Como já se sabe, o fluido refrigerante é o responsável pela troca de calor entre o ambiente interno e o externo nos sistemas de climatização e refrigeração. Por esse motivo, a procedência e a qualidade do produto são essenciais para o desempenho dos equipamentos e também para a segurança dos profissionais e usuários.
Porém, são muitos os casos de comercialização de fluidos de origem e qualidade duvidosas, tanto no Brasil, quanto em vários outros países. Os fluidos refrigerantes falsificados e/ou adulterados são os responsáveis por grande parte dos problemas causados nos compressores, do aumento de pressão e da baixa na eficiência do equipamento.
Além disso, eles são culpados, muitas vezes, pelo aumento no consumo de energia, além de danificarem os sistemas de climatização e refrigeração.
Segundo especialistas, muitos já foram os casos de fluidos contaminados encontrados no mercado serem os causadores de acidentes que resultaram, inclusive, na morte de profissionais do setor de HVAC.
Principais problemas causados por fluidos refrigerantes adulterados
– Explosão ou queima do compressor;
– Travamento e deterioração do compressor;
– Travamento e deterioração dos componentes do sistema;
– Corrosão acelerada no alumínio do anel de curto circuito do rotor e de outros elementos.
Como evitar fluidos falsificados ou adulterados
Fabricantes tradicionais recomendam que para certificar-se de que um fluido refrigerante é seguro, é imprescindível: verificar no rótulo se o produto é adequado para a aplicação que será feita, prestando atenção nas características e composição, além de verificar se não há falhas ou fugas nos cilindros ou danos à vedação e etiquetas.
É importante também, verificar a origem e conferir todos os dados do fabricante, como nome, endereço, telefone e o lote do produto. Lembrando que todas essas informações devem estar escritas tanto na caixa que o produto vem armazenado, quanto no próprio botijão.
Fluidos refrigerantes devem ser adquiridos em empresas tradicionais e o preço muito atrativo pode ser sinal de perigo, cuidado!
Até algums anos atraz tinha-mos no mercado somente fluidos refrigerantes da Dupont e Frigem. O que aconteceu com a Frigem ? Vcs sabem ?
Olá. Ronaldo.
Não temos conhecimento sobre essa empresa que você perguntou. A Dupont migrou para a Chemours e surgiram também outras fabricantes desse segmento.
Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição.
Contratei uma empresa para instalar um ar spot de 18000 bits e na 1a. visita ele me disse que eu teria que pagar R$ 150,00 por uma carga extra de gás para que o aparelho funcione plenamente. Achei estranho. A carga inicial não deveria fazer o aparelho funcionar bem?
Olá, Clélia.
Ele pode ter te cobrado pela recarga de gás, mas uma vez que isso é feito, não existe “extra”, até porque o gás não acaba e sim pode estar vazando. E se é preciso ficar fazendo recarga, é porque então existe algum vazamento e muitos “profissionais” se aproveitam disso para ganhar dinheiro em cima dos clientes. Fique de olho para isso não acontecer e preste atenção para não ser enganada.
Eu acharia que a alfandega tinha que vistoriar a entrada destes gass falso mas vou prestar mais atenção na origem e ver os requisitos mencionado acima.
mas eu ja sabia que alguns gases não da rendimento igual ao Dupont
muitas pessoas só se preocupam com o preço , sempre que for um valor muito baixo o produto é suspeito por isto sempre procurar profissionais capacitados que usem produtos de boas marcas.
Verdade Alexandre, agradecemos o seu contato.
Olá, web arcondicionado!
Agradeço desde já a minha participação nesse iniciativa fabulosa de vcs para nosso tema com este portal, até então, desconhecia o portal. Dez pra vcs! Venho me tornado assíduo leitor do portal agora. Agora, minhas dúvidas são as mesmas dos colegas acima deste poste, onde uma industria de fluído refrigerante no país? e a outra seria, gostaria de matérias, se vcs me permitem, sobre SPLITÃO e self…. Valeu!
Olá, Edson.
Agradecemos pelos elogios e esperamos seguir contribuindo para o setor. Anotamos suas sugestões para futuras postagens. Ficamos muito felizes que você nos acompanha, já curtiu nossa página no Facebook? Lá postamos todos os dias, convidamos você para curtir e ficar atualizado, basta clicar aqui. Sobre sua dúvida, não existe ainda uma indústria de fluidos refrigerantes no Brasil. As maiores fabricantes do mundo são a Arkema e a Chemours (ex-DuPont), então os utilizados aqui acabam sendo importados de lá. As empresas até têm escritórios no país, mas a fabricação vem de fora.
Qualquer outra dúvida, conte conosco. Abração!
Nao sabia disto, e fico muito grato pela vossa informado, ja agora eu tenho uma duvida. O meu Ar condicionado não faz frio, mesmo com a carga de gás no limite
Olá Luis,
pode ser outro problema no compressor, no termostato. Aconselhamos que chame um técnico para ver seu aparelho. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores e Assistências.
Obrigado pelo contato.
Até onde eu saiba nenhum fluido refrigerante é produzido no Brasil. Todos são importados!!! Por acaso há alguma indústria de fluido refrigerante no nosso país?? Qual?
Olá Romero, agradecemos o seu contato e colaboração, realmente não existe.
Bom dia, gosto muito da iniciativa de vcs, em trazer informação relevante no sistema HAVAC, porem , sinto falta de informação sobre self, splitão, chiller principalmente. obrigado pela oportunidade de expressão.
sem mais Edson Ricardo Climatização Hospital São José ( teresopolis RJ)
Olá Edson,
agradecemos o seu contato. Continue acompanhando o blog pois todas as novidades nós postaremos. Já viu alguns textos que temos sobre esses tipos de equipamentos? Veja: Chiller, Tudo sobre Self Contained.
Obrigado pelo contato.