Podemos dizer que o conforto é o principal motivo das pessoas preferirem os shoppings na hora de fazer suas compras, almoçar, jantar ou simplesmente dar uma voltinha. E o ar-condicionado é quase que o principal aliado desses estabelecimentos na hora de conferir o bem estar dos clientes.
Mas o que muitas pessoas devem se perguntar, principalmente no verão, é como funciona o sistema de climatização de um shopping, como pode um ambiente tão grande estar sempre geladinho?
Os sistemas de climatização variam de acordo com o tamanho e necessidade de cada shopping.
Os principais sistemas utilizados
Ar-condicionado central: Pode ser aplicado equipamentos como Chiller, Self contained e Fancoil.
Ar-condicionado chiller: Chillers são resfriadores de água. A água gelada produzida por eles é utilizada com o objetivo de arrefecer (resfriar) o ar, produtos ou equipamentos conforme a necessidade. Eles possuem uma grande potência e são capazes de trabalhar com grandes variações de temperatura.
Ar-condicionado self contained: Esse equipamento reúne condensadora e evaporadora num gabinete que pode resfriar um andar inteiro.
Ar-condicionado fancoil: Os equipamentos do tipo Fan Coil utilizam água gelada em seu sistema e não necessitam de fluidos refrigerantes para funcionar.
Leia também: Como Funciona e se Controla a Temperatura do Ar-Condicionado no Cinema?
Shoppings de grande porte utilizam sistema de refrigeração por expansão direta
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindishopping de Curitiba (Sindicato dos lojistas do comércio estabelecidos em shoppings centers), quase todos os shoppings de grande porte utilizam o sistema de refrigeração por expansão indireta. Que funciona da seguinte forma: “uma central mantém a água em uma temperatura bastante baixa. Essa água gelada é então distribuída para todo o shopping por meio de tubos para atender os aparelhos condicionadores de ar instalados em cada espaço junto aos ambientes. O ar quente retorna por estes mesmo dutos, e resfriado. Ambientes grandes como a praça de alimentação têm grandes aparelhos instalados. Já ambientes menores, como as lojas, têm equipamentos menores”, explicou o Sindishopping.
O engenheiro mecânico Luiz Fernando Michelena, entrevistado pelo Sindishopping, diz que um shopping de grande porte chega a investir até R$15 milhões num sistema de climatização deste tipo. E para economizar energia, eles costumam desligar a central nos horários de pico, geralmente entre 19h e 21h, e deixar ligado durante a noite para a produção de gelo ou água. Isso não interfere na climatização dos ambientes e garante uma grande economia.
informações sobre Fancoil
Olá, Ivanildo, tudo bem?
Temos uma postagem sobre Fancoil, aqui: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-fan-coil
O chiler não é um sistema expansão direta!
Obrigado Aleksandro, já corrigimos.
É uma realidade. Trabalho nesse ramo e sei, não podemos descuidar. A refrigeração de um ambiente traz clientes, lota o ambiente, mantendo o conforto e a performance saudável de um jardim.
A reportagem foi importantíssima. Gostaria de ver mais. E, também sobre a manutenção desses equipamentos, que me fascinam.
Creio que haja um equivoco, neste processo a expansão é indireta.
O Valter antecipou-se à minha observação.
Obrigado Getulio, já corrigimos.