Atualizado em 21/11/2022
Separamos os tipos, os preços e as marcas que trabalham com o tipo de aparelho
Se a sua residência é grande e você deseja climatizar toda ela de forma eficiente, sem ter que instalar várias condensadoras (unidades externas), aqui segue nossa sugestão.
O ideal é montar uma central de ar, em que você poderá ter apenas uma condensadora e várias evaporadoras (unidades internas) ligadas a ela.
Enquanto para climatização de grandes ambientes como shoppings, cinemas, prédios, edifícios, entre outros seriam necessárias grandes máquinas.
O tipo chiller é um exemplo. Já em residências ou ambientes menores, é possível a utilização de outros aparelhos, como o ar-condicionado central.
Pontos abordados ao longo do conteúdo:
- Tipos de aparelhos e possibilidades para climatizar seu ambiente;
- Ar-condicionado central com sistema VRF;
- Como funciona o sistema VRF de central de ar;
- Capacidades de central de ar no sistema VRF;
- Central de ar através de água gelada;
- Central de ar com sistema de dutos;
- Como funciona o ar-condicionado dutado;
- Vantagens do ar-condicionado central com sistema de dutos;
- Desvantagens do ar-condicionado central com sistema de dutos;
- Preços de ar-condicionado central;
- Marcas que comercializam produtos para um sistema de ar central;
- Conclusão: vale a pena ter um sistema de ar central em casa?
Tipos de aparelhos
Uma central de ar pode ser montada com o sistema VRV (volume de refrigerante variável), mais conhecido no Brasil pela sigla VRF (do inglês “variable refrigerant flow”), ou com a instalação de dutos.
Nos dois casos é possível obter uma distribuição mais uniforme do ar nos ambientes.
Ar-Condicionado Central com Sistema VRF
O VRF, que em livre tradução significa “Fluxo de Gás Refrigerante Variável”, é o sistema do ar condicionado central Multisplit. Esse tipo de ar-condicionado central pode ser instalado em apartamentos ou casas de alto padrão, consultórios médicos e salas de espera, salas de aula, escritórios, hotéis, ou edifícios em geral.
A instalação é feita com uma potente condensadora (unidade externa) e duas ou mais evaporadoras (unidades internas), que podem ser ligadas simultaneamente ou separadamente. O fluido refrigerante utilizado nesse sistema é o HFC R-410A.
Como Funciona Sistema VRF Central de Ar
O sistema VRF, como o próprio nome diz, varia o fluxo do gás refrigerante, distribuindo o ar gelado de acordo com a capacidade que é solicitada por cada evaporadora.
Na prática, é como se fosse um multi-split residencial convencional, mas a diferença está na condensadora, que é mais robusta e potente.
Capacidades de Central de Ar no Sistema VRF
Geralmente as potências do VRF são medidas em TR (Tonelada de Refrigeração). Cada TR equivale a 12.000 BTU. Sendo assim, as potências costumam variar entre 2 e 100 TR.
Vantagens Ar Central Sistema VRF
Não há consumo desnecessário de energia pois cada evaporadora pode operar de forma independente. Ou seja, cada ponto possui controle preciso de temperatura.
Não necessita de dutos ou casas de máquinas, esse sistema pode ser instalado em qualquer tipo de construção já existente, como os Split tradicionais.
Possui um baixo nível de ruído, quando comparado ao sistema de dutos.
Central de Ar por Água Gelada
Existem algumas condensadoras que utilizam água para refrigeração e como fonte de calor. Geralmente esse sistema não costuma ser utilizado em residências (a não ser que a casa seja imensa).
Ele é mais comum em grandes edifícios ou estabelecimentos. Um exemplo é a VRV-WIII, da Daikin. Nesse sistema, a água é canalizada de uma torre de refrigeração ou caldeira até a condensadora.
Após a troca de calor, o refrigerante é canalizado a partir dela para cada evaporadora (unidade interna).
Ar Central com Dutos
Esse sistema é possível de ser utilizado com ar central, mas pouco indicado para residências. Isso porque é necessário a instalação de dutos no teto e um rebaixamento dele que pode ocorrer com gesso ou o próprio forro, por exemplo.
Ele costuma ser utilizado em shoppings, cinemas, consultórios, salas de espera e salas de aula. Porém, hoje ele já é muito comum em apartamentos de alto padrão.
Na instalação são fixados em área interna os dutos, a evaporadora e as grelhas. E a condensadora é instalada em um local aberto, onde haja circulação de ar, como nas instalações de ar-condicionado Split.
Como Funciona Ar-Condicionado Dutado
Esse sistema capta o ar quente, filtra-o e joga-o de volta ao ambiente através de um ventilador centrífugo de alta pressão. O resfriamento do ar é realizado pelas serpentinas, onde fica o fluido refrigerante. E o gás refrigerante usado, na maioria das vezes, é o R-22.
Vantagens Ar-Condicionado Central Sistema de Dutos
A grande vantagem do sistema de dutos é que ele pode climatizar vários ambientes sem prejudicar a estética do prédio, pois os dutos não precisam ficar visíveis. Porém, para isso é necessário que haja um bom espaço entre o forro e o teto.
Uma vantagem do sistema de dutos com relação ao sistema VRF, é que ele consegue climatizar de forma homogênea vários ambientes ao mesmo tempo.
Desvantagens do Tipo de Aparelho
O controle de temperatura é restrito a apenas um ponto. Essa é a principal desvantagem do ar-condicionado dutado, quando o objetivo não é climatizar todos os ambientes ao mesmo tempo. O resultado disso será um consumo excessivo de energia.
Por conta da dificuldade de limpeza, na maioria dos casos os dutos não são limpos.
O nível de ruído é maior do que o sistema VRF.
Quanto Custa Ar-Condicionado Central
Tudo depende da dimensão do sistema. No VRF, o valor gira em torno de R$8.000 por TR. Porém, vai ser influenciado também pelo tipo e pelo número de evaporadoras de saída, se é Split Hi-Wall, Cassete, entre outros.
Já um ar-condicionado duto de 36.000 BTU (frio) da Springer Carrier, custa hoje, a partir de R$5.259,00. Porém, essa diferença poderá ser diminuída na instalação, pois o custo para a instalação de dutos tende a ser mais elevado.
As empresas que prestam esse serviço, muitas vezes, costumam fazer um orçamento completo, de acordo com a necessidade do cliente.
Marcas com Sistema de Ar Central
Daikin, Carrier, Mitsubishi, Hitachi, Trane e Gree são algumas das marcas que comercializam.
Vale a Pena um Ar-Condicionado Central Residencial?
A resposta é: depende. Caso sua residência seja bem grande e será necessário climatizar vários ambientes, então pode ser viável utilizar um ar-condicionado central.
Para climatizar dois, três ou quatro ambientes, os aparelhos Multi-Split convencionais como Bi-Split, Tri-Split ou Quad-Split, por exemplo, atendem à demanda.
O ideal é sempre consultar um profissional capacitado para avaliar a necessidade e conforme a demanda. O custo de cada sistema também poderá interferir na decisão mais adequada quando houver mais de uma opção.
preciso falar por telefone com alguem.
28-35363020 cel.28-999-85-75-47
Olá Elzi, você tem algum problema ou dúvida sobre ar-condicionado?
Se for o caso, pode te encaminhar para o nosso banco de técnicos.
Meu condomínio tem 30 anos e não possui Fiaçao para ar porém no inverno e muito gelado e no verão muito quente. Ele tem 150 m. Gostaria de saber se consigo colocar um multi-split??
Obrigada!!
Olá Carla, tudo bem?
Normalmente é usada a própria fiação elétrica da casa. Você quer dizer que não há voltagem adequada para um ar-condicionado? Se for o caso, você deve solicitar a sua concessionária de energia elétrica para que faça a instalação de uma rede de maior voltagem. Se não, o próprio instalador já vai saber como puxar a rede elétrica para a instalação do aparelho.
Agradecemos o seu contato.
gostaria de obter informações sobre tipos de refrigreração mais indicada,para ser utilizada em uma uma unidade hospitalar.Caracteristica da unidade:possui 4 enfermarias;8 sala;uma sala de tv,e uma sala de jogos e estar.
Olá, Tania.
Aconselhamos que você procure um profissional técnico para avaliar os ambientes em detalhes e indique determinado projeto, pois à distância é complicado afirmar sem visualizá-los. A instalação é algo complexo e precisa ser planejada em detalhes. Se precisar de referências, consulte nosso Banco Nacional de Instaladores e encontre o profissional mais próximo de você;)
Amigos, estou querendo mais informações sobre como instalar centrais de ar, com duto e sem duto. Aonde eu posso comprar ar condicionado para revenda.
Olá Adelicio,
veja aqui como ser representante de ar-condicionado.
Obrigado pelo contato.
qual espaço minimo que posso deixar entre forro e teto?
Olá Agatha,
não temos esse tipo de informação, somos um Portal de Comunicação e comparador de preços de ar-condicionado.
Obrigado pelo contato.
Qual seria a solução para que num edifício com condomínio de 44 apartamentos, uma menor parte dos proprietários possa ter um sistema de ar condicionado sem que a fachada seja comprometida com os aparelhos ?
Poderia ser instalado no telhado do edifício um sistema de ar condicionado central para atender estas unidades somente?
Neste caso, observei que teria no compartimento da antiga lixeira nos halls de cada patamar, local para passar o duto central, e com instalação de sancas no hall os dutos podem adentrar nos apartamentos.
Talvez também, e mais fácil, o uso aparelhos internos internos com exaustores de menor diâmetro instalados na janela.
Ou mesmo os de janela, são muito barulhentos?
Olá Marcia,
depende da estrutura do edifício, é difícil dar uma solução assim sem conhecer o local. O ideal é que um técnico viste o condomínio para analisar. Se precisar de ajuda para encontrar uma empresa acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde. Estamos em fase de construção de nossa nova sede, e gostaríamos de obter informações quanto à melhor maneira de climatizar o ambiente. Vocês poderiam nos ajudar?
Olá Rosângela,
depende do ambiente, tamanho, pé direito, número de pessoas, o ideal é chamar um técnico para fazer uma avaliação do local. Se precisar de ajuda para encontrar instaladores próximos de você acesse o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Muito bom o artigo. Moro numa casa num bairro residencial, somos eu e minha esposa, um filho de 10 anos e uma filha de 04. Ela dorme no mesmo quarto que a gente, mas já estamos pensando em arrumar o quarto dela, ou seja, hoje tem um ar condicionado no meu quarto e outro no do meu filho. Penso que o custo com energia instalando mais um ar condicionado seria absurdo. Nesse caso, valeria a pena instalar uma central na minha casa, substituindo os aparelhos individuais?
Olá Duany,
sim, se há possibilidade de fazer essa troca, certamente haverá economia de energia.
Obrigado pelo contato.
EU gostaria de saber se entre um ar portatil e um Split ambos de 9000 BTUs , o portátil gasta mais? Desde ja agradeço.
Olá Juliano,
sim, os aparelhos portáteis consomem bem mais energia.
Obrigado pelo contato.
gostei muito de aula e gostaria de receber sempre boas novas da tecnologia
Olá Julinho,
acompanhe nosso blog no Facebook, pois todas as matérias que postamos aqui são publicadas lá também, assim você não perde nenhuma. https://www.facebook.com/portalwebarcondicionado/?fref=ts
Obrigado pelo contato.