Além da projeção de edifícios sustentáveis e de aperfeiçoar a eficiência energética dos sistemas de climatização, a utilização de fontes renováveis de energia também vêm ganhando força. E para desenvolver sistemas mais eficientes que não causem impacto no meio ambiente, cientistas e engenheiros estão buscando novas maneiras de aproveitar estes recursos.
Uma dessas fontes é o solo. Através da geotermia, conceito que corresponde à energia solar concentrada no chão, é possível criar um sistema com fonte inesgotável de energia. Assim, o terreno pode ser usado tanto para aquecer quanto para resfriar um ambiente através de um ciclo termodinâmico, feito por um dispositivo chamado de bomba de calor.
O clima do solo
A condição climática considerada confortável para um ambiente é de 22ºC. Através de análises de solo descobriu-se que a poucos metros de profundidade, a temperatura fica entre 14ºC a 18ºC, aproximadamente. Era preciso apenas encontrar uma maneira de transferir essa energia do solo fresco até as superfícies externas de construções, que podem ser mais frios ou mais quentes.
Este sistema cria uma barreira térmica, que impede a variação da temperatura, climatizando o interior dos ambientes. Com a aplicação da energia armazenada no solo, a diferença climática, dentro da construção, durante todo o ano seria de apenas 5ºC, enquanto que geralmente no inverno é de 15ºC e no verão é 8ºC.
Bomba de calor
De um modo geral, o dispositivo é semelhante ao piso térmico, onde a tubulação se encontra dentro da estrutura do ambiente, piso, teto e parede. A circulação de água aquecida ou resfriada previamente no solo entre os tubos é feita pela bomba de calor, propiciando a climatização. Depois que termina de circular pelo sistema, a água volta à base e volte a trabalhar. Assim, no verão ele retira o calor da estrutura e a transporta para uma zona fria da terra, enquanto no inverno ela retira o calor do solo e transporta até o edifício.
Mesmo sendo aparelhos elétricos, as bombas de calor são favoráveis no ponto de vista energético. Eles possuem um consumo de energia baixo se comparado à energia que é transferida, sendo mais eficiente que o uso de aparelhos de ar condicionado comuns.
Barreiras para o Brasil
Países como Canadá, Estados Unidos, Índia, China e Japão estão optando pelo sistema. Somente na Alemanha a taxa anual de novas instalações chega a 125 mil unidades por ano. Mas e no Brasil essa poderia ser aplicada?
Estudos mostram que as regiões litorâneas são as que possuem um potencial enorme. Nestes locais há bons índices de irradiação solar e a maresia e projetos de climatização comuns estão sujeitos à serem danificados pela maresia e índices de umidade. A utilização da bomba de calor geométrica também pode ser indicada em latitudes mais altas.
Uma pesquisa feita por José Wilson, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mostra que em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura média anual é de 19,5ºC. O professor aponta que se levar apenas em consideração o modo resfriamento, o sistema geotérmico teria uma diferença de temperatura ar-solo de 2,5ºC durante todo o verão, condicionando um ambiente a 22°C, enquanto o ar condicionado comum operaria com diferença de até 9ºC para promover a mesma temperatura. Deste modo, o consumo de energia elétrica diminuiria cerca de 48%.
Boa tarde. Fiquei interessado no assunto sobre geotermia. Estou analisando a possibilidade de usar essa técnica para resfriar água de processo para uso industrial. Tem como indicar algum pesquizador ou profissional que possa orientar esse trabalho? Obrigado.
Olá Vanderlei, tudo bem?
Em São Paulo, a UPS trabalha no projeto do 1° edifício climatizado com energia do solo, no Brasil.
Sugerimos que entre em contato a Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, setor da universidade responsável pelo projeto.
O Contato pode ser feito por este link aqui.
Poderia com apoio de vocês conseguir informes que relacionem as temperaturas no sub solo, até 2 metros de profundidade. Variáveis no tempo em horários e em dias, em localidades e com outros informes que muito nos ajudarão. Agradeço.
Olá Rogerio, tudo bem?
Produzimos conteúdos como esses para ajudar nossos leitores.
Agradecemos pelas sugestões, que serão consideradas em futura atualização do conteúdo.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.
Quero informes sobre as temperaturas no subsolo em diferentes medições realizadas. Agradeço.
Olá Rogerio, tudo bem?
Produzimos conteúdos como esse para ajudar nossos leitores.
Agradecemos a sugestão de informação relacionada ao tema da publicação.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.
Bom dia.
Estamos construindo uma casa na cidade de Balneário Camboriú (SC) e pretendemos instalar um sistema se climatização geotermica.
Temos lido algo a respeito, mas até o momento não conseguimos informações maus técnicas a respeito.
Entendemos o princípio, mas não sabemos qual a metragem dos canos subterrâneos necessária, nem tampouco o diâmetro dos mesmos.
A parte a ser climatizada tem 100m2. com um pé direito de 4m.
Poderiam nos auxiliar, por gentileza?
Desde já agradeço.
Olá Hélio, tudo bem?
Sugerimos que compartilhe sua dúvida no Fórum do Ar-Condicionado.
No espaço diversos profissionais compartilhar experiências, trocam dúvidas e se ajudam diariamente.
Pode postar sua dúvida nesta categoria.
Agradeço me indicarem empresa em SP que possa estudar um projeto de climatizaçao geotermica para minha casa. Aguardo, agradeço.
11999706122
Olá Gessé, tudo bem?
O WebArCondicionado não faz esse tipo de serviço. Aqui no nosso blog escrevemos conteúdo como esses para ajudar nossos leitores.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.
Estamos iniciando a obra de nossa casa (300 m2, divididos em 2 pisos) e gostaríamos de saber onde encontrar mais material sobre o tema.
Olá Hélio, tudo bem?
Aqui no nosso blog escrevemos conteúdo como esses para ajudar nossos leitores.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.
Gostaria de saber se alguma empresa oferece cursos pra elaborar projetos deste tipo.
Olá Flávio, tudo bem?
Se soubermos de algum curso publicaremos aqui no nosso Blog, fique ligado.
Estou interessado em instalar um sistema de climatização em minha casa, está casa tem 200m2 poderia me orientar na compra dos equipamentos?
Olá, Nequir, tudo bem?
Precisamos de mais informações. Para um ambiente só de 200 metros quadrados, você precisa de no mínimo 60 mil BTUs. Mas se esse ambiente é separado por divisórias e portas ou até por andares, bom, aí é outra história. Também é necessário calcular quantas pessoas circulam pela casa e quantos eletrônicos você possui nela. Tudo isso vai alterar o tipo de ar-condicionado e a potência do mesmo.
Sin duda en el articulo he encontrado unos buenos consejos. Gracias
Os adrezco el compartir con todos nosotros toda esta practica información. Con estos granitos de arena hacemos màs grande la montaña Internet. Enhorabuena por esta web.
Saludos
Ficamos felizes em ajudá-los.
Um grande abraço!