Redação do Portal WebArCondicionado
Ar-condicionado com tecnologia Inverter não é novidade. Aparelhos Inverter já estão rodando o mercado há alguns anos, e com isso muitos consumidores já puderam experimentar as vantagens e desvantagens dessa inovação.
Hoje vamos apresentar as principais reclamações e elogios aos aparelhos e tentar definir: Ar-condicionado Inverter vale a pena?
Primeiro, você sabe o que é Inverter? Nós temos várias postagens falando sobre o assunto, você pode consultá-las abaixo para entender melhor.
Mas resumindo, Inverter é um tipo de motor que não para de funcionar, o que evita o excesso de consumo de energia no liga e desliga. Ao invés disso, o Inverter fica controlando quanta força o motor precisa fazer nesse ou naquele momento para climatizar o ambiente, entendeu?
Na teoria, isso deixa a conta de luz mais barata, só que não é isso que temos ouvido de muitos consumidores, então vamos começar por esse tópico.
O Ar-Condicionado Inverter é realmente econômico?
Os aparelhos Inverter com certeza não são os mais baratos do mercado. A tecnologia faz com que esses produtos fiquem um pouco acima do preço médio dos Splits comuns. Por exemplo, usamos o nosso Comparador de Preços para ter uma ideia da diferença de preços, e o resultado foi esse:
- Splits Inverter de 12 mil BTUs: a partir de R$ 1.435,50
- Splits comuns de 12 mil BTUs: a partir de R$ 1.097,10
Mas que o preço é diferente você já sabia, a questão aqui é a seguinte: essa diferença é compensada depois na conta de luz?
A resposta é: depende.
Apesar de toda a propaganda em cima da economia de energia elétrica, os Inverter não tem um nível de consumo de energia muito diferente dos Splits normais. Comparamos a taxa de consumo de aparelhos entre 10 e 12 mil BTUs, separando os Inverter dos Splits comuns, e descobrimos que ambos os tipos consomem, em média, 22,8 Kw/h.
Mas se o consumo é o mesmo, por que o Inverter é diferente?
Bom, como explicamos acima, o Inverter funciona de uma outra forma que não força o motor o tempo todo, ou seja, ele não consome 22,8 Kw/h o tempo inteiro. Já os Splits comuns, sim. Sempre que estão ligados, além dos picos de consumo sempre que inicia o motor, eles estão consumindo 22,8 Kw/h.
Conclusão: se você precisa de ar-condicionado para ser ligado rapidamente durante o dia, ou apenas uma vez ou outra, então o mais econômico é ter um Split comum, pois ele vai consumir menos na soma do final do mês.
Se você quer usar o ar-condicionado por muito tempo, então o Inverter se destaca com mais economia, pois enquanto um Split normal ficaria consumindo 22,8 Kw/h + os picos de consumo durante todas as horas de funcionamento, o Inverter consumiria de 22,8 Kw/h pra baixo.
Na soma final, a economia é sentida com certeza.
Cuidado!
Não adianta, porém, você comprar um Inverter e deixar ele ligado na temperatura mais baixa ou mais alta por horas. Desse modo o equipamento vai consumir os 22,8 Kw/h o tempo todo, pois é difícil manter uma temperatura tão extrema por um longo período.
O mais econômico, no caso do Inverter, é deixá-lo ligado por longos intervalos e configurado em uma temperatura agradável.
E aí, o Ar-Condicionado Inverter vale a pena pra você? Acesse o COMPARADOR DE PREÇOS para escolher o de sua preferência e deixe sua opinião nos comentários!
Olá,
Sabem se o Dual Inverter de janela da LG terá opção 220v?
Eu quero muito ele, mas onde moro é 220v.
Olá, Douglas, tudo bem?
A LG não anunciou e nem lançou ainda uma versão em 220v desse modelo. Porém a Consul está para lançar um modelo Janela Inverter de 220v. Fique atento que logo logo ele deve estar no mercado.
Já existe ar de janela inverter de 220v?
Olá, Douglas, tudo bem?
A Consul está para lançar um Janela Inverter Bivolt, conforme explicamos aqui nessa matéria.
A lG também lançou recentemente um Janela Inverter, mas é 127v, contamos os detalhes aqui no finalzinho desse post.