Processos ocorrem nos aparelhos na hora de climatizar o ambiente
A tecnologia faz parte da climatização. Existem diversas formas de automação e integração dos equipamentos condicionadores de ar, seja para controle do funcionamento ou para identificar códigos de erros.
Cada vez mais temos a preocupação em oferecer aparelhos de ar-condicionado de tecnologia Inverter e promover a economia de energia. Porém, a atenção fica menor na hora da instalação e manutenção dos equipamentos.
Somente esses cuidados vão garantir os benefícios de eficiência energética. Em minha experiência profissional, percebi a necessidade de aprofundar informações sobre o ciclo básico de refrigeração, de aquecimento e dos seus componentes no ar-condicionado.
Durante meus treinamentos, recebo muitas perguntas sobre o ciclo de refrigeração e de aquecimento no ar-condicionado. Pensando nisso, resolvi abordar o tema em minha primeira coluna no blog WebAr.
Ciclo Básico de Refrigeração no Ar-Condicionado
O equipamento tem a função de condicionar o ar do ambiente interno, proporcionando conforto térmico aos seus ocupantes. Isso ocorre pelo controle simultâneo da temperatura, umidade, velocidade e pureza.
Para que parte do controle aconteça, é necessário que o ciclo básico de refrigeração funcione corretamente.
Mas o que é o ciclo básico de refrigeração? É um ciclo de compressão de vapor hermético (fechado, selado), que através do gás refrigerante (R-22, R-410A e R-32) e demais componentes, adiciona ou absorve calor.
Por isso, os compressores utilizados em equipamentos condicionadores de ar não podem comprimir o líquido. Quando isso ocorre temos a avaria do componente pelo cálcio hidráulico. Mas isso é assunto para outro texto.
Conheça os componentes do ciclo de compressão de vapor e a sua função:
Compressor
Circular o gás refrigerante dentro do ciclo, através do processo de compressão e sucção.
Válvula Reversora
Alterar o caminho do gás refrigerante após a saída do compressor, direcionando ou para o condensador ou para o evaporador. Isso permite o aquecimento dos ambientes internos.
Trocador de Calor Externo
Alterar o estado do gás refrigerante, por meio da troca de calor com o ambiente externo.
Dispositivo de expansão
Promover a diferença de pressão e temperatura do gás refrigerante entre o condensador e o evaporador, pela restrição da passagem do fluído.
Trocador de Calor Interno
Alterar o estado do fluido refrigerante, através de troca de calor com o ambiente interno.
Tubulação de Cobre
Unir todos os componentes mecânicos do ciclo de refrigeração.
Gás Refrigerante
Transportar o calor dentro do ciclo de refrigeração.
Vou evitar o uso dos termos “evaporadora” e “condensadora”, que são as unidades interna e externa do ar-condicionado, respectivamente, para facilitar o entendimento.
Como é o Funcionamento do Ciclo
O processo inicia no compressor, que succiona e comprime o fluido refrigerante, que ganha calor e se torna vapor superaquecido. Após ele é impulsionado para o trocador de calor externo, que rejeita o calor do gás, através do trabalho do motor ventilador.
A partir disso, ocorre uma mudança de estado através da condensação. O gás refrigerante chega no dispositivo de expansão no estado líquido, mas em média temperatura.
Ao passar pelo dispositivo, o gás se torna subresfriado e baixa a temperatura. Desta forma, poderá absorver o calor do ambiente, permitindo a climatização conforme programado no controle remoto.
Como é mostrado no desenho esquemático, o ciclo está sem a válvula reversora. Com ela, o ar-condicionado tem o ciclo reverso, ou seja, ocorre o aquecimento. Mas como é o funcionamento do compressor e do ciclo em aquecimento?
Irei apresentar os dois ciclos juntos para facilitar o entendimento do compressor. A única mudança é no caminho do gás. Ela ocorre pela válvula reversora, também chamada de válvula de 4 vias.
Como é o Ciclo de Aquecimento no Ar-Condicionado
O processo se inicia da mesma forma no compressor, que succiona e comprime o gás refrigerante, que ganha calor e se torna vapor superaquecido e é impulsionado para a válvula reversora.
Como a válvula está acionada, direciona o gás refrigerante para o trocador de calor interno, que por meio da turbina, aquece o ar do ambiente. Isso tudo de acordo com a temperatura selecionada no controle remoto.
No ciclo reverso, o dispositivo de expansão tem uma função adicional de registro. O componente restringe a passagem do gás refrigerante e permite que fique em forma de vapor superaquecido.
Isso tudo dentro do trocador de calor interno, aquecendo o ambiente, antes de ter o seu estado alterado para líquido e chegar ao trocador de calor externo, que irá absorver o calor do ambiente externo.
A partir daí, irá se tornar vapor saturado e passará novamente pela válvula reversora. Assim, poderá retornar ao compressor.
Diferença Refrigeração x Aquecimento
Com base na explicação, é possível observar que o funcionamento do compressor se mantém e a válvula reversora alterna o caminho do ciclo, na comparação do ciclo de refrigeração e de aquecimento, no ar-condicionado.
No resfriamento, o gás refrigerante é direcionado para o trocador de calor externo. Já no aquecimento, o gás refrigerante vai para o trocador de calor interno.
Entendeu o ciclo básico de refrigeração, tanto no aquecimento como no resfriamento, no ar-condicionado?
Ficou com alguma dúvida? Por fim, faço uma provocação: Além de transportar o calor no ciclo de refrigeração, qual a outra função do gás refrigerante?
Deseja conhecer mais o colunista William G. Benedicto? Pode chamar o profissional pela página da GB Consultoria e Formação clicando aqui.
O texto é de autoria do nosso colunista. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado.
Quer ser nosso colunista e ganhar visibilidade no maior portal de climatização do Brasil? Entre em contato com o WebArCondicionado.
Boa tarde!
Boa as explicações, didáticas e objetivas sobre os condicionadores de ar, relativas ao ciclo básico de refrigeração e diferença entre a refrigeração e aquecimento. Desejo sucesso e forte abraço.
Oi, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.
Você tem curso de Refrigeração on-line ???
Oi Carlos, tudo bem?
Não temos curso de refrigeração no formato online.
Em nosso blog, temos um conteúdo que réune espaços de cursos de refrigeração.
Pode entrar na publicação clicando neste link aqui.