Atualizado em 27/11/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado

Quando a temperatura não nos favorece, a primeira solução que vem à nossa mente é o ar-condicionado. Mas será que existe algum cuidado para usá-lo com os bebês?

Afinal, sendo inverno ou verão, as extremas temperaturas chegam e incomodam também os pequenos, causando desconforto e muitas vezes podendo afetar a saúde dos recém-nascidos que há pouco saíram da maternidade.

Considerando as vantagens do aparelho, seria fácil pensar que basta ligar nas funções específicas e pronto, seu bebê está tranquilo e saudável com a temperatura escolhida para o ambiente.

Mas será que isso não faz mal?

Assim, na hora de cuidar da criança, muitas mães e pais escorregam e não prestam atenção em regras básicas relacionadas ao conforto térmico dos recém-nascidos, esquecendo que o corpo deles age de forma diferente e precisa de maior atenção para que o ar-condicionado não vire um inimigo.

Para não prejudicar a criança, principalmente os bebês com poucos dias, é necessário priorizar sua saúde e garantir boas noites de sono aos pequenos.

Confira a seguir algumas dicas de como utilizar o ar-condicionado sem causar danos, além dos melhores modelos do aparelho para as crianças (no final do texto):

Cuidados com os bebês no ar-condicionado

1. Quando ligar o ar-condicionado 

Bebês são sensíveis aos climas muito bruscos. Seco ou úmido demais são características prejudiciais para a saúde de crianças pequenas. “Não está proibido o ar ligado, de jeito nenhum.

Porém, manter o aquecedor ou condicionador de ar funcionando durante o tempo inteiro, principalmente ao dormir, pode fazer a criança ter problemas respiratórios, como o ressecamento nasal, por exemplo.

Para manter o bebê aquecido, melhor deixar o ar ligado por um tempo antes do banho e desligá-lo quando for fazer os procedimentos com a criança. Ligar novamente só depois que o filho já estiver com os cabelos bem secos”, ressalta a pediatra Mariana Oliveira, que atende em seu consultório cerca de 15 crianças por dia.

Pelo menos 10 desses pacientes apresentam problemas como resfriado ou gripe.

 

2. Qual temperatura é ideal para o recém-nascido

Ligar o ar-condicionado em uma temperatura muito baixa ou alta não significa que a criança se sentirá confortável mais rápido, pelo contrário, isso pode colocar a saúde em risco.

Portanto, a dica é manter a temperatura estável, que não proporcione um ambiente muito frio ou quente. Segundo a resolução nº 9 da Anvisa, o ideal é ajustar entre 23 e 26ºC, promovendo assim a qualidade do ar.

Se você ligar o ar-condicionado antes de dormir e quiser desligá-lo depois de atingir a temperatura agradável, você pode ativar a função Timer – ou Sleep em outros modelos de ar-condicionado – e definir o tempo.

 

3. Onde instalar o aparelho no quarto

Agora que você já sabe quando deixar o ar ligado e qual a temperatura ideal, já deve ter se perguntado onde instalar o aparelho. Calma que nós não esquecemos disso, então lá vai a resposta:  ar-condicionado deve ser colocado longe do berço, de preferência na parede contrária, evitando que fique próximo à cabeça da criança.

De nada adianta investir em climatização em prol da saúde do recém-nascido e não tomar cuidado em detalhes como esses.

 

4. Posicionamento e passagem de ar

Falando nisso, vale lembrar também de nunca posicionar o ar diretamente para o bebê, além de sempre deixar uma pequena passagem de ar aberta para circular o ar e não provocar umidade.

Utilizar o ventilador também é uma das alternativas para o conforto da criança.

 

5. De um ambiente para o outro

Outro detalhe importante é não levar o recém-nascido para um lugar quente imediatamente depois de deixar um quarto com ar-condicionado, o mesmo vale para o inverno, ao se deslocar de um quarto quentinho para o frio de fora de casa.

As mudanças súbitas de temperatura podem fazer com que o bebê fique doente ou cause até mesmo um choque térmico. Em vez disso, desligue o ar-condicionado e espere um tempo para se acostumar com a temperatura exterior.

 

6. Filtros de ar-condicionado para crianças

Veja se o ar-condicionado possui filtros especiais, eles ajudam a conter e eliminar bactérias. O filtro mais conhecido é o filtro HEPA, que promete eliminar 99% das impurezas, sendo também uma boa indicação para quem tem problemas de alergia.

Existem ainda outros tipos de filtro de ar-condicionado, que protegem a saúde e garantem maior conforto ao ajudar na purificação do ar.

O uso de um purificador também pode ser um ótimo meio de proporcionar um ambiente saudável para a criança, melhorando suas condições e garantindo um espaço mais seguro.

 

7. De olho na manutenção

Falando nisso, não se esqueça que manter a limpeza dos filtros periodicamente é fundamental, pois conforme explicamos acima, são eles que fazem a eliminação das impurezas do ar. Portanto, o filtro limpo ajuda a melhorar a qualidade do ar!

Faça a limpeza dos filtros de tempos em tempos de acordo com as recomendações de cada fabricante e cuide inclusive se não é a hora de trocar, evitando assim possíveis crises de rinite alérgica.

Além disso, chame um técnico para fazer a manutenção preventiva de seis em seis meses para verificar o aparelho e prolongar sua vida útil.

Modelos de Ar-condicionado recomendados para Bebês

Considerando o uso dos filtros, como falamos acima, se você for comprar um ar-condicionado é aconselhável dar preferência aos modelos que utilizam filtros específicos para a eliminação de impurezas no ambiente.

Veja a seguir alguns exemplos (clique no link referente ao modelo para abrir o comparador de preços com as melhores ofertas):

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Frio Wind Free – Inverter – SAMSUNG – 220v – AR09MVPXAWK/AZ

Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio Wind Free - Inverter - SAMSUNG - 220v - AR09MVPXAWKAZ

Vantagens

A tecnologia exclusiva Wind Free elimina o fluxo de ar direto, espalhando o ar através das 21 mil micro saídas de ar da unidade evaporadora. Dessa forma o ambiente fica livre de correntes de ar e a temperatura é mantida de forma mais agradável.

Outra tecnologia importante para a saúde é o Virus Doctor, que elimina 99.9% dos vírus da gripe H1N1, da gripe comum, do vírus tipo corona, além de reduzir bactérias, ácaros e fungos nocivos no ar3.

Além disso, a fabricante informa que esse modelo economiza até 72% de energia com a tecnologia Digital Inverter 8 polos.

 

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Frio Dual – Inverter – LG – 220v – S4-Q09WA5WB

Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio Dual - Inverter - LG - 220v - S4-Q09WA5WB

Vantagens

O modelo da LG é uma ótima alternativa também por possibilitar ao usuário escolher a direção da vane entre 6 posições pré-definidas para atender a direção exata do sopro do vento que você deseja, facilitando assim os cuidados com o bebê.

Outro benefício é o Filtro de ar 3M HAF, que captura poeira com tamanho acima de 10 µm sem comprometer a passagem de ar, além do equipamento ser mais econômico ao poupar até 70% de energia graças à tecnologia Dual inverter, segundo informações da fabricante.

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Frio – Inverter – FUJITSU – 220v

Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio - Inverter - FUJITSU - 220v - ASBG09JMCA

Vantagens

Esse modelo da Fujitsu conta com um exclusivo Filtro de Catequina de maçã, absorvendo a poeira fina, os esporos de bolor invisíveis e os microrganismos nocivos, impedindo que eles cresçam e neutralizado o ambiente pelo polifenol extraído de maçãs.

Além disso, com o Filtro de Íon a força dos íons negativos remove completamente as sujeiras e odores do ar, mantendo o ambiente confortável.

Outra vantagem ainda é que esse ar-condicionado possui um nível de ruído baixo, favorecendo o sono do bebê por ser silencioso.

 

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Frio EcoTurbo – ELECTROLUX – 220v

Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio EcoTurbo - ELECTROLUX - 220v - VI09F

Vantagens

A linha Ecoturbo da Electrolux conta com uma tecnologia de auto-limpeza, trabalhando através de uma tripla filtragem composta de Ultra Filter + Carvão Ativado + Nylon, evitando assim a formação de mofo, bactérias e odores no interior do ambiente.

Outro ponto positivo é a Função Brisa, que movimenta as aletas automaticamente (mas você pode controlar conforme sua preferência também) e produz uma agradável sensação de brisa, confortando a criança.

 

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Quente/Frio – SPRINGER MIDEA – 220v – 42MAQA09S5

Ar Condicionado Split 9000 BTU Quente/Frio - SPRINGER MIDEA - 220v - 42MAQA09S5

Vantagens

O modelo da Springer Midea também é indicado para quem prioriza a saúde dos pequenos. Isso porque um dos benefícios desse ar-condicionado é o Sistema Ar+Puro HD, purificando totalmente o ambiente e retendo maior quantidade de partículas sólidas ao eliminar a fumaça, maus odores, poeiras, bactérias, fungos e micróbios.

De acordo com a fabricante, o sistema funciona através de cinco etapas de tratamento. Vale lembrar que, nesse modelo, é a Função Oscilar que é responsável por controlar as aletas e espalhar o ar da melhor forma pelo ambiente.

Observação: Selecionamos os modelos de 9000 BTU por serem os mais visados pelos consumidores no mercado, mas você pode procurar por outras potências e marcas alterando os filtros do nosso comparador de preços.

Saúde acima de tudo

Agora que você conhece melhor as dicas para o uso do ar-condicionado com os bebês e seus benefícios, tome cuidado ao usar o aparelho com eles. Considerando essas observações, as crianças ficarão muito mais contentes e irão gostar de ar-condicionado desde pequeninhas.

Compartilhar: