* Atualizado em 13/02/2019

Atenuação acústica aplicada em sistemas de climatização

Um ar-condicionado barulhento pode se tornar dor de cabeça tanto para quem está no ambiente climatizado, quanto para vizinhos em áreas externas. É normal os aparelhos de ar condicionado emitirem alguns ruídos. Entretanto, se os barulhos forem acima do permitido, é preciso realizar um projeto de atenuação acústica, seja em pequenas instalações domésticas ou grandes projetos industriais.

Para explicar como funciona esse processo de redução de ruídos, o Portal WebArCondicionado entrevistou o diretor geral da Briza Acústica, empresa especializada em acústica e ar-condicionado, Valdenir Soriani.

Leia também: Qual modelo de ar-condicionado é o mais silencioso?

Entrevista 

WebAr: O que são ruídos em sistemas de ar condicionado?

Valdenir Soriani: Qualquer aparelho pode produzir ruído acima dos limites estabelecidos pelas normas vigentes. O ruído produzido pelo sistema de ar condicionado, no interior de ambientes habitados, é regulamentado pela NBR 10.152 da ABNT, de dezembro de 1.987. Já nas áreas externas, a regulamentação fica por conta da NBR 10.151 e pelas leis Estaduais e Municipais, que legislam sobre direito de vizinhança.

Na maioria dos casos, os mini-splits (split hi-wall) produzem ruído no interior do ambiente superior aos limites recomendados pelas normas. Enquanto as condensadoras destes mini-splits podem produzir sons que se propagam para a vizinhança acima dos limites estabelecidos por lei.

O que é a acústica aplicada em ar-condicionado?

VS: É o estudo dos níveis de ruído produzidos pelos sistemas de ar-condicionado, comparação destes níveis com as normas vigentes e a apresentação de soluções técnicas para redução destes sons quando os mesmos estiverem acima dos limites recomendados.

Como funciona a redução de ruídos em grandes sistemas?

VS: Não existe uma regra, deve ser estudado com muita técnica, caso a caso. Primeiro é necessário analisar qual o tipo de equipamento em questão: torre de resfriamento, chiller com condensação a ar ou uma simples unidade condensadora. As soluções vão desde a construção de paredes de alvenaria para servirem de barreira acústica (em alguns casos estas barreiras devem ser completamente absorvedoras do ruído em questão), até a instalação de inversores de frequência, com ênfase no controle do ruído e não no controle da temperatura. A programação destes inversores é completamente diferente da aplicação no controle da temperatura.

O procedimento pode ser aplicado em todo tipo de equipamento?

VS: Tudo depende do caso analisado. Nas unidades externas, em alguns casos, podem ser utilizados materiais porosos para absorver o ruído. Nas torres de resfriamento é muito difícil a utilização de materiais porosos em função da umidade excessiva destes locais. No interior das casas de máquinas de selfcontained, unidades evaporadoras, não podem ser utilizados materiais porosos, devido aos riscos de contaminação do ar climatizado por colônias de bactérias que se desenvolvem nos materiais fibrosos. Nesses casos devemos encontrar outras soluções.

Barreira Acústica para Condensadoras

 

Existe uma carga térmica mínima para desenvolver um projeto?

VS: Não existe uma capacidade específica para que possa ser desenvolvido um projeto. Quando o ruído é produzido por mini-split ou outros sistemas pequenos, quando uma manutenção bem feita não resolve o problema, é comum recomendarmos a substituição do aparelho por outro mais silencioso.

Como é feita a manutenção do projeto?

VS: Quando o projeto é bem elaborado e a obra bem executada, via de regra, não há necessidade de manutenção. Fez está feito, e pronto!

Qual material é usado?

VS: Os mais diversos possíveis, desde vidro, painéis de fibrocimento, chapas de aço, alvenaria, lã de vidro, lã de rocha, fibra cerâmica de alta temperatura. Normalmente usa-se materiais antichamas.

Valores?

VS: Não existe valor estimado por TR ou por metro quadrado de área. Se o problema do ruído é no interior d0 ambiente climatizado, depende se é um escritório dentro de uma indústria ou se é um estúdio, um teatro, biblioteca, estabelecimento bancário, etc. Se o problema do ruído está no lado de fora, que se propaga para a vizinhança, depende do zoneamento, do tipo de vizinhos e da distância em que se encontram.

Devemos lembrar que ao implantar um sistema de ar condicionado, se tivermos o cuidado de nos preocuparmos com ruído, podemos investir pequenos valores adicionais e entregar um sistema silencioso. Porém, depois de pronta a instalação verificar que o ruído está excessivo, fica muito mais dispendiosa a correção do problema e, muitas vezes, não se atinge os resultados esperados.

Quanto tempo dura um projeto de acústica aplicada?

VS: Os mais simples podem ser elaborados em poucos dias, 7 a 10 dias. Os maiores e mais complexos podem exigir medições do ruído e mapeamento prévio (previsão e avaliação do ruído) e isto pode demorar de 30 a 90 dias, dependendo do caso.

Quando se aplica acústica em sistema de ar condicionado aumenta o consumo de energia?

VS: De forma alguma, desde que o projeto de acústica seja elaborado por profissional com experiência em acústica e experiência em projetos de ar condicionado, em muitos casos, aumenta a eficiência energética dos equipamentos, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Isolamento Acústico de Condensadoras

 

Agora que você entende melhor sobre atenuação acústica em sistemas de climatização, compartilhe esse conteúdo com outras pessoas interessadas, ou então deixe um comentário.

 

Redação do Portal WebArCondicionado
Compartilhar: