Além dos estádios, o aparelho está presente em ruas e parques
Os estádios do torneio de seleções disputado no Catar possuírem ar-condicionado deu o que falar antes mesmo de os jogos iniciarem.
Porém, a tecnologia, o investimento, e a busca pelo conforto térmico ultrapassaram os campos de futebol.
A luxuosa 21st High Street, em Doha, no Catar, com seus restaurantes, cafés e lojas sofisticadas, conta com ar-condicionado.
Isso mesmo, um aparelho a céu aberto é usado para diminuir a sensação de calor extremo.
Ar-Condicionado na Rua Chama Atenção no Catar
Conhecida pelo metro quadrado mais caro de Doha, a 21st High Street tem um atrativo: ar-condicionado na rua.
A via com ar-condicionado surpreende quem passa pelo local. Se tornou normal a imagem de grupos de torcedores parados na rua, de braços abertos, curtindo o ar-condicionado que sai da calçada.
O método de climatização usa a combinação que isola, resfria o ar, o filtra e empurra para fora. Assim, proporciona ar frio para quem passa pela 21st High Street.
A refrigeração a céu aberto foi instalada pelas saídas de ar frio em forma de retângulos e quadrados no chão.
Bem na calçada em que passam os pedestres. O objetivo do ar-condicionado é tornar o passeio pelas loja mais confortável.
Outras Iniciativas do Catar para Driblar o Calor
Os Estádios climatizados – veja mais neste conteúdo. A rua refrigerada. Além deles, o Catar implantou, em 2019, uma película azul no asfalto para absorver o calor na região do Soug Waqif.
A técnica utilizada no Aspire Park e na 21st High Street são projetos do engenheiro engenheiro Saud Ghani, popularmente conhecido como Dr. Cool.
De acordo com ele, a tecnologia combina isolamento e resfriamento pontual:
“Isso significa que resfriamos apenas as áreas que as pessoas precisam. Por exemplo, no campo e nas arquibancadas, de forma que cada estádio seja uma barreira, que contém uma bolha fria dentro”, explica o Dr. Cool.
No Catar, pelo calor extremo, o ar-condicionado já é usado ao ar livre: nas ruas, praças e estádios.
Deixe seu Comentário