O setor de Fluidos Refrigerantes da Chemours, empresa criada a partir da separação da área de Especialidades Químicas da DuPont, apresentou ao mercado brasileiro uma nova geração de fluidos refrigerantes Opteon™, que segundo a fabricante, reúne o que há de mais inovador na indústria hoje.
Os fluidos refrigerantes da linha Opteon™ são HFOs ou hidrofluorolefinas e possuem características termodinâmicas semelhantes as dos HCFCs e HFCs, atualmente aplicadas no mercado.
Segmento automotivo
O produto da linha indicado para o segmento automotivo, é o Opteon™ YF, já alinhado à normativa europeia F-GAS, que exige o uso de fluido refrigerante com potencial de aquecimento global abaixo de 150 para ar-condicionado automotivo.
De acordo com a Chemours, Opteon™ YF possui baixo índice de flamabilidade por ser um fluido a base de HFO (hidrofluorolefina). Por isso ele não degrada a camada de ozônio e oferece bom desempenho em termos de segurança, pois é termicamente estável sob condições de uso extremas. E tanto em relação à eficiência energética, quanto à capacidade de refrigeração, ele pode substituir o R-134a, mesmo em regiões mais quentes.
Testes realizados em laboratórios validam a similaridade dos fluidos, como demonstra o quadro a seguir:
A Chemours acredita que a partir de 2017, haverá uma adoção global do OpteonTM YF nos sistemas de ar-condicionado automotivo de veículos novos. Isso quer dizer que poderá ocorrer uma economia de cerca de 2,2 bilhões de litros de combustíveis por ano, o que reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa.
Deixe seu Comentário