Mesmo no inverno, quem procura por uma academia de ginástica para iniciar algum tipo de atividade física geralmente não abre mão de um ambiente climatizado. E hoje em dia é difícil encontrar uma boa academia que não tenha ar-condicionado, não é mesmo?
Porém, a climatização é um dos itens mais críticos quando se trata do projeto de uma academia. Os equipamentos devem controlar a temperatura do ambiente e ao mesmo tempo adequar a umidade relativa, removendo o excesso ou umidificando de acordo com o clima da localidade e da estação.
Pensando no conforto térmico dos alunos, que é fundamental para a prática de exercícios físicos, mas sem procurar informações sobre o assunto, muitos proprietários acabam instalando aparelhos Split, que não são os mais indicados para esse tipo de ambiente.
Problemas mais comuns que o split pode causar em academias
Muitas academias possuem aparelhos de ar condicionado split, mas a utilização de forma incorreta desse tipo de equipamento pode causar graves problemas no organismo dos alunos, deixando-os vulneráveis a micro-organismos. Isso porque após a prática de exercícios físicos, o sistema imunológico tem uma breve queda.
Os aparelhos split não controlam a umidade do ambiente e desidratam o ar deixando o ambiente muito seco, facilitando assim infecções. Ele resseca o muco nas vias aéreas e isso prejudica o desempenho esportivo. E esse ar seco irrita os brônquios, favorecendo o surgimento de bronquites, rinites e sinusites.
Além disso, os aparelhos de ar condicionado do tipo split não renovam o ar, o que não é saudável para ambientes onde existem muitas pessoas transpirando ao mesmo tempo, pois os vírus de espalham facilmente.
Como climatizar uma academia sem causar problemas à saúde dos alunos
Para garantir o conforto térmico dos alunos sem prejudicar a saúde, o correto é utilizar a ventilação natural ou mecânicos, através de sistemas com ventiladores e exaustão, que são capazes de aproximar a temperatura ambiente da temperatura externa, favorecendo a renovação do ar. Implantar aberturas para a entrada e a saída de ar é imprescindível.
Esse resultado é possível também através de sistemas centrais de insuflação que refrescam os ambientes através de dutos. Esse tipo de ar-condicionado atende as necessidades de temperatura e umidade do local, diferente dos aparelhos Split, que direcionam a vazão ar na diagonal e possivelmente indo de encontro aos usuários da academia. Assim o ambiente fica com uma temperatura agradável e não prejudica a saúde dos alunos da academia.
De acordo com especialistas, a temperatura ambiente de uma academia deve estar sempre entre 20ºC e 25ºC. E a umidade relativa deve ficar entre 40% e 65%. A prática de atividades físicas dentro destas condições pode melhor significativamente os resultados.
Evite o choque térmico
O choque térmico é uma mudança instantânea na temperatura corporal, que ocorre porque o organismo precisa de um certo tempo para se adaptar às mudanças de temperatura.
Se dentro da academia estiver muito frio ou muito quente (com o uso do ar-condicionado), deve-se ter cuidado ao sair, pois pode acontecer um choque térmico. Assim como tomar banho gelado após o treino com o corpo quente.
Pior e qdo ligam 2 splits na temperatura de 19 graus. Muitos ficam doentes. Tem lei q fixe a remp minima adequada à saúde em academias?
Olá Dulce,
não encontramos nenhuma lei específica para academias. Mas conforme explicamos no texto, de acordo com especialistas, a temperatura ambiente de uma academia deve estar sempre entre 20ºC e 25ºC. E a umidade relativa deve ficar entre 40% e 65%.
Obrigado pelo contato.
Bom dia. e onde posso encontrar esse tipo de equipamento indicado para uso em academia?
Att
Olá Severino,
o ideal é contratar uma empresa especializada ou um profissional técnico do setor, para ele avaliar o ambiente e indicar o melhor equipamento. Depende muito da região e do clima e se é necessário ar-condicionado ou exaustão e ventiladores. Caso precise de ajuda para encontrar um instalador próximo de você, acesse o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Quero complementar a reportagem:
O ideal, na realidade, é que se tenha um sistema de umidificação.
O split não possui sistema de renovação e o ar viciado é que gera o maior problema, não necessariamente a desumidificação.
Os equipamentos centrais, dotados de dutos de renovação de ar, ajudam, mas não umidificam o ambiente, pois se o ar externo estiver seco, nada adiantará.
Deve-se possuir um sistema controlado por umidostatos para que seja vaporizada água no sistema da rede de dutos do ar condicionado, toda vez que a umidade baixar do limite recomendado.
Obrigado pelo contato e pela contribuição Luiz.
Excelente o trabalho, de muita utilidade para os profissionais da área de climatização, ou melhor, digo, imprescindível.
Obrigado pelo contato Marcondes.