Por Carmosinda Santos – Colunista do WebArCondicionado
Antes de começar a falar sobre esse assunto, digo que nunca presenciei algum tipo de obra que tivesse esse tipo de aplicação em plataforma de petróleo, mas é possível explanarmos sobre esse assunto. Vamos por partes.
Assim que o VRF surgiu, muitos profissionais acreditaram que ele ia tomar conta e os sistemas de Chiller (água gelada) seriam abolidos do mercado. Mas tem uma coisa que precisa ficar claro quando fazemos um projeto de climatização: a aplicação do projeto, pois ela diz muito e por isso temos que lembrar que existe uma grande variedade de produtos, tanto na linha residencial quanto na linha comercial de grande porte.
Questionamentos na aplicação do projeto
Onde o aparelho vai ser instalado? Quais as características físicas da estrutura em que ele vai ser aplicado? Isso é preciso ser levado em consideração no projeto. Quando a gente compara um Inverter com um Chiller, por exemplo, normalmente o Inverter é um equipamento com menor consumo energético e a aplicação dele é mais rebuscada, direcionada a um público mais exigente. Por quê? Porque ele dá a oportunidade de colocar várias evaporadoras em vários ambientes diferentes e tratar cada um de forma específica, oferecendo um maior controle a eles.
Já o Chiller, um sistema de expansão indireta, é aplicado em ambientes de uso comum: shopping e teatros, por exemplo, em que você tem uma grande quantidade de pessoas climatizadas juntas e não há preocupação com o conforto individual.
Plataforma de Petróleo x Vida útil do Sistema
Ainda não tive a oportunidade de visitar uma plataforma de petróleo, mas sei que existem teatros, cinemas, cabines que também têm essa questão da salinidade que corrói. Mesmo a estrutura sendo preparada para um ambiente salino, tanto o Inverter quanto o Chiller vão ter uma vida útil menor, e isso vai ser determinado na hora do projeto.
Como falei anteriormente, o projetista leva em consideração o ambiente que vai ser climatizado, as condições desse ambiente e o custo-benefício desse projeto, então provavelmente em uma plataforma de petróleo pode sim ser feita a aplicação, mas é no momento do projeto que vai ser definido as condições de vida útil.
Ele irá determinar que vai haver um desgaste prematuro e vale lembrar também que ele vai ser aplicado ao conforto individual, porque se você parar para pensar, em uma plataforma de petróleo você tem desde os funcionários que fazem a limpeza até os engenheiros de alto calão, então provavelmente há diferença nas cabines, levando em consideração o tipo de atendimento e o tipo de público.
Resumindo, dessa forma tanto o Inverter quanto o Chiller podem ser aplicados na plataforma de petróleo, e o que vai definir sua durabilidade vai ser sua aplicação, o ambiente que vai ser climatizado e qual a necessidade, sendo muito importante observar esses pontos específicos.
* Lembramos que o texto é de autoria do nosso colunista. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado.
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Há o fato também de ser área classificada, equipamentos precisam ter certificação EX. Não conheço nenhum fabricante de VRF com essa certificação, já que não é o objetivo desse equipamento. Logo não vejo viabilidade de se ter VRF em plataformas.
Oi Carmosinda, embarco há muitos anos e nunca vi uma plataforma com VRF, os equipamentos são: Ou chiller com água gelada ou Selfs com Condensação a Água.O VRF pode até ser cogitado, mas tubulações de cobre espalhada pela planta, com constantes torções causadas pelo balanço do mar pode acertar em vazamentos. O Self é compacto e no caso da água gelada do chiller, é transportada por tubos de inox ou aço galvanizado, com flanges que amortecem esse balanço.
Interessante… Nunca imaginei utilizar VRF em uma plataforma de petróleo.
Muito bem explicado!
Lembro que vale lembrar que algumas dessas maquinas inverter ou chillers tambem tem que ter sistema proteção eletrico, pois risco de explosão é grande por se tartar plataforma de petróleo.
grato.
Verificar as normas para plataformas de petróleo. Além de equipamentos comerciais não suportarem a corrosão e às vezes as temperaturas eles não atendem às normas de área classificada. A Carrier tem uma linha de Chillers para uso marítimo que não conheço, mas que certamente não atendem na totalidade os requisitos da aplicação. Para se interar melhor do assunto sugiro pesquisar alguns fabricantes Americanos, Coreanos e Holandeses.