Sim. Ter um carro fresquinho no calor do verão custa mais gasolina no final das contas. Por isso, neste post, reservamos algumas dicas para aumentar a eficiência do sistema geral do carro e economizar combustível.
Funcionamento
Ao ligar o ar-condicionado, o compressor é ativado que atua no gás refrigerante do sistema. Neste momento, a injeção aumenta a rotação do motor para compensar a marcha lenta e a velocidade perdida. Em função do trabalho do compressor, este processo demanda uma quantia maior de gasolina.
Consumo
O ar condicionado, quando ativado, gasta em média 10% mais combustível. Em alguns casos este percentual pode atingir até 20%, quando utilizado na potência máxima, dentro da cidade e nos dias de calor extremo, por exemplo.
Ares condicionados digitais gastam um pouco mais do que os tradicionais. Isto ocorre porque o mecanismo atinge a temperatura selecionada mais rapidamente, exigindo mais do sistema.
Cuidados
Limpar os filtros e higienizar a serpentina também é obrigatório em sistemas automotivos. A cada seis meses faça este procedimento em empresas especializadas. Isto previne doenças, remove o mau cheiro do ar, aumenta a potência de resfriamento/aquecimento e, por conseqüência, gasta menos combustível.
Dicas
-Na zona urbana, sempre que puder, opte pelos vidros abertos. Ou então, se a questão for segurança, utilize o ar condicionado na potência baixa, visto que o consumo na cidade é maior pelos inúmeros arranques e paradas.
-Quando o carro estiver fechado em dias muito quentes, não ligue o ar condicionado imediatamente. Primeiro abra as janelas para o ar quente circular, enquanto o automóvel anda os primeiros movimentos. Isso irá facilitar o trabalho do ar condicionado.
Autoestrada
Em altas velocidades, é aconselhado que o carro circule com os vidros fechados para manter sua aerodinâmica na pista. Com os vidros abertos, o automóvel gasta mais gasolina para manter a estabilidade necessária. Por isso, com ar condicionado ligado ou com vidros abertos o gasto é o mesmo. Dentre as duas opções é preferível vidros fechados e ar ligado, a fim de evitar impurezas que entram no carro, sujando os estofados e forro do teto.
Mitos
Dar partida no carro com o ar condicionado ligado é permitido, desde que este seja original de fábrica. O motivo é por que existe gerenciamento eletrônico do compressor com o sistema do veículo, o que não ocorre em sistemas adaptados.
O desempenho do ar ligado é relacionado às cilindradas do carro. Quanto menor a potência do automóvel, maior a interferência do ar condicionado. Em alguns carros, a própria unidade de comando desliga o dispositivo para melhorar o desempenho.
Duas opções de ar
Quando selecionada a opção de “ar interno”, este tem maior eficiência seja no resfriamento quanto no aquecimento, pois o sistema utiliza o ar já trabalhado. Esta escolha é indicada em zonas urbanas.
Já em autoestradas, onde os passageiros passam mais tempo dentro do carro, recomenda-se a opção “ar externo”, renovando o ar do carro.
Bobagem. NUNCA use a opção “Ar externo”. Ela abre a caixa do filtro e deixa cair folhas no elemento filtrante, que vão reduzir a vida útil deste, gerando mau cheiro. Basta abrir por alguns segundos os vidros para renovar o ar interno o suficiente e com qualidade. Péssima dica!!!!
Tenho uma Ecosporte 10/11 beberronas, uso somente etanol, ela faz 4,7 lts na zona urbana com ar ligado ou desligado já fiz várias tentativas para economizar, mas, não adianta, ela fica sempre nessa média , o curioso é que tanto faz com ar ligado ou desligado ela não altera o consumo faz sempre a mesma média.
Hi there, after reading this remarkable paragraph i am too
cheerful to share my familiarity here with mates.
precisamos nos especialisarmos na aria e nao temos escolas desponives
Olá Geraldo,
veja se este texto pode lhe ajudar.
Além disso, você pode acompanhar em nosso blog oportunidades as do setor na seção “Cursos e Eventos”.
Cadastre-se gratuitamente para receber a nossa Newsletter. Clique no ícone “receba nossas novidades” no canto superior direito de tela.
Agradecemos o seu contato.
Thankfulness to my father who told me concerning this weblog,
this website is genuinely awesome.
Thanks for the contact.
Hmm is anyone else having problems with the images on this blog loading?
I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the
blog. Any feedback would be greatly appreciated.
Your meanss of describing all in this post is really nice, all be able to easily understand it,
Thanks a lot.
Sarah.
Thanks for the contact.
Thank you for another excellent article. The place else may
just anyone get that type of info in such a perfect
method of writing? I’ve a presentation next week, and I am on the look for suuch info.
Ola, O ar do carro tem 4 velocidades, então, se eu ligar o ar na velocidade 1 o gasto sera o mesmo que na velocidade 4???
Olá Everton.
Infelizmente não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos o seu contato.
Não procede a afirmação que a injeção “aumenta” para compensar a marcha lenta e a velocidade. O sistema de faz com que a polia do compressor esteja em rotação todo o tempo, já previsto no projeto do carro a perda de potência em cada eixo que a polia percorre, incluindo alternador,ventilador do radiador, comando de válvulas, correia dentada etc. De fato o ar condicionado ligado só tem a contribuir para a economia de combustível. Pelo ganho aerodinâmico das janelas fechadas e pelo conforto aos motoristas e passageiros contribuindo para um direção tranquila e sem manobras bruscas, bem diferente de quem está sofrendo com o calor e a poluição e o barulho num veículo sem ar condicionado. Um motorista nervoso e desconfortável vai dirigir de modo sofrível e com certeza não vai ser econômico.
Olá augusto, vc se engana, realmente a unidade de injeção altera dependendo do sistema tanto a passagem de ar quanto ponto do motor ou tempo de injeção dos bicos para compensar o peso do ar ligado. Sobre a polia, vc está correto, realmente era gira o tempo todo em conjunto com o motor, entretanto, existe uma embreagem eletrônica responsável por acoplar o compressor do ar condicionado a essa polia no momento em que o sistema é acionado, e pelo coeficiente aerodinâmico de cada veiculo pode-se precisar melhor cada caso, mas em velocidade de cruzeiro a diferença entre ar ligado ou vidros abertos é imperceptível, mas no transito lento e dinâmico da cidade, o regime constante de mudanças de giro do motor em paralelo ao inexpressivo arrasto aerodinâmico do ar, faz com que o consumo de combustível realmente seja maior.