O arquiteto é um agente fundamental em determinados projetos de climatização. E para celebrar o dia deste profissional, que é 15 de dezembro, o Portal Web ArCondicionado conversou com a arquiteta Carolina Esteves, sócia e diretora do escritório AMES Arquitetura Sustentável. Carolina explicou, no texto abaixo, sobre alguns processos e práticas arquitetônicas voltadas á climatização de ambientes.
_______________________
Arquitetura e climatização
Nas construções das nossas cidades o sistema de climatização é um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia. Questão essencial de ser considerada no trabalho do arquiteto, que orienta a tomada de decisões, projeta e constrói as edificações.
Já que um dos maiores consumidores de energia do nosso país são os edifícios, o Arquiteto pode garantir não só beleza, mas principalmente a eficiência das construções existentes nas nossas cidades.
Resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação, qualidade do ar. Tudo isto está diretamente ligado às decisões tomadas no momento da concepção arquitetônica como orientação solar, tratamento das fachadas, dimensões e posição das aberturas, especificação de materiais, acabamentos, especialmente a escolha dos vidros.
Além disto, garantir a qualidade do ar interno das edificações é garantir a qualidade de vida dos ocupantes, isto significa ambientes que não prejudicam a saúde das pessoas. O sistema de climatização adequado garante a qualidade do ar. Importante ressaltar que devem ser utilizados materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, os famosos COV’s – presentes em tintas, vernizes, adesivos, selantes- que são tão prejudiciais à nossa saúde.
Como o arquiteto pode influenciar na decisão do sistema de climatização:
– A correta orientação solar garante o menor ganho de carga térmica no interior do edifício;
– O dimensionamento e posição das aberturas nas fachadas possibilitam controlar o ganho térmico;
– Com a análise dos ventos predominantes no local – quantidade e qualidade – pode-se fazer a correta ventilação natural dos ambientes;
– A especificação dos revestimentos e acabamentos influencia na absorção térmica da pele do edifício podendo ser controlado com a utilização de brises, vidros eficientes, telhas térmicas e tintas com alto fator de refletância;
– Análise das necessidades de cada ambiente, de acordo com a demanda das atividades a serem executadas em cada local.
– Esteticamente a escolha das unidades evaporadoras de acordo com as necessidades de cada ambiente;
Comemoramos neste dia 15 de Dezembro o dia do Arquiteto. O trabalho deste profissional é essencial para garantir a qualidade das construções que todos utilizamos diariamente. A beleza, a composição formal, a avaliação dos condicionantes locais – desde a cultura até a orientação solar e direção dos ventos, as tipologias arquitetônicas, a qualidade dos ambientes internos, a eficiência do edifício, são alguns assuntos abordados por estes artistas de obras habitáveis.
Parabéns a todos!
tenho uma área de 100 m² que tipo mais acessível posso usar essa área e de um salão de festa de um condomínio o qual para aquisição e muito discutida
Olá Bruno,
para lhe ajudar a escolher o aparelho ideal, separamos este texto que foi publicado no blog.
Obrigado pelo contato.
como posso instalar o ar condicionado onde apenas um aparelho faça a refrigeraçao da casa toda
Olá Leodenis. Neste caso, recomendamos que instale um split dutado. Aqui você encontra mais informações sobre este tipo de aparelho.
Obrigado pelo contato.
Att,