Redação do Portal WebArCondicionado
Quando um possível cliente interessado em instalar o ar-condicionado entra em contato, como você passa o orçamento a ele? Pergunta alguns detalhes por telefone mesmo sobre como é o espaço que irá receber o equipamento e já responde com uma média de preço ou prefere fazer uma visita técnica para entender melhor a necessidade?
Alguns instaladores que estão lendo isso irão dizer que fazem questão de conversar com o cliente pessoalmente antes de dar seu orçamento, já outros irão justificar que é melhor facilitar as coisas e falar por telefone ou WhatsApp mesmo, afinal, tempo é dinheiro.
Existe um certo ou errado? O que evitar de fazer ao dar o orçamento ao cliente para garantir a contratação do serviço?
Acompanhe abaixo algumas dicas de como NÃO fazer um Orçamento de Instalação de Ar-Condicionado:
Não faça Orçamento de Instalação por Telefone ou à Distância
Quando você conversa com o cliente apenas pelo telefone ou WhatsApp, sem realizar uma visita para analisar o local, não há como ter um contato e argumento técnico, mesmo que ele te descreva o espaço onde o ar-condicionado será instalado.
Por isso, quando a pessoa entra em contato com você para saber quanto será cobrado, na maioria das vezes ela já tem em mente o preço médio de uma instalação padrão e sabe quanto quer pagar. Sem conhecer melhor o seu serviço, ela pode acabar fazendo um “leilão” com o seu orçamento, preferindo o instalador que cobra 300 reais ao invés do técnico que pede 650.
Resumindo: prefira fazer uma visita técnica para passar seu orçamento, dessa forma você pode explicar ao cliente como funciona a instalação – pois muitos nem tem ideia disso -, e justificar o preço cobrado, ganhando assim a confiança do cliente ao detalhar melhor o que será feito.
Outra vantagem de visitar o local da instalação é que assim você pode identificar o perfil do cliente e entender suas necessidades e preferências, tendo a oportunidade de dar sugestões sobre a instalação de acordo com o que o cliente quer.
LEMBRE-SE: Você não está apenas instalando um equipamento, e sim oferecendo uma SOLUÇÃO ao público. Portanto, agregue valor à instalação e priorize o orçamento presencial.
Evite cobrar pela Visita Técnica
Agora que você compreende melhor os benefícios de fazer um orçamento com a visita técnica, outra dica é não cobrar por essa visita ao local da instalação. Assim você não corre o risco de que o seu serviço seja dispensado na hora mesmo, afinal, dificilmente alguém irá querer pagar por algo incerto.
Infelizmente o cliente não tem noção sobre o tempo que você leva para chegar ao local e o custo com o deslocamento, e na teoria pode parecer justo cobrar uma taxa mínima por isso. Mas cobrar para realizar um orçamento na maioria das vezes distancia os clientes de contratar o seu serviço.
Se você não tem como abrir mão disso, o que você pode tentar fazer é cobrar um pequeno valor pelo orçamento e se o cliente aprovar, descontar esse valor no preço da instalação.
Dica: Organize sua agenda de serviços contratados e orçamentos
Para quem considera perda de tempo realizar as visitas sem ter nada definido, uma dica para que isso não atrapalhe sua rotina de serviços é reservar um dia da semana para deixar agendadas todas as visitas técnicas marcadas.
Dessa forma as visitas não impedem você de cumprir a agenda de instalação e você organiza melhor seu tempo, aumentando as chances de vender mais serviços ao atender seus futuros clientes presencialmente.
Não é perda de tempo, é investimento!
Seja um técnico qualificado e demonstre seu profissionalismo ao cliente! Conhecendo seu serviço melhor, ele vai ter uma segurança maior e vai te contratar no lugar do instalador que já saiu dando orçamento sem analisar o local da instalação.
E o melhor de tudo: com o próprio cliente satisfeito, ele mesmo vai te indicar para outras pessoas.
E aí, o que achou dessas dicas? Concorda? Pensa e trabalha diferente? Conte para a gente nos comentários abaixo!
Perfeito, pratico há muitos anos a visita comercial e técnica sem cobrar. Os resultados é 80% positivo.
Também não costumo cobrar orçamento e faço questão de visitar, ás vezes é complicado, pelo alto preço dos combustíveis no Brasil, estacionamento e manutenção veicular. E nem todos os clientes procuram qualidade na instalação, buscam sim preços baixos e depois procuram nossos serviços pra
SHOW de bola,eu também faço desta forma,prefiro fazer a visita para dar o orçamento até mesmo para a manutenção
Eu também faço sempre o orçamento no local.Porque o cliente está te observando, assim é maior a oportunidade de autorizar serviço
Parabéns, pelas informações eu já trabalho desta forma, sempre procuro ir no cliente para ver exatamente o que ele precisa. E já ocorreu de eu passar um orçamento ele ir procurar outro bem mais barato, mas quando ele começa a perguntar para o outro instalador vai fazer, e começa a comparar com a explicação técnica que eu orientei, na mesma hora o cliente já muda de ideia e acaba fechando com a minha empresa.
Sim, Rogério.
A explicação faz toda a diferença, e que bom que os clientes estão percebendo isso.
Sucesso e prosperidade para você e sua empresa. Grande abraço!
Boa tarde.
Os clientes hoje estão cada vez mais valorizando seu investimento em Ar Condicionado, principalmente os Inverter.
Não estão mais querendo penduradores de máquinas e sim técnicos com qualidade e conhecimentos. Conheço vários penduradores q desistiram do mercado.
Trabalho muito por indicação e não tenho muitos problemas com a concorrência, porém prefiro ir até o cliente. Como vcs disseram, indo até o cliente, podemos checar vários detalhes inclusive a distância entre as máquinas. Muitas vezes o cliente não tem como repassar com segurança está distância e seu orçamento ficaria comprometido.
Boa sorte a todos.
Isso aí, Valdir.
Ficamos felizes em saber que você está colhendo os frutos de um ótimo trabalho.
Sucesso pra você e sua empresa! Conte sempre com a gente.
É muito relativo, não cobrar o orçamento, pois aqui em nossa região , infelizmente tem muitos clientes que lhe pede para fazer um orçamento , vc se deslocar até o cliente, verificar o local, explicar para o cliente como será o serviço e o local melhor para instalar o ar, e ele simplesmente , agradece e chamar os penduradores de ar, já informar a eles o local melhor para a instalação ou seja vc que informou tudo, é repassado para os não profissionais, e sua experiência , onde fica ???
Olá, Alessandra.
Entendemos sua opinião, infelizmente nem todos os clientes tem essa noção mesmo e acabam prezando pelo preço. Como falamos no texto, nossa dica não é impor que os técnicos não cobrem a visita, mas evitar pois assim é mais fácil ganhar o cliente. O problema, como você falou, é que existem esses gastos com deslocamentos e afins, além do tempo que é levado.
Resumindo, a forma como fazer o orçamento é particular de cada instalador e cada um conhece o que é melhor pra si, mas esperamos que com essas dicas os serviços possam melhorar. Essa é a intenção da postagem.
Abraço!
Muito boa essa informações parabéns por isso ,Espero muitos mais de vcs sei ,sempre darão ótimas informações obrigado
Fala, Edisley!
Obrigado pelo apoio, amigo! Com certeza seguiremos nos esforçando para sempre ajudar nossos parceiros com as melhores informações.
Abraço!
Bom dia!
Gostei muito, são dicas preciosíssima.
Irá me ajudar muito.
Obrigado.
Bom dia, Elizeu!
Que bacana que você gostou! Com certeza vai te ajudar sim. Conte sempre com o WebArCondicionado.
Grande abraço!
bom dia povo eu tenho minha opinião esta muito bagunçado sobre os valores eu cobro em uma instalação basica em torno de 350,00 tem um pessoal que c julga instalador cobra 200,00 não da pra entewnder como a pessoa vive tem que colocar material nesse valor nao temos fiscalização nisso para uma tabela certa ou vamos ter que acabar fazendo serviço diferenciado.
Olá, Claudemir.
De acordo, infelizmente o setor acaba se prostituindo com os famosos “penduradores de ar” mesmo, que cobram bem abaixo do que é necessário. Mas com certeza essas pessoas não fidelizam os clientes e por isso perdem trabalho depois. Prezamos pelo preço justo e apoiamos os serviços de qualidade, assim certamente sua cartela de clientes irá aumentar, pois um cliente sempre indica seu serviço para outras pessoas se for bem feito e irá chamá-lo para uma manutenção, por exemplo.
Ficamos na torcida e compartilhamos conhecimento para qualificar o setor e quem sabe um dia termos uma tabela padrão de preços.
Conte sempre com a gente.