O ar-condicionado é um item cada vez mais exigido pelos consumidores na hora de comprar um veículo – ou mesmo por aqueles que já possuem um carro mais antigo. O conforto na direção é essencial para a atenção do motorista. Engenheiros da SEAT, fabricante automotiva espanhola, dizem que as reações do condutor em uma temperatura de 35ºC são 20% mais lentas – o mesmo percentual estimado para pessoas levemente alcoolizadas.
Vale lembrar que no verão a sensação térmica dentro de um carro pode chegar até 60ºC, dependendo da localidade. Entretanto, na busca pelo conforto, muitos usuários cometem alguns erros básicos lidando com o ar-condicionado automotivo. Nesse post vamos enumerar um a um e mostrar como evitar alguns deles:
1. Ligar o ar-condicionado no máximo
Quando se entra num carro muito quente, a vontade que dá é de ligar o ar-condicionado do veículo na temperatura mais baixa possível. Pois saiba que esse não é o método mais eficaz para resfriar o carro mais rapidamente.
O indicado é abrir portas e janelas e deixar o ar circular um pouco. Até mesmo se você já for sair com o carro, é melhor abrir as janelas e ligar a ventilação, e só depois de alguns minutos colocar o ar-condicionado para funcionar.
Esse procedimento é o mais aconselhável por que exige menos do aparelho de ar condicionado, evitando gastos desnecessários com o consumo de combustível, bateria e outros problemas que podem fazem o equipamento parar de gelar. Acontece que, quanto mais quente for o ambiente a ser refrigerado, mais esforço o aparelho tem que fazer. Melhor então é equilibrar a temperatura antes.
Leia também: Qual consome mais combustível – janelas abertas ou ar-condicionado?
2. Esquecer o modo automático
Se disponível, o ar-condicionado automático é o ideal. Com a opção da “recirculação de ar” ativada, a refrigeração se divide por igual dentro do veículo.
Além disso, por causa das novas funções, hoje em dia não é preciso mais desligar o equipamento antes de dar a partida ou de parar o carro.
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3. Deixar tudo ligado sempre
Não precisa. Desgasta o sistema de ar condicionado e ainda desperdiça gasolina e bateria ficar com o equipamento ligado o tempo todo. Quando o interior do veículo estiver em uma temperatura ideal, o sistema pode ser desligado.
Outras alternativas podem ser somadas a isso. Por exemplo, usar telas protetoras para sol e preferir a ventilação durantes horários noturnos ou com pouca incidência de luz solar ajudam a diminuir o calor e equilibrar o uso do equipamento de forma sensata.
Leia também: A história do ar-condicionado automotivo
4. Direcionar o ar para uma pessoa só
Ligar o ar-condicionado e virar os dissipadores na direção do motorista não é o melhor jeito de climatizar o carro. A sensação de resfriamento é agradável apenas momentaneamente, mas o ideal é que todo o ambiente do carro fique confortável. Por isso, é melhor virar os dissipadores para frente ou para os lados, fazendo com que o ar circule, ao invés de ser amortecido por completo no corpo de uma só pessoa.
Além disso, virando os dissipadores paras as janelas, por exemplo, cria-se uma “cortina” de ar frio que também ajuda a impedir o calor de incidir dentro do veículo.
5. Ignorar a manutenção
O ar-condicionado do carro também precisa de manutenção, de verificação do gás e lubrificação. O ideal é que os filtros sejam trocados a cada 15 mil km, mais ou menos.
Um ar que não climatiza muito bem o veículo normalmente está sofrendo com a falta de manutenção, que também aumenta o esforço do equipamento e gasta ainda mais bateria – sendo que o problema ainda pode estar na parte elétrica. Sem contar que a falta de manutenção prejudica a vida útil do sistema, fazendo que o tempo desfrutando o ar condicionado seja mais curto.
6. Deixar o ar desligado muito tempo
Se deixar o sistema de ar condicionado ligado sempre é um erro, manter ele desligado por longos períodos também não é bom. Isso pode ressecar os fluidos refrigerantes e a lubrificação do sistema. Mesmo que seja inverno mas não muito frio, tente ligar um pouco o aparelho para fazê-lo funcionar e deixá-lo sempre preparado para o uso quando for realmente necessário.
Leia também: Seis mitos e verdades sobre ar-condicionado automotivo
Lembrou de mais algum erro comum que as pessoas cometem ao usar o ar-condicionado do carro? Compartilhe com a gente comentando aqui embaixo.
Não sei ligar o ar condicionado de minha van 2017 Sprinter 415 CDI gostaria de receber um passo a passo dos instrumentos do painel. grato
Olá João Raimundo.
Recomendamos que poste sua dúvida no Fórum do Ar-Condicionado. No espaço diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Após eu trocar a bateria do meu carro percebi que o ar não gelou igual antes, o que pode ser, as ventoinhas estão jogando o ar pra fora normalmente pode ele só gela até a velocidade 4 porém ele vai até a 9
O ar-condicionado do carro também precisa de manutenção, de troca de gás e lubrificação.(texto acima).
Troca de gas????
Quem disse isso???
Vamos orientar direito, isto não existe, a não ser que tenha vazado uma parte. O GAS NÃO SE DESGASTA PELO USO.
Olá, Renato.
Agradecemos pela sua colocação e pedimos desculpas por nos expressarmos de maneira equivocada. A ideia era falar para “verificar o gás”, já que infelizmente pode haver vazamento e se houver uma recarga não basta, e sim a manutenção corretiva. Já corrigimos esse trecho do texto.
Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição.
Estou com um veículo Cherry QQ 2011, que o cliente informou que depois de +- 2horas com o ar condicionado em funcionamento, começa a sair fumaça pelos difusores de ar, e o ar condicionado para de funcionar,aí ele desliga o sistema e depois de uns 15 minutos volta a funcionar normalmente, gostaria muito de uma dica, prá eu solucionar este poblema,se for poblema né!
Olá, Claudir.
Infelizmente não temos nenhum técnico de ar automotivo aqui para responder isso. Indico que entre em contato com a Ishi Ar Condicionado, são nossos parceiros e podem te ajudar com esse assunto: 47 3264-9677
Qualquer outra dúvida, estou à disposição.