Redação do Portal WebArCondicionado
Por ser um aparelho utilizado para modificar a temperatura e umidade do ambiente, será que o ar-condicionado pode ter alguma influência em tecidos como o couro, por exemplo?
Se a pele humana fica ressecada com o uso contínuo do condicionador de ar, isso também acontece com o sapato de couro ou não tem nada a ver essa comparação?
Bom, vamos lá. Sim, o ar-condicionado tem a capacidade de ressecar artigos de couro, incluindo sapatos, jaquetas e inclusive os bancos do carro. Mas assim como ocorre com a pele, conforme comentamos acima, esse ressecamento só acontece se houver uma exposição prolongada. Ou seja, caso você deixar esse material por muitas horas em contato próximo ao frio do ar-condicionado ligado.
Mas por que isso acontece? Vamos entender a seguir:
Por que o ar-condicionado resseca o couro?
Tudo acontece por causa da baixa umidade do ar, que é provocada pelo uso contínuo do aparelho para refrigerar. Com isso, se o material apresentar sinais de ressecamento, é possível tomar alguns cuidados para isso não evoluir e ocasionar rachaduras no couro.
- Veja também: Como medir a umidade do ar em casa?
Da mesma forma do que é aconselhado para a nossa pele, é preciso então “hidratar” o couro para que ele não resseque. O fato dele ser um material duradouro que dificilmente se rompe e resiste às altas temperaturas não quer dizer que não precisa seguir algumas medidas para mantê-lo.
Quais cuidados tomar?
Além de obviamente ficar atento ao uso constante do ar-condicionado e não deixar o material em exposição direta ao ar frio, é indicado que os revestimentos em couro na cor preta sejam limpos uma vez ao mês, enquanto os em tons claros passem por “manutenção” a cada 15 dias.
Isso vale para sapatos, bolsas, carteiras e outros artigos feitos do material.
Armazenamento do couro
A forma de armazenar esses itens também deve ser levada em consideração, priorizando sempre por locais arejados.
E lembre-se de que o excesso de umidade pode deteriorar o couro, deixando-o com aspecto esfarelado e consequentemente inutilizável.
Deixe seu Comentário