Atualizado em 09/05/2019
Todo bom profissional técnico de ar-condicionado que se preze sabe que existem boas práticas que são essenciais para uma instalação e manutenção qualificada.
Desde o planejamento até a execução da operação (entre outros procedimentos ), cada passo deve ser muito bem elaborado.
Pensando nessa necessidade hoje vamos falar sobre como realizar a carga de gás refrigerante nos modelos Split.
Para isso, consultamos o Manual de Boas Práticas do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs.
Ele orienta sobre a prevenção de vazamentos e consequentemente ajuda a preservar a camada de ozônio ao incentivar atitudes sustentáveis.
Neste conteúdo, vamos mostrar como fazer a carga de gás no ar-condicionado Split.
Não Esqueça de Fazer o Vácuo
Antes de começar o procedimento que irá ser apresentado no passo a passo a seguir, vale lembrar a importância de realizar um bom vácuo no sistema.
Para que assim, os gases não condensáveis e a umidade sejam removidos e a carga possa então ser iniciada.
Verifique também a quantidade de gás que deve ir na carga do aparelho. Vejamos: Passo a Passo: Carga de Gás no Ar-Condicionado Split
1. Em vácuo, abra a válvula do manifold para o cilindro de carga do fluído refrigerante e realize vácuo nessa mangueira através de T com válvula globo ou conexão extra no próprio manifold (quatro pontas).
2. Realize uma carga inicial no sistema. Se a carga for feita com líquido, deverá ser feita pela linha de líquido.
No caso da carga pela linha de sucção, verifique se não há líquido na linha de sucção com o par pressão/temperatura na saturação.
A temperatura da linha de sucção e do compressor deverá ser maior do que o valor saturado correspondente à pressão medida.
É indicado que a carga seja feita com a utilização de uma balança de precisão.
3. No caso da carga de gás refrigerante ser conhecida, quando atingir o valor desejado, interrompa o processo fechando as válvulas da garrafa de carga e do manifold.
No caso de não conhecer a carga correta total, faça uma estimativa pelo tamanho e capacidade da unidade de refrigeração. Carregue com 50 a 70% deste valor.
Depois ligue o sistema e sempre monitore o acréscimo da carga por meio de manômetros, balança, temperatura, corrente elétrica, superaquecimento e sub-resfriamento.
Cuidados ao Dar Carga de Gás no Ar-Condicionado
- A corrente elétrica do compressor depende de múltiplas variáveis.
- Como a pressão de sucção e de descarga e essas das temperaturas da câmara e do ar externo de condensação. Portanto, não é um valor confiável;
- O sub-resfriamento da linha de líquido e superaquecimento da linha de sucção só podem ser utilizados em sistemas com válvula de expansão termostática.
- Não devem ser usados como referência em unidades com capilar, por exemplo;
- O ideal é conhecer a folha de dados do equipamento com os seus parâmetros de operação. Depois comparar com os valores reais de funcionamento.
- Se houver vazamento do fluido (veja aqui um vídeo de como detectar), é necessário o recolhimento de todo esse gás restante do sistema antes de realizar as atividades de manutenção e reparo. ]]Essa é a única maneira de saber a carga exata contida no sistema.
- Não há como saber a quantidade que vazou. Por isso, recomenda-se medir a quantidade de fluido recolhida.
- Depois verificar na placa de identificação do aparelho e no manual do fabricante a quantidade exata de gás para completar a carga. Isso evitan uma carga em excesso.
Agora que você entende melhor como realizar a carga de gás em um ar-condicionado Split, compartilhe com os amigos que têm dúvidas e ajude a espalhar boas práticas entre o setor.
Boa tarde quanto fica pra colocar gas
Olá, Carla, tudo bem?
Somos um site comparador de preços que também produz conteúdo sobre ar-condicionado. Se você procura um técnico para fazer a recarga de fluido no seu aparelho, pode pedir por atendimento aqui: http://www.webarcondicionado.com.br/instaladores/orcamento?utm_medium=cometarioblog
gostei muito bom eu sou formado em eleletricidade se puder enviar um manual por email mais detalhado de como fazer vacuo e colocar o gaz sem mais obrigado
Olá, José
Tudo bem?
Aqui está o manual de boas condutas.
Não seria o contrario super aquecimento somente em sistemas de expansão via capilar pois no caso de expansão solenoide ela mesma controla fluxo de refrigerante no sistema,
possuo um eqpto de ar refrigerante proveniente da china.que comprei de uma empresa que iria fabricar aparelhos de ar conducionadores.
o equipto é novo esta na cx.
pergunta: eu faço o que com isso?
ja me disseram que é pra introduzir gas r 22 nos aparelhos. …mas não sei não. !!
abs e muito obrigado pelo canal.
Olá, Edson.
Não entendi muito bem sua ideia. Você pretende utilizar o equipamento? Se sim, o correto é você chamar um instalador qualificado para instalar a máquina e dar a carga de gás necessária, que irá depender do modelo do seu aparelho. Ficou alguma dúvida?
muito bom gostei muitos disso
Que bom que você gostou, Nelson.
Esperamos seguir colaborando com assuntos interessantes 🙂
Gostaria de receber informações de tudo sobre cursos e apresentação pelo canal web ar condicionado.
Grato
Sds
Olá, Roberto.
Aqui no webAr nós divulgamos cursos realizados em todo o Brasil. Aconselhamos que você acompanhe em nosso blog a seção “Cursos e Eventos”, sempre surgem novas oportunidades. Além disso, para não perder nenhum, sugerimos que você siga nossas redes sociais. Em nosso Facebook, Instagram e Twitter divulgamos todos os cursos lá 🙂
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.