Atualizado em 17/06/2021
Conheça quais são as cidades mais frias do Brasil, mas atenção, pois as localidades podem surpreender você
Chega o inverno e o brasileiro começa a se preocupar com casacos e aquecimento. Como faço para esquentar minha casa com o ar-condicionado? Tem outras alternativas mais baratas para se proteger do frio? Porém, não é em todo canto do nosso país que faz um inverno rigoroso, e tem gente que, ao invés de fugir, vai atrás desse friozinho.
Agora, tanto faz se você quer evitar ou se jogar no geladinho dessa estação, hoje nós vamos te ajudar listando as cidades mais frias do Brasil! Vamos nessa?
Cidades da região sul são as mais frias do Brasil
Impossível não começar pela região sul, não é? Por causa do seu território extenso, o Brasil possui climas muito diferentes acontecendo ao mesmo tempo. Nós explicamos um pouco sobre isso quando falamos dos ciclos de chuvas no nosso país.
Por isso, algumas regiões como o sul e o sudeste costumam ter estações mais bem definidas do que no restante do território. Quanto mais ao sul, ou quanto mais alta estiver a cidade, maior a chance de ela ser bem fria.
Rio Grande do Sul
Vacaria
A 971 metros de altitude, as temperaturas médias dessa cidadezinha ficam entre 13ºC e 6ºC no inverno, podendo atingir números negativos por alguns dias e durante a noite. É normal que, nos períodos mais frios, tenha formação de geada e até a ocorrência de neve.
Gramado
Talvez a cidade turística mais famosa do Rio Grande do Sul, por causa do seu clima europeu, é sede do Festival de Cinema de Gramado e fica a 830 metros de altura. As médias de temperatura no inverno ficam entre os 15ºC e os 8ºC.
Caxias do Sul
Com médias de 14ºC e 7ºC no inverno, esta cidade já registrou até -6ºC e neve de pouca intensidade. Fica a 782 metros de altura.
São Gabriel
As médias de inverno aqui ficam em 16ºC e 8ºC, mas a cidade, que fica a apenas 118 metros de altura, sofre com ventos fortes, o que aumenta a sensação de frio.
Canela
Cidade vizinha de Gramado, tem médias no inverno de 15ºC e 8ºC. Fica a 837 metros de altura e é normal que ocorram geadas e até neve.
São Francisco de Paula
Alta com seus 880 metros de altitude, esse aqui registra médias de 15ºC e 8ºC.
Cambará do Sul
No topo da serra gaúcha, essa cidadezinha fica a 1.031 metros de altura e registra médias no inverno de 14ºC e 7ºC. Nem no verão o calor não é muito intenso por lá. A neve é garantida pelo menos uma vez ao ano.
Santa Catarina
Urubici
Alta com seus 915 metros de altitude, a cidadezinha fica na serra catarinense e tem médias de inverno na casa dos 16ºC e 10ºC. A curiosidade é que foi lá que se registrou a temperatura mais baixa na história do país: -17,8ºC, em 29 de junho de 1996.
São Joaquim
Essa é alta, fica situada a 1.360 metros de altitude e tem médias de inverno entre 11ºC e 4ºC.
Urupema
Pois é, a serra catarinense é bem alta. Urupema fica a 1.335 metros de altitude, mas há pontos da cidade que atingem os 1.700 metros, onde há formações constantes de gelo e até uma cachoeira que eventualmente congela por inteira. As médias de inverno ficam entre 11ºC e 4ºC.
Joaçaba
Com 552 metros de altitude, as médias no inverno ficam entre 18ºC e 10ºC.
Painel
Essa também é alta, fica a 1.144 metros de altitude. As médias de inverno ficam entre 15ºC e 7ºC e geadas são bem comuns.
Paraná
Foz do Iguaçu
A apenas 164 metros de altitude, essa cidadezinha famosa pelas suas cataratas, tem um verão muito intenso, mas um inverno igualmente rigoroso, especialmente por causa da umidade. As médias não são muito baixas, no inverno ficam entre 23ºC e 13ºC, mas podem cair bruscamente e serem agravadas pela sensação térmica.
Inácio Martins
A 1.198 metros de altitude, registra geadas constantes e médias de 17ºC e 9ºC no inverno.
Palmas
Com altitudes que variam entre 950 e 1.370 metros, as médias de temperatura no inverno ficam entre 14ºC e 7ºC.
Curitiba
Para uma cidade grande, Curitiba fica a impressionantes 935 metros de altitude, registrando médias de inverno entre 17ºC e 9ºC. Considerada por muitos como a cidade mais fria do Brasil, recebeu essa fama pela falta de sol. Segundo medições, há anos em que há menos incidência de sol em Curitiba do que em Londres e na Rússia, locais onde impera o tempo nublado.
Veja também quais são as cidades mais frias e mais quentes do mundo!
Cidades mais frias no país tropical
E quem diria, mesmo no país tropical, fora do sul também faz um friozinho de vez em quando. Vamos dar uma olhada em outros estados e cidades que registram temperaturas bem baixas para as médias do Brasil – algumas chegam até formar gelo nas montanhas.
São Paulo
Campos do Jordão
Outra que é bem alta, fica a 1.628 metros de altura, e registra algo entre 13ºC e 6ºC durante o inverno.
Barra do Turvo
Praticamente uma reserva ecológica, fica situada a apenas 158 metros de altitude e é cercada por parques e áreas de preservação ambiental. É um ponto turístico para os amantes de natureza, trilhas, cachoeiras e cavernas. As médias de inverno por lá são de 18ºC e 10ºC.
Rio de Janeiro
Itatiaia
A 505 metros de altitude, registra médias entre 23ºC e 16ºC no inverno. Porém, é lá que fica o Pico das Agulhas Negras, a 2.791 metros de altitude. Durante o inverno, sempre há formação de gelo nessa área.
Teresópolis
A 869 metros de altitude, aqui também há um pico com mais de 2.000 metros, a Pedra do Sino. As médias de inverno ficam entre 18ºC e 12ºC.
Petrópolis
Com médias de inverno entre 19ºC e 13ºC, essa cidadezinha fica na serra carioca, a 838 metros de altitude.
Minas Gerais
Monte Verde, Camanducaia
O distrito de Monte Verde fica próximo à cidade de Camanducaia, e lá a altitude é de 1.554 metros. As médias de inverno estão entre 19ºC e 11ºC.
Maria da Fé
A 1.258 metros de altitude, é a cidade mais fria de Minas Gerais. No inverno, registra até temperaturas negativas e geada, ficando numa média de 20ºC e 12ºC.
Gonçalves
Outra que é altinha, fica a 1229 metros de altitude e registra médias entre 13ºC e 6ºC no inverno.
Gravatá – Pernambuco
É isso aí, até no nordeste faz frio. Em gravatá, que fica a 447 metros de altitude, se registram médias entre 19ºC e 13ºC no inverno.
Sete Quedas – Mato Grosso do Sul
No meio da mata atlântica, essa cidadezinha fica a 377 metros de altitude e registra algo entre 22ºC e 13ºC no inverno.
Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo
Essa aqui se aproveita da sua altitude, 730 metros, e registra uma média baixa para a sua região, ficando entre 23ºC e 16ºC no inverno.
Jataí – Goiás
Outra que se aproveita da altura é Jataí, com 749 metros de altitude, registrando médias de inverno entre 26ºC e 15ºC.
E aí, ficou faltando quais cidades mais frias do Brasil na lista? Deixa sua sugestão aqui nos comentários!
Redação WebArCondicionado
Faltaram na lista algumas das cidades mais frias do Paraná: General Carneiro, Guarapuava e Bituruna. Do Rio Grande do Sul: São José dos Ausente, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves e de Santa Catarina: Bom Jardim da Serra, Caçador, Curitibanos, Bom Retiro, Calmon, Matos Costa, Santa Cecília, Otacílio Costa, Correia Pinto, São Cristóvão do Sul, Lebón Regis, Concórdia, Irani, Videira, Fraiburgo, Ponte Alta do Norte, Papanduva, Campo Belo do Sul, Rio Rufino, Canoinhas, Campos Novos
Olá, Fábio.
Obrigado pelas sugestões. Realmente são cidades muito frias também e merecem entrar na lista 🙂
Ponta Porã, MS, é a cidade mais fria de todo o Centro Oeste. Ela sempre aparece no Jornal Hoje durante o inverno.
Faltou falar de Lages – SC..cidade bastante fria da Serra Catarinense, e Uupema.
Olá, Thiago, tudo bem?
Verdade, mas fizemos um seleção que contemple todos o lugares frios do Brasil e as condições que os fazem assim.
TCHÊ DA UMA OLHADA NA TEMPERATURA MEDIA DE PINHEIRO MACHADO/RS FRONTEIRA COM O URUGUAY, MEDIA ANUAL DE 18°C. E NORMALMENTE TEMPERATURAS NEGATIVAS NO INVERNO.
Verdade, Fagner.
Pinheiro Machado tem que entrar nessa lista.
Agradecemos pela colaboração, tchê!