção de diversos componentes para o segmento de refrigeração, incluindo as Unidades Condensadoras.
Outro marco para a empresa aconteceu em 2014. Naquele ano, a Danfoss introduziu no mercado latino-americano a tecnologia de Microcanal, amplamente consolidada na Europa, que é o mercado que direciona as tendências mundiais em refrigeração, e passou a produzir Unidades Condensadoras com essa característica.
“Para desenvolver as Unidades Condensadoras Optyma, combinamos o que há de melhor em tecnologia para oferecer uma solução robusta e confiável. Para incorporar o Microcanal, reprojetamos as Unidades Condensadoras, que são as únicas com a tecnologia, possibilitando eficiência, economia e redução de consumo de gás refrigerante para operar”, explica Rogério Federici, Vice Presidente Global de Soluções, Sistemas e Novos negócios da divisão de Climate Solutions da Danfoss.
Com informações da Danfoss
Deixe seu Comentário