Redação WebArCondicionado
O verão está chegando e, junto com o calorão, podemos esperar muita chuva. Nessa época, é ainda mais importante garantir a proteção da unidade externa do seu ar-condicionado.
Além disso, como todo eletrodoméstico, os aparelhos de ar-condicionado precisam de alguns cuidados especiais em dias de tempestade. O risco de um raio causar queda de energia e descarga elétrica existe, o que pode afetar os aparelhos.
Você sabe como proteger seu ar-condicionado da chuva e dos raios?
Caixa protetora
Os aparelhos de ar-condicionado de “janela” e os aparelhos “split” têm uma parte da sua estrutura exposta ao ar livre. Essa unidade externa, chamada de condensadora, não deve ficar sob a chuva. Algumas pessoas a instalam em varandas ou outros locais cobertos para garantir a proteção.
Nos casos em que o equipamento precisa ficar exposto, sem cobertura, é altamente recomendável usar uma caixa protetora permanente.
A melhor opção costuma ser a caixa de fibra de vidro, por ser um material forte e durável e com alta resistência térmica e elétrica. Vale lembrar que também é uma proteção para os dias de sol, para evitar os efeitos do calor e dos raios UV no seu aparelho.
As caixas protetoras não podem impedir a circulação do ar, por isso elas têm uma tela de alumínio ou frestas do tipo veneziana. É importante também que o modelo não tenha pontos de acúmulo de água da chuva e da condensadora.
Tempestade e descargas elétricas
O Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo. Uma recomendação que pouca gente segue é desligar os eletrodomésticos e tirar da tomada em uma tempestade.
A dica não é diferente para o ar-condicionado. Vale a pena desligar a climatização e esperar a tempestade passar para evitar que seu aparelho queime. Normalmente, os raios mais fortes não duram muito tempo, e assim você garante o ar-condicionado em bom funcionamento para o restante do dia e do verão.
Deixe seu Comentário