Redação do WebArCondicionado
O ar-condicionado é um equipamento pensado para durar mesmo exposto às intempéries do clima. Porém, apesar de as partes externas serem feitas para suportar todo o tipo de tempo, o aparelho pode sofrer com os danos causados pela chuva, maresia e outros tipos de umidade acumulada.
Entre essas preocupações, a mais alarmante é a corrosão, que não afeta apenas equipamentos residenciais como também grandes sistemas de climatização. Geralmente, ela acontece em áreas litorâneas e grandes centros urbanos.
Vamos entender o motivo e saber como prevenir? Vem com a gente!
Maresia e Poluição – Os motivos da Corrosão
Perto do litoral o nível de umidade relativa no ar é altíssima, e a grande culpada é a maresia. A onda de umidade que vem do mar atropela todos os objetos feitos de metal, provocando corrosão no menor dos parafusos até o maior dos condicionadores de ar.
Já nas grandes metrópoles, o problema é a quantidade de poluição. A sujeira e a umidade acumulada com ela, junto com outros gases poluentes que pairam na atmosfera urbana, acabam gerando prejuízos para o sistema de climatização de prédios, escritórios e apartamentos.
Estima-se que, atualmente, um quinto da produção mundial de aço, o principal material usado na fabricação da unidade externa do ar-condicionado, é destinada somente para repor as perdas causadas pela corrosão. Esse número gera um gasto que fica na média de 3% do PIB a cada ano, o que representa um valor em torno de US$ 400 bilhões.
No Brasil, este valor é próximo dos US$ 10 bilhões, sendo que grande parte das reposições por corrosão acontecem na indústria petrolífera, graças às plataformas em alto-mar.
Causas e consequências
Em áreas litorâneas e plataformas marítimas a corrosão é causada pela salinidade do ar e incrustações de poluentes trazidos pela maresia. Já nos centros urbanos, o problema acontece devido à poluição ambiental, chuva ácida e locais onde existe manuseio de produtos químicos.
O resultado disso é que nos dois ambientes se têm a perda de vida útil e da eficiência dos aparelhos. E por incrível que pareça, estas consequências podem aparecer em poucos meses de operação, principalmente nas serpentinas e equipamentos instalados externamente.
Desses, muitos acabam sendo substituídos em partes ou até mesmo totalmente para manterem as características e condições originais dos projetos.
Métodos de proteção do ar-condicionado
Atualmente uma das alternativas encontradas no Brasil é a utilização de revestimentos aplicáveis que podem ser usados nas unidades externas. São feitos à base de alumínio e outras substâncias que contêm tecnologias que protegem os equipamentos da corrosão.
Mas independente do material utilizado, esses revestimentos podem ser aplicados em todo o equipamento, pois possuem camadas finas que não afetam nem mesmo partes com troca de calor (como as serpentinas) e evitam a perda de eficiência energética.
Além disso, esses itens possuem maior resistência à pressão exercida pelas reações de oxidação e aos ventos fortes.
Outro benefício oferecido pelos revestimentos é a resistência aos raios UVA e UVB, protegendo os aparelhos que ficam em exposição constante aos raios solares. Todos esses elementos retardam o efeito da corrosão.
Cidades praianas, sobretudo no litoral nordestino, já contam com esta proteção extra saindo de fábrica nos aparelhos, partindo do pressuposto de que é necessário evitar possíveis problemas relacionados à corrosão. Além de serem economicamente viáveis, grande parte dos revestimentos tem vida útil de até quatro anos.
Protetores Externos
Claro que também vale ressaltar o uso de protetores externos. Além de melhorar esteticamente as instalações, eles aumentam a vida útil dos aparelhos e impedem o avanço da corrosão. Atualmente existem vários modelos para a maioria dos tipos de aparelhos de ar-condicionado disponíveis no Brasil.
Manutenção e limpeza
Além da utilização de revestimentos, estudos realizados nos Estados Unidos mostram que a manutenção preventiva, a higienização, limpeza e checagem periódica ajudam a combater os efeitos causados pela corrosão. Dados revelam que uma condensadora com sujeira nas serpentinas consome 30% de energia a mais que um aparelho sem o problema.
É importante alertar: mesmo que a troca do filtro de sistemas de grande porte ocorra normalmente a cada 90 dias, os especialistas recomendam que a limpeza seja realizada a cada 30 dias.
Inicialmente porque todo o sistema pode ser comprometido pela corrosão, que sai do filtro e afeta as tubulações e unidades, podendo diminuir a vida útil e prejudicar a eficiência do aparelho. Lembre-se que o ar que chega ao ambiente vem acompanhado por agentes contaminantes que podem prejudicar a saúde dos usuários.
Fique atento às análises periódicas do aparelho, além de tomar os devidos cuidados na hora contratar profissionais técnicos adequados para a manutenção e limpeza dos sistemas de climatização. Essas ações irão prolongar a vida útil do seu aparelho e evitar os efeitos da corrosão. Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!
Como posso comprar o produto para proteção dos cobre das serpentinas contra corrosão pelo enxofre ?? Tenho um problema crônico em casa
Oi Alessandro, tudo bem?
Faça contato com a nossa loja parceira: Frigelar.
Lá você encontra acessórios, ferramentas e peças para instalação e manutenção de ar-condicionado.
Pode chamar pelo site neste link aqui, no Whatsapp (51-998-028-999) ou no telefone (0800-008-8999).
Olá, gostaria de saber se não existem filtros que possam manter o sal fora do ar. Eu tenho um sistema de ventilação central em minha casa, o que me dá a vantagem de que nenhum dispositivo em minha casa é afetado pela maresia, só agora depois de 5 anos de uso do meu sistema de ventilação eu tenho que determinar se o ventilador do ar que entra foi totalmente consumido pertence à maresia.
Oi, Hubert!
Como sua dúvida é técnica, sugerimos que compartilhe no Fórum do Ar-Condicionado, pois lá milhares de instaladores e profissionais do setor participam diariamente e trocam experiências, opinando e resolvendo dúvidas. Esperamos que tenha uma boa experiência e consiga resolver sua questão.
Ficamos à disposição como pudermos ajudar.
Link do fórum: (https://www.webarcondicionado.com.br/forum/forum/consumidores/dúvidas-técnicas)
Boa noite!
Moro próximo à praia em Macaé-Rj e perdi 2 aparelhos split excelentes, da marca Fujitsu Inverter, que duraram 9 anos sem proteção alguma e manutenções a cada 2 anos devido ao baixo uso. Preciso comprar outros e estou pesquisando quais modelos me oferecem a melhor proteção contra corrosão. O técnico informou que não conhece aparelho aqui na região que tenha durado tanto tempo quanto os meus. Ainda assim, penso não ser admissível não encontrar serpentinas de cobre para reposição nos meus aparelhos, pois o resto está tudo novo. Há vários furos nas serpentinas dos 2 e não compensa a soldagem, logo, se vcs souberem me informar onde consigo as serpentinas para os modelos que tenho, agradeço. A saber:
1 FUJITSU modelo AOBR12JGC de 12000 BTU/h e
1 FUJITSU modelo AOBR18JCC de 18000 BTU/h.
Caso não seja possível encontrar as serpentinas irei adquirir novos e solicito a opinião de vcs sobre modelos resistentes à maresia e qual a caixa de proteção indicada.
Desde já agradeço a atenção e a ajuda de vcs.
Atenciosamente.
Marco Smith
Olá Marco, tudo bem?
Segue Loja parceira que comercializam peças desta marca e também que poderá lhe auxiliar se necessário na aquisição de novos aparelhos:
– Frigelar (51) 3314-8977 ou http://www.frigelar.com.br
Muito bom as informação
Olá Eliardy,
Ficamos muito felizes em saber que ajudamos você, a ideia é exatamente essa. Você já recebe a nossa News e ofertas semanais, ou nos segue em nossas redes sociais? Fica a dica se quiser nos acompanhar e ficar por dentro de tudo relacionado ao mundo da climatização e refrigeração:
Coloque seu nome e e-mail nos campos que ficam aqui na capa do Portal.
Redes Sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/pg/portalwebarcondicionado/
Instagram – https://instagram.com/webarcondicionado/
Twitter – https://twitter.com/portalwebar
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.
Bom dia! Trabalho com manutenção preventiva e corretiva com todo tipo de equipamento de refrigeração como exmplo chiller,self container,resfriadores de líquido,split,acj etc em uma área industrial onde a contaminação com enxôfre é alta, portanto nas unidades evaporadoras onde ocorre a troca de calor de líquido para vapor umidece e consequentemente forma ácido súlfurico e corrói principalmente as estremidades das tubulações de cobre provocando vazamentos e perda de gás refrigerante,vocês tem algum produto que possa indicar para neutralizar este problema?
Ola Ademir, recentemente introduzimos no mercado brasileiro um produto mundialmente utilizado para proteção anticorrosiva para sistemas de HVAC e Refrigeração. Somos os aplicadores do INSITU, é um revestimento que oferece o mais alto nível de proteção anticorrosiva para HVAC & Refrigeração. É um polímero flexível à base de água que é aplicado nos chillers, condensadores, VRF e ar condicionados instalados. A proteção resiste à corrosão, maresia, raios UV e à umidade. Mais informações acesso http://www.lubega.com.br
Olá Ademir,
nós somos um portal de comunicação e comparador de preços de ar-condicionado, não trabalhamos com nenhum tipo de produto.
Obrigado pelo contato.
Gostaria de saber como faço para aplicar o produto de proteção na serpentina do ar condicionado de janela esse que vocês indicaram. Obrigado pela atenção
Olá Vagner,
aconselhamos que compartilhe a sua dúvida com técnicos do setor, utilizando o nosso Fórum. Acredito que alguém conseguirá lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Tenho ar condicionado em varias unidades de marca Consul e Springe .Tenho notado que as empresas que fabricam estes aparelhos não usam na sua base (fundo do ar condicionado de janela) material anti- corrosão como fibra , alumínio e outros . Porque? Exigindo troca do produto apenas porque fundo estragado enquanto toda unidade está perfeita. Qual o fabricante que usa material apropriado anti-corrosão?
Olá Alderico,
diversas marcas oferecem aparelhos com proteção anti corrosão, entre elas a LG, Samsung e York. Mas aconselhamos que compartilhe suas dúvidas no Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar a descobrir outras marcas.
Obrigado pelo contato.
eu queria saber qual tinta eu posso usar , para pintar o codesador
Olá Alisson,
você pode pintar com tinta epóxi ou spray multi uso.
Obrigado pelo contato.
Desculpe- me da franqueza , mas eu acho que este produto que vc está vendendo,
não´é original, pois contatei o dono da PATENTE e ele não o reconhece como
comprador. Então procure certificar se o seu aparelho é quente.
Olá, Junior.
Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar-condicionado. Não vendemos nem instalamos produtos ou aparelhos.
Agradecemos o contato.
Onde posso adquirir o produto para proteção contra corrosão ?
Olá João.
Esse produto, por exemplo, você pode filtrar por sua cidade.
Obrigado pelo contato.