Redação do WebArCondicionado
Hoje, o ar-condicionado veicular é item quase obrigatório para o conforto de quem anda de carro no Brasil. Ninguém gosta de entrar no seu veículo e enfrentar o calor extremo. Muito menos ficar trancado no trânsito sem nada para se refrescar.
E para quem enfrenta o frio, não basta só fechar as janelas. Um bom ar-condicionado é o que salva motoristas e passageiros!
E por isso é que hoje vamos te mostrar os tipos de ar-condicionado que estão tomando conta do mercado.
Os Tipos de Ar-Condicionado Veicular
O ar-condicionado veicular está muito nos últimos anos. O botão de girar já perde espaço para novos sistemas digitais. A tecnologia evolui e o ar-condicionado também.
Então, hoje, existem quatro tipos de ar-condicionado veicular:
Ar-Condicionado Veicular Analógico
É o modelo mais conhecido. O sistema de escolha de temperatura é manual, através dos botões rotatórios que rumam à parte azul (frio) ou vermelha (quente), assim como o botão de números que apontará a intensidade que o aparelho precisará trabalhar.
O usuário escolhe a temperatura em modelo de escala, não uma temperatura precisa com os graus desejados. É definida a velocidade do ventilador e preciso operar a circulação quando necessário.
Analógico com controle Automático
Este modelo evitar ficar mudando a temperatura todo tempo. É analógico, porém com controle automático da temperatura. Os botões continuam giratórios, mas com esta funcionalidade extra é possível que o sistema se ajuste conforme à necessidade.
Ar-Condicionado Veicular Digital
Como o nome já diz, o aparelho é totalmente digital, onde o usuário controla apenas por botões, com todas as informações em uma tela. Alguns modelos contam com tela touch, sistema que é sensível ao toque. Ser digital, no entanto, não significa manter a temperatura constante, porque o fluxo de ar e a temperatura são constantes.
Ele garante maior precisão na escolha da temperatura.
Digital Automático
Ele é semelhante ao digital normal, mas possuí sensores e consegue manter a temperatura escolhida dentro do veículo, dando mais precisão ao desejo dos passageiros e evitando que o usuário tenha que ajustar a todo o momento. No botão “AUTO”, por exemplo, o aparelho decide a velocidade do ventilador e a direção que o vento deve seguir além de abrir e fechar a circulação de ar, com o objetivo de alcançar a temperatura escolhida pelo usuário.
O modelo digital automático vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, vindo de fábrica em veículos mais desenvolvidos e agregando valor aos automóveis.
As Zonas do Ar-Condicionado Veicular
As chamadas zonas são as áreas delimitadas pelas saídas de ar do ar-condicionado veicular. Também chamadas de pontos de insuflamento, essas saídas formam zonas de climatização dentro do carro.
Uma Zona
Em cada zona, as saídas são responsáveis pela temperatura, pela vazão do ar e pelo direcionamento do ar circulando dentro do veículo. Nos casos de uma única zona, só existe um único fluxo de ar e uma única temperatura dentro do carro.
Duas Zonas
Quando existem duas zonas, o motorista e o carona podem escolher cada um sua própria temperatura e direcionamentos distintos. São os casos do ar-condicionado em que as saídas de ar ficam no painel da frente. Daquele tipo mais comum.
Três Zonas
Aparelhos de três zonas possuem saídas de ar e temperatura independentes para o banco traseiro. veja a imagem abaixo.
Quatro Zonas
Já os casos de ar-condicionado com quatro zonas são encontrados apenas em carros mais luxuosos. Neles, cada lugar do veículo regula independentemente sua temperatura e insuflamento. Isso quer dizer que existe uma saída de ar para cada passageiro.
Dicas para Usar o Ar-Condicionado Veicular
Para um rendimento perfeito do ar-condicionado veicular:
- Mantenha as tubulações do ar-condicionado sempre limpas;
- Faça a verificação de óleo lubrificante do compressor;
- Faça a manutenção periódica das saídas de ar;
- Verifique a quantidade ou faça a troca do gás se necessário pelo menos uma vez ao ano;
- Ligue o ar-condicionado do carro pelo menos uma vez por semana, mesmo que não esteja nem muito frio, e nem muito calor, para evitar o ressecamento da tubulação interna.
E a dica mais importante para manter seu ar-condicionado veicular funcionando perfeitamente, é trocar os filtros. Acesse o link e veja como e quando fazer isso!
Olá bom dia! Gostaria de saber se ao usar o ar condicionado do carro, se há algum problema para a saúde ou para o carro, pois eu tenho um Ford Focus a 3 anos e sempre uso ele com a entrada de ar externo sempre fechada ou seja na função apenas circulação interna! E nesse caso o meu filtro quase não suja com partículas externa. E a outra pergunta é quais as opções de carros com 3 zonas de ar condicionado no mercado Brasileiro? Temos interesse em ter um pois o Focus é apenas de 2 zonas!
Oi Alberto, tudo bem?
Sugerimos que poste sua dúvida em nosso Fórum do Ar-Condicionado, na categoria “Dúvidas Técnicas”, clicando neste link aqui.
No espaço, diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
co o vai?
Voces possuem algum levantamento da (%)dos veículo que possuem ar condicionado no Brasil?
Olá, pedro, tudo bem?
Não possuímos esse levantamento ainda. Quando tivermos algum estudo do tipo em mãos, vamos fazer uma postagem aqui!
Bom dia 11 5812 3434 970341291
Eu estou buscando parceria para desenvolver um novo e revolucionário modelo de ar-condicionado veicular.
Quero montar uma sociedade anônima e desenvolver um projeto, patenteando e vendendo para as montadoras.
Minha ideia é inédita e isso será certamente um sucesso. Quem tiver interesse em montar um trabalho super rentável entre em contato comigo. Diogo Menezes – (67)9.9206-7477
gostei muito esse assunto
deixar o botão de temperatura no neutro ou seja entre azul e vermelho gela mais do que deixar totalmente no azul?
Olá Sandro,
no azul gela mais pois é o frio.
Obrigado pelo contato.
Olá. Tenho um Clio 2013 que já tem ar quente é quero colocar ar condicionado, mas não tem a alavanca de recirculação de ar. Neste caso, é necessário trocar a caixa do evaporador?
Olá Alden,
sugerimos que compartilhe sua dúvida com profissionais no Fórum do Ar Condicionado.
Obrigado pelo contato.