Faz tempo que possuir um carro com ar-condicionado deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade, devido ao conforto e à segurança. Andar no trânsito caótico das cidades grandes a uma temperatura agradável e com as janelas fechadas, que dificultam os assaltos, passou a ser uma escolha fácil na hora de comprar um veículo novo.
Porém, ainda há modelos que saem de fábrica sem os condicionadores de ar, já que o equipamento costuma gerar um acréscimo no valor da compra – e por isso existem diversas oficinas autorizadas que realizam a instalação à parte do sistema de climatização. Mas e no caso dos modelos mais antigos, que transitam aos montes por aí, é possível instalar neles sistemas de ar condicionado?
Leia também: Conheça os tipos de ar-condicionado veicular
Quando se fala de veículos recém comprados, a maioria dos especialistas afirma que o melhor é que o carro já saia com o ar-condicionado da fábrica. O preço da instalação por fora costuma dar quase no mesmo que o valor a mais pago na hora da compra: “o serviço completo não sai por menos de R$ 3.000”, afirma a Casa Cars, automotiva de Porto Alegre. E mais, os carros que saem de fábrica sem o sistema de climatização não possuem uma estrutura preparada para receber o novo equipamento, e para que o aparelho seja acoplado é preciso mexer na fiação, alterar o painel, fixar partes, fazer furos e romper vedamentos.
Ou seja, é possível fazer a instalação posterior do equipamento, mas é preciso ter alguns cuidados que veremos a seguir.
Os cuidados ao instalar ar-condicionado
Nos casos do carros antigos, os cuidados devem ser ainda maiores. Normalmente é preciso trocar o radiador e colocar uma bateria nova, com amperagem maior. Nesses modelos, a elétrica também não costuma ter o chicote da fiação preparado, e os novos cabos devem ser dimensionados corretamente, para não superaquecer e derreter. Além disso, como esses carros não tiveram a estrutura preparada para receber um equipamento desses, o condicionador de ar está mais propenso a sofrer com vazamentos, devido aos trancos e à vibração sofridas pelo veículo.
Outro fator a ser levado em conta, quando se trata de modelos antigos, é a potência do motor. Veículos mais urbanos, com poucas cilindradas, não conseguem levar o carro e o ar-condicionado ao mesmo tempo em algumas situações – como subidas, por exemplo. Porém, como modelos ultrapassados já perdem valor normalmente, uma instalação bem pensada e executada de um sistema de climatização pode acabar valorizando o veículo.
Mas é preciso escolher muito bem o sistema (não é recomendado que se compre um usado) e o instalador, pois mesmo as oficinas automotivas autorizadas, que oferecem em torno de um ano de garantia normalmente, não podem assegurar um funcionamento perfeito da aparelhagem.
Vale a pena instalar ar-condicionado em um carro antigo?
Isso tudo acaba pesando mais o automóvel e dando uma sobrecarga ao motor do veículo, que depois da instalação vai consumir mais combustível e forçar peças como o radiador. Além do que, carros com ar-condicionado colocados depois da compra perdem valor na hora da revenda.
Entretanto, tem quem prefira fazer a instalação posterior do equipamento, e ainda há aqueles que, donos de modelos mais antigos, acabam adquirindo um sistema de climatização ao invés de investir na compra de um novo carro.
Colocar ar condicionado em um gol G4 2006
Oi Francisco, tudo bem?
Pode postar sua dúvida em nosso Fórum do Ar-Condicionado neste link.
No espaço, diversos profissionais trocam dicas e se ajudam diariamente.