Atualizado em 22/11/2022
Aparelho tem várias características e vantagens
Existem diferentes pontos para observar antes de comprar um ar-condicionado novo, seja para instalar em casa ou em ambientes comerciais.
São informações como essas, o local que recebe o aparelho, por exemplo, que define o tipo de ar-condicionado ideal para o seu espaço. Seria melhor um Split ou um Portátil para climatizar o seu quarto? E o seu escritório?
Além disso, há outras questões: já sabe ao certo ou o número de BTUs disponíveis? Tecnologia Inverter? Será que vale a pena e economiza mesmo no consumo de luz?
Está perdido no meio dessas perguntas? Mesmo que tenha uma ideia melhor sobre o que estamos falando, abaixo explicamos cada detalhe sobre o ar-condicionado.
Assim, você tem tudo para fazer uma compra certa e saber usar o aparelho com eficiência.
Ar-Condicionado Split: O Queridinho do Público
Ele é o tipo mais famoso de ar-condicionado. É facilmente encontrado na maioria dos espaços climatizados, como apartamentos, casas, comércio e lojas, por exemplo.
Dividido em duas unidades – uma evaporadora (unidade interna) e uma condensadora (unidade externa). O Split Hi-Wall é mais popular.
Versáteis e modernos, estão disponíveis em versões de 9000 a 30000 BTUs.
Resumo: O Split possui uma ampla linha de modelos. É o preferido quando o assunto é tecnologia e economia de energia.
Ar-Condicionado Janela: Compacto e Eficiente
O ar-condicionado tipo Janela é outro dispositivo bastante tradicional.
Mesmo sendo mais antigo que o Split, cumpre bem a função de climatização do ambiente.
Por isso, ele pode ser encontrado facilmente em casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais de pequeno porte.
Também conhecido como modelo “Janeleiro”, ele é mais fácil e prático de instalar. Isso porque todo o circuito e as peças são identificadas em uma única unidade.
Ideal para espaços menores ou locais em que o nível de ruído não é um problema – o Janela costuma fazer mais barulho que o Split – está disponível nas versões de 7000 a 18000 BTUs.
Mais uma vantagem: é a linha de ar-condicionado mais barata do mercado.
Ar-Condicionado Portátil: Praticidade e Mobilidade
O ar-condicionado portátil é o mais indicado se não quer quebrar uma parede ao fazer a instalação. Ou se não tem condições de utilizar uma parte externa do ambiente.
Ele também é uma ótima opção se você alternar o local. É útil para levar uma sala para o quarto ou até o mesmo em viagens, por exemplo.
De qualquer forma, vale lembrar que o Portátil não foi criado para substituir o ar-condicionado Split.
Mas serve como uma recomendação para os casos citados acima, climatizando o espaço com eficiência e trazendo conforto ao mesmo tempo em que é móvel.
Com uma montagem simples, ele está disponível nos modelos de 9000 a 14000 BTUs, sendo indicado para pequenos ambientes.
Outros Tipos de Ar-Condicionado
Lembra que falamos que existem outros tipos de ar-condicionado?Agora vamos conhecer rapidamente cada um. Depois entender melhor ou usar outras opções como o Janela ou o Portátil.
Divisória Hi-Wall
Esse modelo de Split é o mais comum no mercado de Climatização, podendo ser encontrado na maior parte das salas e quartos que possui um ar-condicionado.
O termo “Hi Wall” significa “Parede Alta“. Por isso, ele chama assim, pois a evaporadora precisa ser instalada nos pontos altos da parede. Faça o contrário e o aparelho não funcionará corretamente.
Falando no evaporador, é apenas uma unidade interna desse tipo de ar-condicionado. Chama a atenção pelo tamanho menor do que os outros Splits, com um design leve e compacto. Extra: esse tipo de divisão é o mais barato da categoria.
Split Cassete
O Ar-Condicionado Cassete Split ou K7 é ideal para ambientes residenciais ou comerciais de porte médio. Esse modelo é comum principalmente em salas de aula, universidades, bancos, escritórios, salões de festas, entre outros. Ou seja, ambientes amplos e de grande circulação.
O Cassete possui até quatro vias para a saída do ar e pode ser instalado no teto ou no forro. Uma das principais vantagens desse tipo de divisão é que fica embutido no teto. Isso favorece quem busca um aparelho com design mais discreto.
Outro diferencial é que é possível controlar o fluxo de ar em cada um dos seguintes parâmetros, dependendo do fabricante.
Split Piso Teto
O Ar-Condicionado Split Piso Teto permite uma possibilidade de instalação no piso ou no teto. Versátil, ele pode ser colocado em diversas posições, liberando um espaço maior para o movimento das pessoas.
Esse tipo de divisão contém um alto desempenho para refrigeração. Por isso, é indicado para ambientes com muita circulação, aglomeração de pessoas e construções com pé-direito muito alto. Isso porque sua vazão de ar é maior que os tradicionais Split Hi-Wall.
Ou seja, é um aparelho que consegue dar conta de ambientes maiores com facilidade, climatizando o espaço rapidamente.
Multi Split
O ar-condicionado Multi Split é uma solução para quem precisa climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo e tem pouco espaço para instalar a condensadora (unidade externa).
Ele pode ser instalado em residências, pequenos armazéns ou ambientes de porte médio.
Com características semelhantes ao Split Hi-Wall, a diferença é que você pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. Por isso, é indicado para climatizar mais de um ambiente em simultâneo.
Existem modelos Bi Split, Tri Split, Quadri Split e até mesmo Penta Split (2, 3, 4 e 5 unidades internas, respectivamente).
Ar-Condicionado Inverter: Vale a pena?
Mas afinal, o que é o Ar-Condicionado Inverter? Ele é bom? Vamos lá: nos aparelhos que possuem tecnologia, o inversor pode atingir a temperatura mais rapidamente, mantendo constante e com pouca oscilação de energia.
Retomando como isso acontece, o sistema Inversor é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar-condicionado – ou do motor – conforme a necessidade de refrigeração do ambiente.
Segundo os fabricantes, pode resultar em economia de até 70% na conta de luz. Tudo, é claro, dependendo do uso do ar-condicionado.
Por isso, o inversor acaba sendo mais indicado para regiões onde há muita variação de temperatura. Alcança uma economia maior pela forma como o compressor funciona.
A tecnologia Inverter hoje está disponível em diferentes modelos de ar-condicionado.
Cálculo de BTUs: Descobrindo a Potência Ideal
Além de definir qual o melhor tipo de ar-condicionado para o seu ambiente, outra informação MUITO importante é a potência em BTUs da máquina.
Qual o número de BTUs ideal para o ambiente em que o condicionador de ar será instalado?
O caminho para descobrir isso é fazer um cálculo. Mas não se preocupe em quebrar a cabeça, pois temos uma Calculadora de BTUs, que mostra o resultado na hora.
ATENÇÃO: Nunca vá pelo “achômetro” na hora de definir o número de BTUs.
Um ar-condicionado com carga térmica abaixo do recomendado consome mais energia. Além disso, não vai gelar o ambiente de forma eficiente e terá problemas no funcionamento.
Exemplos de BTUs de Ar-Condicionado
Seguem as 3 potências de ar-condicionado mais procuradas no mercado.
9000 BTUs
É um dos menores usados em BTUs de ar-condicionado. Ideal para quartos, salas e escritóriospequenos e facilmente encontrados em modelos de Split Hi Wall e Portátil.
12000 BTUs
Um poder de 12000 BTUs também costuma ser recomendado para casas e apartamentos, por exemplo, e outros espaços não tão amplos. Está disponível no ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Multi Split e Portátil.
18000 BTUs
Indicado para ambientes maiores como grandes salas comerciais e armazéns ou então espaços com aglomeração de pessoas. Uma capacidade de 18000 BTUs pode ser encontrada nos aparelhos Split Hi Wall, Multi Split, Split Cassete, Piso Teto e Dutado.
Consumo de Energia
Como todo dispositivo conectado à eletricidade para funcionar, o ar-condicionado consome energia elétrica, sendo responsável por uma parcela em reais da conta de luz.
Você sabia que temos calculadora que mostra quanto custa em reais (R$) por mês com ar-condicionado? Assim, é possível ter uma noção do quanto apenas o condicionador de ar consome consome na sua conta.
DICA: Se você deseja comprar um novo aparelho, escolha os modelos com o Selo Procel A, que é o mais eficiente para economizar energia.
Consumo kWh
Falando em consumo, é importante saber qual unidade representa esse gasto em energia do ar-condicionado é kWh (quilowatt-hora).
Essa informação costuma ser exibida no manual ou na etiqueta do aparelho. Ainda pode ser encontrada na descrição doproduto nos sites que vendem os condicionadores de ar.
Para descobrir o quanto um ar-condicionado está consumindo dinheiro, é necessário saber também qual é o preço da energia em kWh na sua região, pois o valor varia da cidade para a cidade.
Marcas de Ar-Condicionado
Existe uma grande variedade de marcas de ar-condicionado no Brasil, vindas de diferentes fabricantes.Samsung, Daikin, Fujitsu, Springer Carrier e Midea são alguns exemplos, produzindo diversos modelos de condicionadores de ar.
Conhecer melhor cada fabricante e ver a eficiência de energia, a garantia e a avaliação farão toda a diferença antes da compra. Assim você pode usar um novo ar-condicionado com segurança.
Onde Comprar Ar-Condicionado
Já sabe os tipos, as vantagens da tecnologia Inverter, como calcular os BTUs, as principais potências e as marcas do mercado.
E na hora de comprar o ar-condicionado, escolha o marketplace WebAr.
No marketplace, tem todos os tipos de aparelhos: Split Hi Wall, Janela, Cassete, Piso Teto, Multi Split e Portátil, das principais fabricantes.
Marketplace WebAr: Aqui você encontra qualidade em ar-condicionado.
[Resumo]: Pontos para Observar ao Comprar Ar-Condicionado
- Conheça os tipos de ar-condicionado e escolha o ideal para você;
- Pense se a tecnologia Inverter vale uma pena no seu caso;
- Use uma calculadora de BTUs;
- Cuide o consumo de Energia;
- Escolha a melhor marca;
- Onde Comprar Ar-Condicionado.
Além dessas recomendações, indicamos que também verifique a voltagem do aparelho para ver se é compatível com sua rede e o ciclo – se preferir apenas Frio ou Quente/Frio
Obrigada pelas informações! Me ajudou muito na hora escolher o meu novo ar-condicionado. Parabéns!
Olá, Bianca, tudo bem?
Ficamos felizes em saber que te ajudamos a escolher o melhor ar-condicionado para o seu ambiente. Conte sempre com a gente no que pudermos te auxiliar.
Grande abraço!
Ótima explicação! Tirou minhas dúvidas para decidir qual o melhor ar-condicionado.
Estamos muito contentes por poder ajudar, Giovana!
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
Boa tarde.
Agradeço as informações.
Gostaria de acrescentar uma coisa que aconteceu comigo.
Os técnicos em geral NÃO indicam o inverter para quem vai instalar na praia, pois a umidade do ar danifica a placa processadora, cujo custo é caríssimo.
Aconteceu com o meu aparelho num prédio na praia. Coloquei no grupo de whatsapp dos condôminos e vários confirmaram o problema.
Falei com 2 técnicos, que também confirmaram.
Olá, Nelson, tudo bem?
Realmente, esse é um problema que muitos profissionais e consumidores já vieram nos relatar. Vamos apurar isso e escrever mais sobre o assunto em breve.